crianças escrevendo em uma caderno

As crianças da sua escola têm acesso ao computador, TV ou celular em casa? Provavelmente, boa parte delas sim e é preciso levar essa realidade dos pequenos para dentro da escola. No entanto, muitas vezes, usar tecnologia na Educação Infantil acaba se tornando um desafio para o professor.

Afinal, como aplicar essas ferramentas de forma saudável e realmente atrativa para os pequenos? Para ajudar o docente nesse processo, separamos algumas dicas de como usar a tecnologia na Educação Infantil e deixar as aulas mais interativas e dinâmicas.

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A tecnologia na Educação Infantil

Os recursos tecnológicos fazem parte da rotina dessa nova geração. Por isso, é importante que a escola considere o seu uso, para aproximar a sala de aula à realidade do aluno.

Essa modernização é citada inclusive na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva a adequação das práticas pedagógicas, de forma que colaborem para ajudar o aluno a desenvolver competências e habilidades necessárias para o século XXI.

Inclusive, a BNCC cita o uso da tecnologia em suas competências.

Na competência 4, destaca que na educação básica é preciso garantir que o aluno aprenda a “utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital….”

Já na competência 5 cita que o estudante deve ser incentivado a “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.

Sendo assim, além dos benefícios do uso da tecnologia na Educação Infantil, a escola precisa considerar também que essa mudança é necessária para atender à BNCC.

Veja também: Dicas para engajar o professor no uso da tecnologia em aula!

 

Benefícios do uso da tecnologia na Educação Infantil

São diversos os benefícios do uso da tecnologia na Educação Infantil. Dentre eles, por exemplo:

  • Deixar as aulas mais atrativas e dinâmicas;
  • Contar com novas ferramentas, que colaborem para o aprendizado do estudante;
  • Facilitar a internalização do conhecimento;
  • Estimular a autonomia do estudante no processo de aprendizagem;
  • Possibilitar o ensino híbrido ou remoto, quando necessário;
  • Despertar a curiosidade da criança;
  • Proporcionar aulas com mais recursos visuais e lúdicos.

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Como usar a tecnologia na Educação Infantil?

Há várias maneiras de inserir o uso da tecnologia na Educação Infantil. Tudo dependerá da idade da criança, mas, principalmente, dos recursos que a escola disponibiliza ao professor. Afinal, embora a adoção da tecnologia em sala de aula seja um requisito da BNCC, o docente precisa ter o equipamento necessário para que possa incluí-lo em sua rotina. Assim, para que essa mudança seja viável, é necessário que a instituição invista em equipamentos e que o professor integre esses novos recursos ao dia a dia escolar. Veja algumas dicas de atividades interessantes e que envolvem a tecnologia.

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Jogos

O uso de jogos na Educação Infantil estimula a criatividade e ajuda o aluno a aprender de uma maneira lúdica. Sem contar que são interessantes para desenvolver a coordenação motora e também o raciocínio lógico.

Para isso, muitas vezes, os jogos de tabuleiro são os mais usados em sala de aula. Afinal, são baratos, fáceis de serem transportados e podem até ser personalizados, de acordo com os temas abordados.

Mas além dos jogos físicos, ao pensar na gamificação, é indicado considerar os tecnológicos. Afinal, eles também podem ajudar o aluno a desenvolver habilidades socioemocionais e algumas competências. Dentre os benefícios dessa prática é possível citar o desenvolvimento de:

  • Interação;
  • Colaboração;
  • Pensamento crítico;
  • Curiosidade.

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Leitura

Há muitos livros infantis que estão disponíveis online e essa é mais uma maneira de usar a tecnologia na Educação Infantil. O interessante, é que além desse contato com o livro, muitas vezes, quando obtidos de forma virtual, eles oferecem recursos a mais. Alguns têm sons, por exemplo, que tornam a interação com o livro mais divertida e adequada para diferentes idades.

O educador pode, por exemplo, fazer a leitura de um livro digital com todos. Depois disso, incentivar os pequenos a encontrarem novas obras no computador.

Veja também: Leitura digital: como a tecnologia pode ajudar na formação de leitores!

 

Uso de vídeos

Nem todos os estudantes têm facilidade de ouvir o que o professor fala e compreender como aquilo acontece. Alguns, conseguem absorver o conteúdo de forma mais eficiente, quando visualizam o que foi dito.

A tecnologia na Educação Infantil possibilita que isso aconteça. Com o uso de vídeos, o docente pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem e melhorar a absorção de conhecimentos.

Além disso, os vídeos podem ser usados também como tarefa escolar. É possível encenar uma história, por exemplo, e transformá-la no filme da turma. O professor também pode pedir que as crianças, na tarefa de casa, entrevistem um adulto sobre a profissão deles e usar o vídeo em aula. Enfim, vídeos são dinâmicos, acessíveis e um ótimo recurso pedagógico.

Veja também: Educação midiática: o que é e como incluí-la na sua aula!

 

Sons

A tecnologia na Educação Infantil é muito usada também na hora de cantar, dançar, ensinar ritmo e músicas para as crianças.

Afinal, a música é uma das maneiras de colaborar com o desenvolvimento infantil.

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