A presença da tecnologia na vida dos alunos já vinha fazendo com que novas soluções educacionais fossem desenvolvidas e adotadas. Contudo, isso vinha acontecendo a passos lentos, permitindo uma adaptação gradual.
No entanto, essa lentidão de adaptação do ambiente educacional e das metodologias de ensino ao mundo tecnológico foi agilizada devido à pandemia de coronavírus. Muitas soluções educacionais precisaram ser adotadas em poucos dias, para permitir que os alunos continuassem aprendendo, mesmo quando houve a necessidade de um isolamento social.
Nesse momento, a tecnologia foi a grande aliada de todos. Pais, alunos, profissionais da educação e escola fizeram o possível para que todos tivessem acesso a conteúdos. Claro que como tudo foi feito sem grande planejamento, a adoção de recursos, na época, foi limitada. Mas já serviu para transformar o ensino e mostrar como as novas soluções educacionais são essenciais.
Conheça as principais e veja quais delas ainda não foram adotadas pela sua instituição!
Leia também: Atividades extracurriculares: benefícios e dicas para praticar com seus alunos.
Por que as soluções educacionais são tão importantes?
As aulas voltaram a ser presenciais. Então por que se preocupar com novas soluções educacionais? A resposta para essa dúvida, que é frequente, é simples. Quando a instituição adota novos recursos, ela permite que o docente use diferentes ferramentas dentro de sala.
Com isso, além de tornar as aulas mais interativas e atrativas para as novas gerações, o professor passa a ter a possibilidade de transmitir o conteúdo de várias maneiras. Isso facilita o entendimento, por parte dos alunos e, consequentemente, melhora o processo de ensino e aprendizagem, como um todo, da escola.
Além disso, as soluções educacionais também colaboram para, por exemplo:
- facilitar o planejamento anual;
- otimizar a avaliação de desempenho de professores e alunos;
- melhorar a comunicação dentro da escola e com as famílias;
- aumentar o engajamento dos estudantes;
- incentivar a autonomia dos discentes;
- personalizar o ensino;
- diminuir a evasão escolar, visto que as aulas acabam sendo mais atrativas, entre outros.
Leia também: Gestão Escolar: 4 temas que a sua escola talvez não ofereça aos alunos!
Quais os principais tipos de soluções educacionais?
O que vem sendo adotado de novo na educação? Embora as aulas expositivas, comuns no sistema de ensino tradicional, ainda sejam usadas, pouco a pouco, elas vão dando espaços para novas maneiras de transmitir o conhecimento. Muitas dessas mudanças foram resultantes das novas soluções tecnológicas disponíveis. Conheça as mais usadas para que você possa avaliar quais delas podem ser adotadas em sua escola!
Leia também: Indicadores de qualidade na educação: quais são e como analisar.
Gamificação
Uma das maneiras de envolver os alunos e fazer com que eles gostem mais das aulas é usando a gamificação. Nesse tipo de atividade, o discente aprende enquanto se diverte com jogos. Isso faz com que as aulas fiquem mais dinâmicas e com que a aquisição de conhecimento ocorra de maneira mais orgânica.
Embora a gamificação seja mais frequente na educação básica, ela pode ser adotada em diferentes ocasiões, até mesmo nos treinamentos corporativos. Afinal, quem não gosta de ser desafiado em um novo game?
Baixe grátis: Guia da Gamificação no processo pedagógico!
Vídeos
Os vídeos fazem parte do dia a dia escolar há muitos anos. Contudo, antigamente eles eram transmitidos em TVs de tubo, que eram conectadas a um videocassete. Na época, era comum que as escolas tivessem uma TV, que era compartilhada entre as salas no “dia do vídeo”.
Mas hoje isso mudou e por isso o recurso precisa ser citado entre as soluções educacionais do momento. Atualmente, os vídeos podem ser transmitidos em diferentes dispositivos. Afinal, com facilidade, o docente encaminha um arquivo ou um link para os alunos. E esses podem vê-lo na TV, celular ou computador.
Com isso, os vídeos se tornaram presentes não apenas nas aulas, como nas atividades de casa. Eles podem ser usados em diferentes situações, que vão desde a de mostrar um sistema que complemente o conteúdo da aula, até no uso de um filme famoso para introduzir um tema.
Seja como for, no ensino presencial ou remoto, os vídeos são ótimas soluções educacionais. Eles ajudam os professores a aprofundar o conteúdo, permitem a visualização de temas complexos e estimulam a autonomia do estudante.
Leia também: 4 ideias para usar a tecnologia na Educação Infantil!
RV e RA
Embora a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) em sala de aula ainda não sejam tão comuns, os docentes que usam estão obtendo bons resultados. Essas soluções educacionais ajudam a deixar a aula mais interativa.
A Realidade Virtual oferece uma realidade construída e é usada até em universidade. Já a Realidade Aumentada fornece uma visão aprimorada do real. Com isso, são úteis na explicação de conceitos complexos de diferentes disciplinas.
Essas e outras soluções educacionais são importantes, inclusive, para atender às necessidades da geração alfa. Veja como a sua escola deve se comportar com esses alunos!
Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!