Se alguém perguntasse a você, em 2019, se dar aulas a distância para a sua turma seria algo viável, provavelmente a sua resposta seria “não”. Porém, a pandemia chegou e o distanciamento social fez com que o ensino on-line se tornasse realidade. Por isso, os professores do mundo todo estão se reinventando para fazer com que isso dê certo. Você também está vivendo isso?
Em meio a acertos e erros, muitas alternativas criativas estão ajudando docentes e discentes a interagirem com mais eficiência. Veja algumas estratégias criativas que estão sendo usadas por professores. Será que alguma delas pode ser aplicada por você?
Estratégias para tornar as aulas a distância mais eficientes
Como facilitar o aprendizado mesmo sem ter contato com os alunos? Cada professor está encontrando uma forma de interagir e ensinar. Veja algumas alternativas que podem ajudar nesse momento de aulas a distância!
Plantão de Dúvidas
Como atender a todos os alunos, sanar todas as dúvidas e ainda respeitar o próprio horário de trabalho? Responder um a um fica inviável, mesmo porque as dúvidas costumam ser semelhantes. Por isso, muitos docentes têm adotado uma estratégia criativa para as aulas on-line.
Eles costumam receber as dúvidas sobre a matéria em um só local, como um formulário eletrônico ou comentando a uma publicação no Facebook, por exemplo. Depois disso, gravam um vídeo respondendo a todos os questionamentos.
Esse vídeo pode ser publicado no Youtube, grupo do WhatsApp ou até nas redes sociais. Assim, os alunos podem entrar, sempre que tiverem acesso à internet, e sanar as suas dúvidas diretamente na gravação.
Isso evita o retrabalho, ou seja, que o professor explique a mesma coisa diversas vezes, de aluno por aluno. Além disso, fornece um material adicional, que todos podem acessar a qualquer momento.
Laboratório Virtual
As aulas práticas ajudam os alunos a entenderem melhor o conteúdo. Porém, devido ao distanciamento social, elas não podem ser realizadas. Para suprir essa necessidade, os docentes estão realizando as experiências e filmando todos os passos.
Com o vídeo pronto, publicam nas redes sociais ou enviam por e-mail para os alunos. Alguns deles aproveitam para desafiar o estudante a procurar uma resposta sobre o resultado da experiência feita. Isso aguça a curiosidade e aumenta o envolvimento dos discentes com a disciplina.
Jogos para Aprender
Os games também estão sendo muito usados nas aulas a distância. Afinal, brincar é uma ótima maneira de aprender e gravar o conteúdo. Por isso, muitos professores estão oferecendo jogos envolvendo os temas das aulas, como maneira de ensinar os estudantes.
Uma das alternativas é usar um gerador de cruzadinhas. Há vários gratuitos, nos quais o professor pode formular a pergunta, digitar a palavra que a responde e o próprio programa monta a cruzadinha.
Com ela feita, basta enviar para os estudantes e pedir que eles a preencham. Enquanto buscam pelas respostas, acabam pesquisando sobre o tema e aprendendo. Há ainda alternativas como caça-palavras, jogo da forca, entre outros. Tudo isso pode ser formulado virtualmente para deixar as aulas a distância mais divertidas e proveitosas.
Vídeos de Curta Duração
As redes sociais são frequentemente acessadas por parte dos estudantes. Por isso, elas se tornaram uma ótima ferramenta para interagir durante as aulas a distância. Muitos docentes a aproveitaram para a divulgação de vídeos cursos sobre a matéria.
Para isso, é comum que publiquem os vídeos tanto no Facebook, quanto no Tik Tok. No segundo caso, é possível gravar até 60 segundos de vídeo e colocar efeitos especiais, para deixar a interação mais divertida e atrativa.
Educação Física a Distância
Mesmo a distância e dentro de casa, os professores de educação física estão incentivando os alunos a se exercitarem. Para isso, alguns estão dando aula, ao vivo, no Youtube, Facebook ou usando outras ferramentas.
Há também os que estão oferecendo vídeos curtos, pelo WhatsApp, mostrando um exercício simples, para que a turma faça em casa. Na maioria das vezes, os professores dão aula uma vez por semana e incentivam que os estudantes se exercitem durante os demais dias.
Educação Infantil com Fantoches
Ensinar os pequeninos por meio de vídeo pode ser complicado. Afinal, eles tendem a perder o interesse e não conseguem ficar focados na aula a distância. Para tentar mudar isso, muitos professores estão gravando vídeos educativos usando fantoches. Há também os que sabem cantar ou tocar um instrumento e estão aproveitando o momento para interagir por meio de músicas com os alunos.
Embora existam muitas alternativas, é preciso avaliar para saber qual a mais acessível para a sua turma. Além disso, é necessário respeitar as particularidades de cada aluno. Esse é o caso do ensino a distância para alunos autistas. Veja dicas de como lidar com as dificuldades!
Aproveite e baixe gratuitamente os nossos eBooks 11 Boas práticas para as aulas a distância e Ensino Híbrido: necessidade no mundo pós-pandemia!