Tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental, é preciso que o professor desenvolva o relatório individual de aluno. Trata-se de um documento que cita as qualidades, informa o que ele realmente aprendeu e avalia o desenvolvimento socioemocional do estudante, tendo como base a BNCC.
Como é um documento que chegará às mãos da família, ele precisa ser desenvolvido de forma que o responsável compreenda. Assim, é indicado usar linguagem simples. Além disso, o texto deve ser completo, sucinto e informativo. Por isso, raramente deve ser usada uma citação de um livro, por exemplo, já que isso pode ser pouco útil para a família.
Em suma, o relatório individual de aluno é uma maneira de se comunicar com a família e mostrar como a criança está se desenvolvendo. Veja como elaborá-lo, passo a passo!
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O que é um relatório individual de aluno?
Trata-se de um documento que deve ser realizado bimestralmente ou, no máximo, semestralmente, de acordo com o indicado pela escola. O relatório individual de aluno descreve a evolução do estudante do ensino infantil ou fundamental.
Além disso, pode aportar áreas nas quais ele precisa melhorar e informar a família sobre isso. Caso o professor julgue necessário, poderá usar o documento para explicar a situação para os pais e, posteriormente, fazer o encaminhamento do aluno para um especialista como, por exemplo, o fonoaudiólogo.
Quando a família compreende o que está acontecendo, fica mais fácil ela aceitar o encaminhamento e, até mesmo, se propor a ajudar nesse processo. Assim, o relatório individual de aluno, quando bem elaborado, passa a ser um importante meio de comunicação e informação.
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Como fazer o relatório individual de aluno?
Embora os relatórios façam parte da rotina do professor, é comum que existam dúvidas na hora de redigir o relatório individual de aluno. Veja os passos para elaborar esse documento corretamente!
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Identificação
O relatório individual de aluno deve começar com a identificação do estudante. Escreva de forma que se alguém for ler daqui a 10 anos, consiga saber o histórico desse aluno e quem é ́ele. Para isso, cite:
- Nome da escola;
- Nome do aluno;
- Turma;
- Período;
- Coordenadora, entre outros.
Introdução
Aborde a proposta do trabalho. Em suma, comece citando as atividades que foram desenvolvidas no período analisado e os objetivos. Por exemplo, no maternal, a proposta do trabalho foi o desenvolvimento do desfralde ou de aceitação dos amigos. Cite o objetivo e como vai trabalhar.
Fale também sobre o desenvolvimento das competências da BNCC. No caso da educação infantil, por exemplo, é possível colocar que serão desenvolvidas por meio da brincadeira e da interação. Não precisa fazer um texto sobre a BNCC, pois os pais não costumam conhecer. No entanto, como é um documento é importante citar.
Reconhecimento do aluno
Nesta etapa, é hora de elogiar. Cite as características do aluno como, por exemplo:
- ele é participativo;
- é querido por todos na escola;
- é muito centrado nos estudos.
Em suma, reconheça o aluno e mostre no que ele se destaca. Isso é importante. Afinal, é um documento que chegará aos pais e eles gostam de saber no que a criança se destaca. Claro que, posteriormente, a necessidade de melhorias será citada, mas é sempre bom começar pelos pontos positivos, para ter uma melhor aceitação.
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Desenvolvimento
Lembre-se de que é preciso considerar a BNCC e as 10 competências socioemocionais. Por isso, as habilidades desenvolvidas, consolidadas, o amadurecimento e o desenvolvimento socioemocional desenvolvidos pelo estudante devem ser abordados nessa etapa e, sempre que possível, citados.
Em suma, não há uma regra para apresentar o desenvolvimento do relatório individual. Ao mesmo tempo, deve-se avaliar as habilidades desenvolvidas e descrevê-las. Assim, pode ser organizado de diferentes maneiras. Por exemplo, para o ensino fundamental é possível dividir em áreas de conhecimento. Já no ensino infantil, pode ser dividido entre os campos de experiência. No ensino infantil, por exemplo, poderia ser dividido da seguinte maneira:
Campos de experiência: O eu, o outro e o nós;
- Como o aluno se comporta
- Como foi a adaptação
- Ele compreende as interações interpessoais?
Corpo, gestos e movimentos
- Como é o desenvolvimento motor global?
- Como é o desenvolvimento motor das mãos?
- Como ele se expressa? Por música, por dança?
Traços, sons, cores e formas
- Ele se expressa por desenhos?
- Faz leitura de imagens?
- Consegue seguir ritmos?
- Reconhece cores?
Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Ele conversa bem?
- Ele se faz entender?
- Ele consegue participar de histórias?
- Ele consegue conversar e contar algo?
- Ele fala certo? Fala errado?
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
- Tem noções espaciais temporais?
- Tem noções de grandezas, medidas e quantidades?
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Conclusão
Para finalizar, é preciso citar se o aluno atingiu o objetivo ou não. Se ele não estiver preparado para o próximo bimestre ou semestre, isso tem que ser sinalizado para a família, que pode ajudar em casa ou até, em alguns casos, aceitar um encaminhamento feito pelo professor para um profissional.
Também é na conclusão que é possível agradecer a parceria da família. Por fim, é importante datar, afinal é um documento.
Enfim, o relatório individual de aluno é um dos documentos que devem ser elaborados pelo docente tanto no ensino presencial, quanto no remoto. Como você tem feito a documentação durante as aulas online? Veja dicas de como realizar a documentação pedagógica, de forma eficiente, durante a pandemia.
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