Grupo de pessoas trabalhando no plano de negócios em um escritório

A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização, tenha orgulho de fazer parte de uma organização transparente e focada no sucesso.

Hoje em dia a cultura organizacional já é vista como de extrema importância dentro das empresas, mas nem sempre foi assim, conforme Freitas, M.E (1997) “Considerado inicialmente como modismo, hoje se encontra incorporada à teoria das organizações, sendo imprescindível para qualquer análise e prática organizacional”, porém ainda é um tema de difícil entendimento para algumas organizações. Sendo assim é muito importante saber o que é a cultura organizacional de onde vem seus princípios e como ela pode ser construída e modificada ao longo da vida da empresa.

Logo se entende por cultura organizacional, a união ou conjunto de crenças, mitos, valores, hábitos e experiências, pois toda empresa seja ela grande ou pequena, possui uma cultura organizacional, ainda que não definida de forma clara, sendo este um ponto de atenção, pois esse conjunto representa os princípios da empresa, refletindo sua força e personalidade diante de seus concorrentes, cliente, funcionários e fornecedores.

A cultura organizacional deve estar alicerçada nos princípios: missão, visão e valores. Estes princípios devem estar alinhados ao planejamento estratégico da empresa e fazer parte da essência de cada funcionário, para que partilhe dessa mesma crença, pois quando se tem valores bem definidos e compartilhados, os impactos positivos aumentam, as estratégias tendem a dar certo e a rotatividade diminui. O líder é parte fundamental para o sucesso de uma cultura organizacional transparente, vigente e atuante, sua liderança deve incentivar e influenciar a equipe fazendo com que cada funcionário de o melhor de si, para um objetivo comum.

Outra função da cultura organizacional é reforçar o projeto estrutural e as estratégias de uma organização, garantindo assim eficácia do ambiente, por ser única, e mostrar a personalidade da empresa, se faz necessário conhecer e respeitar as particularidades de cada um. Uma vez consolidada a fidelização nesta cultura, alinhada ao reconhecimento de todos, os resultados serão: solidez administrativa, organização e processos impecáveis.

É importante que cliente e fornecedores, conheçam e façam parte desses valores, para tanto é de extrema importância que a empresa mantenha uma relação de contato constante com seus parceiros, mantendo-os sempre atualizados das mudanças positivas e benefícios que ocorrem em busca de uma melhoria contínua dos serviços, produtos e qualidade, essa deve ser uma via de mão dupla, onde a empresa divulgue seus resultados, para fortalecer sua posição diante do mercado e possa captar informações de clientes e do ambiente do mercado concorrente, obtendo informações do que se pode melhorar, inovar e criar.

O desenvolvimento de um plano de ação para curto, médio e longo prazo também deve fazer parte do plano de estratégia, baseado na cultura da empresa, pois uma vez que os planos se concretizem, é possível criar novas estratégias visando alcançar um novo patamar dentro do mercado concorrido.

É importante manter bons e motivados líderes para que as tarefas sejam desempenhadas de forma, clara e correta, pois uma pessoa é capaz de motivar-se ou desmotivar-se simplesmente pela forma com que os desafios são propostos, e se o desafio implica uma mudança na cultura em busca de melhores resultados, captação de mercado e clientes essa liderança deve ser ainda mais preparada. Uma vez tendo bons líderes e sólida cultura, a organização tende a crescer e obter melhores resultados, é necessário manter a organização dos processos e monitoramento de indicadores que mostrem onde a empresa está e apontem para onde ela quer chegar, quais os prazos e riscos, estando sempre atualizado com os objetivos e metas do plano estratégico.

Como toda cultura organizacional é embasada, em valores, crenças e experiências vividas, ela deve ser flexível, pois as pessoas mudam conforme o tempo, assim como os objetivos da empresa, que podem sofrer alterações visando o mercado é imprescindível que os diretores partilhem da mesma forma de visão, e estejam alinhados quanto ao futuro da empresa, e abertos a mudanças que se façam necessárias visando à longevidade da organização.

Toda e qualquer transição deve ser analisada, impactos e riscos devem ser monitorados, muitas vezes é o ambiente de mercado que nos força aderir a uma nova estratégia, solicitando uma mudança de cultura objetivando novas conquistas, o mercado é agressivo e não nos mantermos alertas e abertos a toda e qualquer mudança que seja necessária é correr um alto risco dessa porta se fechar e todo o empenho e trabalho realizado durante anos, pode simplesmente desaparecer, pois a inflexibilidade pode causar seu declínio e extinção do mercado.

“Fique de olho, esteja atento, um simples piscar de olhos pode mudar sua empresa”!

Referência citada:

FREITAS, M.E. Cultura organizacional: o doce controle no clube dos raros. In: MOTTA, F.C.P; CALDAS, M.P (Org). Cultura Organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas 1997.

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