alunos correndo no corredor da escola de mãos dadas

Quantas vezes você foi em um comércio e encontrou uma pessoa despreparada, desmotivada, triste e que atendeu sem nenhuma vontade, demonstrando desgosto, preguiça e a aparência de ser personagem de um trem fantasma?

Pode até parecer uma situação divertida e engraçada esta minha pergunta, no entanto, ao exercer uma atividade com insatisfação, algumas pessoas abandonam o sentimento de amor e dedicação ao próprio trabalho.

O clima organizacional e o ambiente educacional podem sofrer prejuízos em todas as esferas do comportamento humano quando o ciclo de descontentamento, limitação de ideias, aborrecimentos, afastamentos, evasão escolar e insuficiência de resultados tornam-se mais evidentes.

Uma pessoa que diariamente desempenha suas atividades com uma aparência que mais parece ser o monstro de um trem fantasma, demonstra constante medo, pavor, atemoriza pessoas a sua volta, reclama de tudo e nada satisfaz.

É triste descrever, mas há pessoas que permitem entrar em uma atmosfera de conformismo, revolta profissional e demonstram ausência de comprometimento e amor ao que realizam.

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Demonstre mais satisfação

Falar sobre emoções no ambiente de trabalho era no passado, um objeto de ásperas críticas e alvo de estranheza por alguns líderes conservadores. Entretanto, vários estudos e teorias organizacionais ratificam que a aproximação da paixão com o trabalho, produz substâncias químicas que ajudam a melhorar o desempenho profissional, intensificar a autoestima e contribuir com melhores resultados.

O estado de ânimo é um conceito que engloba duas dimensões de afetividade. O primeiro está relacionado com os afetos positivos de entusiasmo, tendência de vivenciar algo novo e também sensações de alerta. O segundo conceito está relacionado com reações emocionais de raiva e medo.

O objetivo da aparência do monstro no trem fantasma é causar espanto, assombro, medo e pânico. Reconheça a necessidade de equilibrar as duas dimensões de afetividade no seu ambiente de trabalho.

Coloque em prática quando possível o autogerenciamento de suas emoções. Contar até dez pausadamente ou até vinte, quando necessário, poderá ser um grande exercício para não ferir os seus próprios sentimentos.

Clientes são promotores da sua marca ou em um caminho inverso, clientes também podem acabar fechando seu negócio, simplesmente comprando em outro lugar… Quem realmente é o seu público alvo?

Procure identificar qual a faixa etária, hábitos, padrões comportamentais e se estão presentes no ambiente digital. Quando você consegue definir o perfil do público alvo, as campanhas de marketing e publicidade tornam-se mais assertivas.

Assim, como em um trem fantasma, o ambiente de trabalho expressa diferentes reações emocionais como: ódio, medo, prazer, alegria, encorajamento, disposição e esperança. Demonstre mais satisfação e encontre mais alegria no trabalho realizado. A principal pessoa a ser beneficiada é você! Vamos tentar?

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A busca pela excelência no atendimento faz parte da gestão escolar

Quem não gosta de ser chamado pelo nome? Perguntar de maneira gentil e educada o nome de uma pessoa não ofende e ainda, gera a possibilidade de uma aproximação maior. Na prática percebemos, que há profissionais que exageram falando demais e esquecendo de ouvir as reais necessidades de um determinado assunto.

Quando sou convidado para apresentar palestras para professores e profissionais da educação, gosto de enfatizar que toda mudança gera uma série de conflitos. Se há alguma dúvida nisso, pergunte para alguém que realizou a mudança de uma residência para outra e ouça as dificuldades de adaptações que foram necessárias. A incrível e lamentável constatação é que muitas pessoas optam em ficar paradas e acomodadas.

Observe que desenvolvemos no cotidiano, inúmeras técnicas de comunicação no sentido de vender e oferecer algo, quando indicamos um local para uma visita, sugerimos um projeto, realizamos uma apresentação pessoal ou a maneira como estamos emocionalmente.

Vender não é uma ação exclusiva dos profissionais que atuam no segmento comercial, mas uma ação fundamental, para todas as áreas de uma escola.

Nada mais insignificante em um atendimento quando ouvimos “não sei”… Essa expressão demonstra falta de treinamento, pesquisa e desinteresse. Profissionais de vendas que não prestam atenção no uso desta expressão são as mesmas pessoas que não entendem por que não conseguem fechar vendas ou constantemente não batem suas metas de trabalho.

Se há dúvida na resposta, diga que estará pesquisando e o mais rápido possível apresentará a resposta. A busca pela excelência no atendimento, não pode ser algo isolado. De nada adianta ser atendido maravilhosamente pela equipe comercial de uma escola, se o aluno ao chegar na portaria é desrespeitado.

Se os produtos estão ficando, cada vez mais semelhantes e similares, quais os fatores diferenciam a sua escola da concorrência? Observe que um importante diferencial competitivo está no serviço oferecido e no atendimento que a sua escola oferece.

Desta maneira é necessário investir mais na capacitação das pessoas e buscar fortalecer o profissionalismo, gerando uma integração de todos os setores da escola e criando diferenciais cada vez mais competitivos.

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O reconhecimento faz toda a diferença

Ao contrário de ficar digitando enquanto fala com o(a) cliente, ou ainda, demonstrar uma aparência triste e de desgosto, use de empatia e responda a seguinte pergunta: Você gostaria de receber o atendimento que está oferecendo?

Há pessoas que dispõem de uma capacidade expressiva para inovar, mas ocultam seus talentos. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, inovar no atendimento é algo essencial. Procure fazer perguntas para descobrir o que o(a) cliente procura e quais as suas expectativas.

Tenho a sensação que agradecer foi colocado na última página do manual de muitas pessoas. Reconhecimento é um ato sublime e reforça gratidão. Coloque em prática frases de reconhecimento como: Somos gratos por confiar no nosso trabalho; Volte sempre; Aguardaremos a sua volta; Agradecemos a confiabilidade; Conte sempre conosco.

E por favor! Jamais faça pouco caso quando o(a) cliente não entender do assunto. Ao contrário, procure ajudar e explicar com cordialidade, respeito e paciência.

Infelizmente não existe uma fórmula mágica para o bom atendimento. O treinamento, o diálogo e a troca de experiências foi e continuará sendo um importante fator para ajudar você e sua equipe no desenvolvimento de habilidades e competências. Estimule com maior frequência palavras de cortesia e maximize seus resultados com a prática do respeito, da inovação e do reconhecimento.

Na gestão comercial, a máxima de que cada cliente é uma peça fundamental para a sobrevivência organizacional, não é uma lenda ou uma utopia, mas uma realidade que precisa ser compreendida por todos os profissionais que compõem o seu time!

Uma pessoa com disposição e iniciativa para fazer a diferença, executa as atividades com a confiabilidade e competência de que vender é uma arte, na qual ela é a primeira pessoa a comprar o produto ou serviço que está oferecendo.

Uma imagem assustadora é para quem está no trem fantasma, jamais para quem trabalha com a vontade, dedicação, amor e a confiança de acertar! E como está a sua aparência agora?

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