Acredito que a grande maioria dos professores de inglês já ouviu os alunos, independente da faixa etária, reclamarem que o tal present perfect é difícil e que não temos esse tempo verbal em português e, por isso, é muito mais complicado de se entender e fazer com que os alunos entendam. Talvez esteja na hora de mudar esse cenário (comentário) e a tecnologia pode ser a ferramenta fundamental para isso.
Quando o conteúdo da aula é para se trabalhar o famoso (temido?) present perfect, muitos professores trabalham com uma linha do tempo e tentam ensinar descritivamente ou indiretamente como funciona esse tempo verbal. Claro que o recurso visual ajuda bastante, mas como a neurociência diz, a experiência dos alunos é responsável direta pelo aprendizado, isto é, se a aula for entediante, os alunos não se engajarão e a mística do present perfect permanecerá. De maneira geral, os tempos perfeitos começam a aparecer no Ensino Fundamental 2, ou seja, os alunos estão com a língua materna (quase que em sua totalidade o português) muito mais que consolidada e, então, vão utilizar seu conhecimento do português como trampolim para a língua inglesa (White, 2003, Conteh, 2015). Para que tudo isso aconteça, abordagem contextualizada e relevante aos alunos que utilize todo arsenal cognitivo deles, nada melhor do que utilizar um recurso interativo. Existe um site que disponibiliza essa ferramenta de forma gratuita que pode muito bem fazer parte tanto da apresentação do conteúdo quanto da tarefa a ser desempenhada pelos alunos.
Para se apresentar o conteúdo de maneira bem eficaz, o site https://time.graphics/ oferece aos teachers oportunidade de criar uma timeline inteiramente customizável. Alunos quase nunca têm acesso à vida particular dos professores, na maioria das vezes eles acham que nós não gostamos de sair para bares com amigos, nem que vamos ao cinema, ou que gostamos de ouvir músicas, enfim, que temos uma vida social ativa. Como início da aula, você pode mostrar aos alunos uma linha do tempo criada por você sobre eventos importantes e marcantes da sua vida utilizando os recursos que o site oferece. Conseguindo projetar a timeline em um tamanho que toda turma possa visualizar, pode usar as perguntas “what did the teacher do” pressupondo que os alunos tenham o passado simples bem consolidado. A mecânica, obviamente, continua a mesma pois você precisa chamar atenção para as atividades que se mantém constantes ao longo da timeline para que os alunos percebam que essa é a ideia por trás desse tempo verbal. O fator experiência positiva entra em ação pelo fato de os alunos estarem em contato com um perfil do professor que eles não percebem que existe e sua criatividade ao selecionar fotos, vídeos e situações que sejam pitorescas pode potencializar essa experiência, aumentando o engajamento dos alunos.
Para deixar o início da atividade mais interativa, você pode pedir para que os alunos, enquanto interagem com você, anotem as atividades que forem se repetindo ao longo da linha temporal até coincidir com o momento atual. A partir do momento que o modelo linguístico for mostrado aos alunos, I have worked, travelled, studied, etc, pensando em uma aula explorando a oralidade, a fase de prática guiada pode acontecer com perguntas entre professor/aluno e aluno/aluno sobre a linha do tempo mostrada. Lembre-se de explorar os recursos oferecidos uma vez que esse site propicia o uso de vários recursos como inclusão de vídeos e integração com ferramentas Google o que deixa tudo muito mais interessante para que os alunos fiquem engajados nesse início de aula. Além disso, existe a possibilidade de se trabalhar em conjunto na realização de uma timeline, um recurso muito interessante ao aplicar a tarefa aos alunos.
A última fase dessa aula, a mais legal para nossos alunos, é o momento em que eles trabalham sozinhos, aplicando todo conhecimento prévio e recém apresentado. A tarefa proposta é que eles criem uma linha do tempo dentro de 3 categorias: videogame, Youtube, telefone celular. Como existe a possibilidade de criar uma timeline em conjunto, essa tarefa pode ser realizada em pares e os alunos podem levar seus próprios devices pra sala de aula e trabalhar em conjunto. Enquanto um dos alunos faz a pesquisa sobre o início do Youtube, outro pode pesquisar informações sobre o canal atualmente e as projeções futuras e conforme eles forem selecionando as informações, os vídeos e as imagens, vão inserindo na linha do tempo e com a lembrança constante vinda do professor de que na hora de apresentar os trabalhos, é sugerido que eles usem o present perfect. O objetivo é que ao apresentar, os alunos consigam falar sobre o tópico escolhido fazendo justamente o link temporal utilizando o tempo verbal recém ensinado. A expectativa é que durante a apresentação os alunos consigam produzir sentenças como Youtube has uploaded, increased, etc e caso não se lembrem ou não se sintam seguros para produzir de maneira relativamente espontânea, o teacher e os alunos podem encorajar fazendo perguntas utilizando o presente perfeito.
Embora a sugestão de atividade faça uso de um recurso tecnológico, o conceito do presente perfeito é imutável. O papel da linha do tempo é, no início da aula, estabelecer uma comunicação com os alunos para que todos estejam na mesma sintonia e potencialize o aprendizado. No momento da tarefa proposta em que os alunos trabalham sem interferência do professor, a tecnologia vai facilitar a realização da atividade uma vez que os alunos vão trabalhar em pares ao mesmo tempo e o engajamento por construir algo com ferramentas que fazem parte do seu cotidiano. Agora é com você, professor. A mudança do cenário e dos comentários dos alunos está em suas mãos.