Existem perguntas certas ou erradas para fazer sobre o conteúdo para os alunos? Na verdade não. Entretanto, há algumas que podem instigá-lo a pensar sobre o tema ou até a contestar algo que foi levantado em aula. Tendo em vista que auxiliar o aluno a desenvolver essas outras habilidades é algo definido pela BNCC, fazer a pergunta certa pode fazer a diferença na sala de aula.
Mas como saber qual é a pergunta certa a ser feita e quando fazê-la? Há alguns questionamentos básicos, que podem ser adaptados para o conteúdo que ajudarão o professor a despertar a habilidade pretendida no estudante.
Veja algumas delas e exemplos que podem ser usados em sala de aula!
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Perguntas para os alunos de acordo com o objetivo
Cabe ao professor encontrar meios de ministrar aulas e estimular os alunos a desenvolverem habilidades. Uma das maneiras de fazer isso é fazendo a pergunta certa e não importa se o questionamento é simples ou complexo.
O que deve ser considerado é se ele cumpre a sua missão. Para isso, as perguntas para os alunos podem ser divididas em três categorias, que variam de acordo com o objetivo. São eles:
- Obter informações;
- Encorajar a reflexão;
- Construir compreensão.
Veja exemplos de questionamentos que podem ser feitos aos alunos, para atender a cada um desses objetivos.
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Perguntas para obter informações
- Pode resumir?
- O que vem em seguida?
- Quais são os fatos?
- Tem como você descrever para mim?
- Que tipo de ideia vem à sua cabeça?
- Alguém identificou uma resposta diferente?
- Como é a fórmula?
Perguntas para construir a compreensão dos alunos
- Como isso é parecido ao vivido hoje?
- Como isso é semelhante ao que ocorreu no passado?
- Teria como explicar de outra maneira?
- Qual é o significado disso?
- A que isso remete?
- O que poderia ser feito para que a situação fosse mudada?
- Qual o significado que isso poderia ter?
- Sobre o que é isso?
- Como você explicaria o ocorrido?
- Qual a sua opinião sobre o que aconteceu?
Perguntas para encorajar a reflexão dos alunos
- Como isso implicará para o todo?
- Que padrão você vê?
- Consegue comparar esse fato a algo?
- Qual a relação entre a parte e o todo?
- A quem isso pode interessar caso aconteça?
- Essa é a história toda?
- Quais alterações poderiam ser realizadas?
- Se mudarmos algo hoje, o que pode ocorrer?
- Como sabe disso?
- O objetivo foi atingido?
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Como as perguntas certas podem ajudar?
Não importa se o discente decorou a fórmula, mas sim se a aplicabilidade dela é conhecida pelo estudante. É isso que a BNCC quer, que os alunos raciocinem e reflitam sobre o conteúdo abordado em aula, seja ele de matemática ou de qualquer outra disciplina. Afinal, é assim que ele desenvolverá as habilidades necessárias, para se tornar um cidadão preparado.
Uma das principais maneiras de desenvolver o conhecimento é quando os alunos começam a comparar o que pensam agora, com o que viveram e como estão no momento. Isso faz com que ele pense, discuta o tema mentalmente e até questione ações, ou seja, desenvolva habilidades.
Para aguçar esse pensamento, é importante fazer a pergunta certa, de acordo com o objetivo. Além disso, para que essa estratégia dê certo, é essencial que o professor consiga contextualizar o tema abordado de acordo com:
- a cultura;
- o repertório;
- o local;
- o interesse do estudante.
Isso faz com que quanto mais o professor souber sobre a situação dos seus discentes, mais próximo da realidade deles ele consiga chegar. Consequentemente, maiores serão os benefícios alcançados ao fazer a pergunta certa para os alunos.
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Dicas para criar perguntas claras eficientes
As listas de perguntas acima devem ser adequadas ao contexto da aula e usadas de acordo com a finalidade pretendida. Entretanto, além de fazer o questionamento certo aos alunos, é preciso torná-lo prático e acessível. Para isso, as dicas são cuidados como, por exemplo:
- Comece com um pronome interrogativo para chamar a atenção;
- Limite as perguntas a duas frases para ser melhor entendido;
- Caso necessário, elabore a pergunta para os alunos e escreva;
- Pressuponha que os alunos sabem a resposta. Para isso, ao invés de falar “será que alguém se lembra….” diga “quem pode resumir o que aconteceu…”.
Lembre-se de respeitar sempre a idade dos estudantes, mas nunca deixe de instigá-los. Afinal, ao fazer a pergunta certa aos alunos o professor pode estimular um pensamento diferente e até dar início a um debate em sala de aula, algo importante para desenvolver o senso crítico.
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