Comemora-se no dia 6 de agosto o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, uma justa homenagem ao trabalho qualificado dos docentes e de todos que oferecem suporte pedagógico ao exercício da docência como supervisão, direção, coordenação pedagógica e orientação educacional que atuam nas escolas.
A beleza do universo escolar é a diversidade de saberes por isso não podemos deixar de destacar aqui o valoroso trabalho de outros profissionais que todos os dias estão dentro das escolas fazendo a Educação acontecer.
Um trabalho de parceria que qualifica ainda mais a Educação como merendeiras, zeladores, cuidadores, auxiliares de sala, inspetores de alunos, pessoal da limpeza e tantos outros que contribuem na formação diária, demonstrando afetividade e levando seus saberes a cada aluno.
Penso que não apenas os docentes devem ser capacitados ano a ano, todos que trabalham na dependência da escola precisam refletir e trocar experiências, rever conceitos, preconceitos, posturas, crenças, ter empatia para que a aprendizagem ocorra num espaço democrático com respeito e diálogo aberto.
Todos devem estar preparados para atender esse público diverso, que esperam da escola um trabalho de excelência, de acolhimento, de construção de saberes que contribuirão na aquisição de novos conhecimentos e na formação de cidadãos conscientes e participativos.
A base para vivermos e contribuirmos com a sociedade em que vivemos é estimular o diálogo dentro e fora das escolas, com atividades que levem a conscientização desde os anos iniciais, sabendo que teremos no percurso escolar problema social, racial, ideológico, religioso, cultural e tantos outros que terão de ser visualizados e abordados com muito cuidado e respeito, mas nunca esquecido ou ignorado, um trabalho que tem de ter a participação de todos “escola, comunidade e família”.
As escolas regulares de ensino públicas e privadas devem hoje ser inclusivas atendendo todas as pessoas com ou sem deficiências. É preciso divulgar e entender as leis entre os profissionais da Educação e demais órgãos competentes, organizando políticas públicas que viabilizem esse acesso, garantindo não apenas a permanência das pessoas com deficiência nas escolas, mas a acessibilidade física dos prédios, os recursos pedagógicos, materiais adaptados, tecnologias acessíveis e professores de apoio.
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O que significa ser um Profissional da Educação?
Ser um profissional da Educação é ir além das próprias expectativas, é atender diferentes expectativas, dando liberdade e autonomia para que os todos os alunos experimentem novos desafios, realizem novas descobertas, integrando as diversas áreas de conhecimentos.
Dessa maneira, “todos” vão realizando trocas, se relacionando com diferentes pessoas e formas de pensar, ampliando assim esse universo de viver em sociedade.
Os docentes das diferentes disciplinas que compõe o currículo escolar realizam um trabalho incansável, muitas vezes árduo em determinadas regiões do Brasil para abrir caminhos ao conhecimento, sentindo-se às vezes solitário.
Trabalhar em parcerias pode aproximar profissionais, fortalece as trocas de experiências, surgem ideias e projetos conjuntos que podem melhorar a qualidade do ensino.
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A Educação Física como recurso para aproximação das pessoas
A Educação Física, por exemplo, pode ser grande parceira nos conteúdos programáticos estabelecendo um diálogo entre as linguagens: afetiva, cognitiva, cultural, social e motora trazendo para a aprendizagem o “Corpo e o Movimento” que muitas vezes fica esquecido durante a aquisição do conhecimento, podendo melhorar as relações humanas, socializando, melhorando a autoestima e incluindo alunos que demonstrem alguma dificuldade durante o processo.
A atividade física aproxima as pessoas, quando realizada em grupo, duplas ou trios pedem a presença do outro fazendo com que desperte nas pessoas o respeito às diferenças, às diferentes formas de aprender, levando leveza e prazer nas conquistas.
Quando falamos em aproximar pessoas através das atividades físicas temos de ter em mente que cada um irá demonstrar um comportamento diante do desafio.
As diferentes pessoas que participam das atividades demonstrarão diferentes habilidades, emoções, temores, expressões de alegria, satisfação e até mesmo indiferença à proposta.
Nesta visão aberta de que cada ser se diferencia do outro é preciso que o educador se reinvente e realize adaptações em sua maneira de falar, de agir e de propor as atividades podendo participar ativamente das atividades físicas, realizando os movimentos, não fazendo por eles, mas, podendo fazer com eles, sendo um apoio, um parceiro, dando pistas de como evoluir nas conquistas.
Os profissionais da Educação têm papel importante na formação dos que lá estão buscando conhecimento, estimulando a autonomia de saber decidir, ativando a curiosidade para que realizem descobertas incríveis, ajudando na organização dos pensamentos para que atinjam a liberdade de expressão com respeito e sabedoria.
Mais que comemorar esta data é valorizar verdadeiramente cada profissional no espaço escolar que todos os dias estão lá de coração aberto com a certeza de que a Educação sempre valerá a pena, que a Educação transforma uma sociedade, capacitando os indivíduos a fazerem escolhas e comandar suas próprias vidas.
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Autora:
Cecília Mariano. Licenciada em Educação Física e Pedagogia, Especialista em Educação Infantil com experiência em Coordenação Pedagógica, Direção de Escola e Supervisão Escolar. Pós-graduada em: Psicopedagogia, Gestão e Orientação Educacional, Psicomotricidade, Educação a Distância, Atendimento Educacional Especializado e Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis. Autora dos Livros: “Brincando com as habilidades motoras: os movimentos naturais contribuindo na alfabetização” e “Educação Física: o atletismo no currículo escolar”, publicados pela WAK editora.