Educação 5.0: o que é e como preparar a sua escola

Lâmpadas que acendem e apagam com comando de voz, geladeiras que controlam a sua lista de compras. Tudo isso já é realidade. A tecnologia invadiu a vida de todos, não apenas em casa, mas também na hora de estudar. Mas é preciso mesclar tudo isso ao conceito social. É nesse ponto que entra a Educação 5.0.

Ela vai além da Educação 4.0 e entende que mais do que saber usar a tecnologia e desenvolver produtos, o estudante deve entender que precisa aplicar todos esses avanços na sociedade na qual está inserida. 

Resumidamente, podemos dizer que a Educação 5.0 vem mostrar que muito além do conhecimento, o aluno tem que sair um cidadão. Para isso, ele tem que entender que está inserido em um contexto e que suas ações interferem diretamente no meio em que vive. Assim, todo o conteúdo de desenvolvimento de tecnologia e inovação que é ensinado, pode ser aplicado para conquistar melhorias sociais. 

Esteja você familiarizado com tudo isso ou não, é hora de se preparar para a chamada Educação 5.0. Veja as mudanças e os desafios que ela trará! 

 

Da 4.0 para a Educação 5.0

Enquanto a Educação 4.0 visou transformar os alunos em pessoas capazes de inovar e de gerenciar a tecnologia, que já é usada hoje, a Educação 5.0 vai um pouco além disso. Para ela, além de ser capaz de interagir e conviver com toda essa tecnologia, o jovem tem que deixar a escola com as competências socioemocionais desenvolvidas. É preciso pensar em melhorar a sociedade e não apenas transmitir conhecimento.

Para ter uma ideia melhor do que a Educação 5.0 propõe, é interessante pensar no conceito de Sociedade 5.0, que surgiu em 2016, no Japão. A ideia lançada foi a de usar a tecnologia não apenas para aumentar a produção, mas também para oferecer mais qualidade de vida e ações relevantes para a sociedade. 

Para isso, os alunos terão que ser capacitados para usar a tecnologia de forma saudável e como ferramenta de transformação social. Esse tipo de aplicação só será possível se, durante a formação, o aluno aprender a viver em comunidade, pensar no bem comum e desenvolver a empatia. Todas essas características socioemocionais são focos da BNCC.

E, para que tudo isso seja conquistado, a escola tem que investir em novos modelos de ensino. Na Educação 5.0 há uma tendência a tornar o aluno o centro da aprendizagem e transformar o professor em um mentor. Dessa forma, busca-se formar um jovem que seja ciente do seu papel social e que saia do ambiente educacional preparado para usar o seu conhecimento em prol dos demais.

 

Como preparar se preparar para a Escola 5.0?

Agora que você já sabe que a Escola 5.0 segue a mesma linha da 4.0, mas com a preocupação de desenvolver as competências socioemocionais, é hora de preparar a escola para ela. Veja algumas dicas! 

Treinamento da equipe é o primeiro passo

Para que essa mudança dê certo e novas metodologias possam ser adotadas, é preciso focar no aperfeiçoamento da equipe. Professores, coordenadores, diretores e demais colaboradores devem ser incentivados a se atualizar. Para isso, é preciso oferecer:

  • Cursos;
  • Treinamento;
  • Visitas técnicas;
  • Participação em eventos da área.

Recursos tecnológicos são importantes

Transformar o aluno em centro do aprendizado requer investimento em tecnologia. Por isso, é preciso garantir que as salas de aula tenham esses recursos. Resumidamente, é necessário dar ao docente a ferramenta de trabalho que ele precisa. 

Novas metodologias podem ser adotadas

Aulas expositivas podem não ser as mais indicadas. Considere procurar novas metodologias do ensino, que estejam de acordo com a realidade da Escola 5.0. Dentre elas, a adoção do ensino híbrido pode ser uma boa opção.

Essa metodologia mescla conteúdos on-line com as aulas presenciais e oferece várias alternativas de aprendizagem. Além disso, dá ao estudante mais autonomia e usa os encontros em sala para desenvolver as competências socioemocionais. 

Interaja com os alunos e suas famílias

Como o aspecto socioemocional é importante na Educação 5.0, é preciso considerar o bom relacionamento da instituição com a sociedade. Isso inclui uma maior aproximação da escola com os pais e familiares. Embora essa interação nem sempre seja simples, ela é necessária!

Quer saber mais? Continue no Portal Planneta Educação e descubra outros conteúdos educativos que podem te ajudar!

Aproveite e baixe o eBook completo sobre Ensino Híbrido!

Informações

Pular para o conteúdo