Alunos sentado em uma biblioteca e lendo

Reconhecer as letras, saber como as sílabas são formadas e quais são os fonemas é importante. Esse processo faz parte da alfabetização de crianças e adultos e exige muita dedicação do professor e da família. Porém, apenas saber ler parece não ser o suficiente, pelo menos não na vida adulta. É nesse meio que aparece o chamado multiletramento. Você o conhece?

Para explicar o que é multiletramento, é preciso considerar que há várias maneiras de transmitir informações. Com isso, pode-se dizer que existe a linguagem visual, espacial, sonora, entre outros.

Quando o indivíduo consegue identificar e entender a essas diferentes linguagens acontece o que é chamado de multiletramento. E esse processo deve ser instigado desde a infância, com o uso de livros coloridos, canções e demais atividades que possibilitem esse desenvolvimento.

Conheça o multiletramento e descubra as suas aplicações!

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O que é multiletramento?

O conceito de multiletramento foi criado em 1996, pelo Grupo de Nova Londres (GNL ou NLG), formado pelos pesquisadores Courtney Cazden, Bill Cope, Norman Fairclough, Jim Gee, Mary Kalantzis, Gunther Kress, Allan Luke, Carmen Luke, Sarah Michaels e Martin Nakata. Em suma, é um letramento que considera as múltiplas culturas e linguagens.

Inicialmente, os autores só consideram as linguagens gestual, sonora, espacial e linguística. No entanto, no ano de 2009 passaram a ser consideradas as linguagens:

  • escrita;
  • oral;
  • visual;
  • sonora;
  • tátil;
  • gestual;
  • emocional e espacial.

Em todos os casos, o que foi levado em consideração foi o fato das pessoas, atualmente, conviverem com diferentes culturas e com diversos tipos de informação. Isso acaba fazendo com que se faça necessário estar pronto para transitar entre esses diferentes mundos.

Assim, o multiletramento é praticamente uma obrigatoriedade do mundo atual e deve ser desenvolvido desde a infância. Afinal, essa facilidade de interação e de compreensão vai interferir ativamente na vida social e profissional.

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Por que as escolas precisam se adaptar ao multiletramento?

Quando o multiletramento é trabalhado, o estudante tem contato com diferentes ferramentas comunicativas, tecnológicas, linguísticas e culturais. Isso ajudará a preparar o estudante para o mundo globalizado, no qual está inserido.

Além disso, o preparará para enfrentar as constantes mudanças e atualizações que fazem parte da rotina da vida moderna. Dessa forma, quando as escolas se adaptam ao multiletramento elas acabam contribuindo para formar pessoas preparadas para viver no mundo atual e serem agentes de transformação na sociedade.

Vale ressaltar que, para que isso seja possível, é preciso apostar na chamada multimodalidade, que incentiva o uso de inúmeras formas de expressão.

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Como ajudar a desenvolver o multiletramento na escola?

Veja 3 boas práticas para trabalhar o multiletramento com seus alunos.

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Treinamento

O primeiro passo é saber se os docentes estão preparados para isso, ou seja, é necessário investir em treinamento. Isso é válido tanto para o uso de ferramentas tecnológicas, quanto nas outras maneiras de ajudar o estudante a desenvolver o multiletramento.

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Uso de recursos de letramento visual

O letramento visual costuma ser muito abordado e é importante para o multiletramento. Nesse caso, é indicado usar recursos de ilustrações, fotografias, vídeos, gifs, memes, entre outros, que ajudem a preparar o estudante a interpretar a mensagem. O aluno tem que saber “ler” as imagens e extrair as informações que elas oferecem.

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Disponibilizar material atual

O multiletramento possibilita que os docentes adotem o uso de recursos cotidianos, que façam parte da vida do estudante e que tragam informações relevantes. Assim, o docente pode, por exemplo, trabalhar com:

  • jornais impressos;
  • artigos;
  • publicações de mídias sociais;
  • pôsteres;
  • colagens;
  • vídeos do Youtube;
  • músicas;
  • documentários;
  • programas de TV que estejam na moda ou sejam muito comentados entre os discentes, entre outros.

Esse tipo de conteúdo pode servir tanto para explorar as diferentes linguagens, quanto para promover o debate. Para isso, basta o professor escolher temas que estejam em alta entre os estudantes.

Dessa forma, ficará mais fácil atraí-lo para o conteúdo e começar uma discussão em sala. Afinal, esse material pode servir como base para rodas de conversa ou estudo de caso, por exemplo.

Resumidamente, é possível dizer que o multiletramento é uma exigência do mundo moderno. As pessoas têm que estar preparadas para receber informações por meio de letras, pelas palavras, mas também por imagens, animações e símbolos. Afinal, a comunicação acontece de maneiras variadas e, para enfrentar o mundo, os alunos devem estar preparados para isso.

Por isso, a escola precisa adotar tal prática e ajudar os alunos a se prepararem para a vida em uma sociedade de culturas e comunicações variadas.

Vale ressaltar que mesmo no ensino a distância, é preciso trabalhar o multiletramento. Confira ideias para trabalhar o conteúdo virtual no ensino híbrido!

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