Segundo dados do IBGE-2020, a dor nas costas é a terceira maior causa de aposentadoria e a segunda maior causa de licença de trabalho.
Apesar dessa dor causar muitas aposentadorias e estar presente como um problema da vida adulta, posturas inadequadas assumidas durante a fase escolar também influenciam e podem se tornar permanentes na fase adulta, caso não haja intervenção durante o crescimento e estruturação óssea da pessoa.
As causas mais comuns dos prejuízos causados à postura corporal estão relacionadas ao sedentarismo, obesidade, utilização de calçados inadequados, grande tempo dedicado ao celular na posição sentada, além de peso excessivo da mochila escolar.
Como Melhorar a Postura das Crianças?
Existem alguns exercícios que podem ajudar a fortalecer a musculatura de tronco e membros. Estes exercícios, se praticados pelo menos 3 vezes por semana, podem contribuir facilitando na manutenção da postura adequada.
Para motivar a criança, é preciso que os adultos acompanhem a prática da atividade física e que ela ocorra sempre de maneira divertida. Vamos conhecer esses exercícios?
Aperto de mãos ao contrário
Em pé, una suas mãos atrás do corpo, como se estivesse fazendo um aperto de mãos em si mesmo. Suavemente com as mãos ainda unidas, movimente os ombros para trás sem mover o pescoço, abrindo o peito e sentindo os músculos se alongarem. Mantenha a posição por 30 segundos.
Batente da porta
Alongue-se utilizando o batente de uma porta. Em pé, de frente para a porta, coloque as mãos no batente, um pouco acima da altura de sua cabeça. Projete o corpo para frente mantendo as mãos no mesmo lugar. Os pés devem ficar um pouco à frente do batente. Esse exercício permitirá alongar os ombros. O ideal é fazê-lo por 30 segundos.
Brincando com as Escápulas
Mostre para a criança onde ficam as escápulas e brinque pedindo que ela imagine que terá uma laranja nas costas e precisa espremer a laranja com a força das escápulas. Sente a criança para realizar o exercício e peça que tente mover os ombros para baixo. Faça a posição por 30 segundos.
Alongamento Deitado
Logo que a criança acordar ou antes de dormir, chame-a para esticar o corpo deitando em um tapete ou em uma toalha com as costas totalmente apoiadas na superfície onde estiver, peça a criança que flexione os joelhos e mantenham os pés no chão. Mantenha os braços estendidos ao longo do corpo, com as palmas das mãos para cima. A criança deve se alongar sem pressa, permanecendo nessa posição por alguns minutos.
Alongamento na Parede
Brinque com a criança desafiando-a a encostar todo o corpo na parede. Para fazê-lo, encoste o cóccix – último osso da sua coluna – a cabeça e toda a extensão das costas contra a parede. Os pés devem estar posicionados um pouco longe da parede e os braços devem ser pressionados contra a parede, mantendo os ombros alinhados. Tente manter a posição de 30 segundos a um minuto para garantir o alongamento.
Com esses exercícios realizados em uma rotina, a postura da criança pode melhorar com o tempo, mas o importante é não forçar o corpo. As posições devem ser confortáveis. Os exercícios podem ajudar muito, mas também devem estar acompanhados de algumas mudanças de hábito. Portanto, é importante observar a postura da criança no seu dia-a-dia.
Conheça mais dicas no portal Planneta Educação!