Carmen Sandiego nasceu em Buenos Aires, Argentina. Abandonada pelos pais, foi criada por babás oriundas de diversos lugares do mundo, que lhe ensinaram vários idiomas e lhe trouxeram uma enorme pluralidade cultural. Como cresceu perto de uma escola para ladrões, acabou aprendendo a técnica mas para fazer o bem, para ajudar as pessoas, resgatando obras valiosas do mundo inteiro para seus respectivos donos, como museus e galerias de arte. Aprendeu logo cedo que algumas coisas possuem um valor inestimável muito além do valor do dinheiro, e que qualquer achado histórico pertence a todo o mundo e que fortalece e muito o nosso elo cultural com o passado.
As viagens com Carmen Sandiego foram de um aprendizado e tanto. Conheci as Ilhas Canárias, um arquipélago espanhol próximo da costa da áfrica ocidental, passei pela Indonésia, país do sudeste asiático situado entre os oceanos pacífico e índico, e fiquei sabendo que ele é formado por mais de 17.000 ilhas e que contém a quarta maior população do mundo, depois da China, Índia e Estados Unidos. Passeei por muitas das mais belas cidades turísticas do mundo, como Amsterdan, capital da Holanda, Casablanca, em Marrocos e São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, conhecida como cidade da neblina por causa do grande nevoeiro que cobre a cidade.
Você sabia que a rede de restaurantes australiana Outback possui esse nome devido a um imenso deserto turístico que cobre 80% do país dos cangurus? Carmen Sandiego também me ensinou outras curiosidades: que a Índia possui a maior democracia em número de habitantes do mundo e que o selo mais caro do mundo custou dez milhões de dólares, e que a Indonésia possui o maior lagarto do mundo e uma das maiores produções de arroz, o alimento básico do país, e que a linha do equador, que obviamente se situa no Equador, divide nosso planeta nos hemisférios norte e sul, e que sua capital possui a segunda maior altitude do mundo.
Além de tudo isso, Carmen Sandiego me apresentou grandes maravilhas da arte: conheci Johannes Vermeer, um dos maiores e mais importantes pintores holandeses do século XVII, entrei com ela também dentro de arquiteturas privilegiadas como a Catedral de Genebra, na Suíça, e visualizei a ponte Golden Gate em São Francisco. Carmen também me levou para visitar a Opera House, em Sidney, e assistir a belíssima ópera homônima. Foi uma aventura e tanto…
Quer também ter aulas com Carmen Sandiego? Ela está em streaming na internet animadíssima para invadir as salas de aula com a mediação, intermediação e “midiação” dos professores para ensinar a alunada muito conteúdo educativo por meio de suas instigantes aventuras. É só convidá-la e aperta o play. Vamos nessa?