alunos ao redor da mesa com professora orientando uma atividade prática com peças em madeira

Saiba o que é o Espaço Maker e os benefícios de implementá-lo na sua escola.

Você já ouviu falar sobre o Espaço Maker? Em alinhamento com as metodologias ativas e a Cultura Maker, esses espaços oferecem um ambiente inovador e dinâmico que incentiva os alunos a criarem diversos tipos de projetos práticos, colocando “a mão na massa”.

Eles surgiram como uma alternativa para tornar os processos de ensino-aprendizagem mais significativos e as experiências dos alunos mais engajadoras e ativas.

A seguir, compreenda mais sobre o que é Espaço Maker e os motivos para adotar esse tipo de abordagem em sua sala de aula.

O que é Espaço Maker?

Um Espaço Maker é uma área utilizada para os alunos aprenderem de forma mais prática, explorarem, criarem e colaborarem. É, também, um lugar onde eles resolvem problemas, testam, montam, constroem, inventam e “pensam fora da caixa”, enfatizando a aprendizagem personalizada e prática baseada em projetos.

Algumas escolas optam por reservar um espaço em sala de aula; outras, em ter um Espaço Maker exclusivo em um ambiente.

Para que os estudantes desenvolvam novas habilidades e esse tipo de atividade, o Espaço Maker é equipado com uma grande variedade de materiais e ferramentas, tais como:

  • blocos de montar;
  • materiais de robótica;
  • tablet;
  • computador;
  • material reciclado;
  • eletrônicos;
  • materiais para costura, artesanato, marcenaria, etc.

Leia mais: Como trabalhar a Cultura Maker na Educação Infantil?

Quais são os benefícios de ter um Espaço Maker na sua escola?

Há muitas razões para este tipo de proposta ser cada vez mais comum nas escolas, incluindo:

Promove maior envolvimento e aprendizagem significativa

O Espaço Maker aprimora a experiência de aprendizagem dos alunos, envolvendo-os em atividades práticas e interativas. Essa participação ativa promove uma conexão mais profunda com o que os alunos estão aprendendo, tornando o processo mais significativo.

Além disso, à medida que os alunos veem as suas criações ganharem vida, a sua motivação interna e autoconfiança aumentam, retroalimentando ainda mais seu envolvimento com os processos de aprendizagem.

Ajuda a desenvolver pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas

No Espaço Maker, os alunos encontrarão desafios. Essas experiências contribuirão para o desenvolvimento do seu pensamento crítico e de habilidades de resolução de problemas.

Eles irão criar soluções, testá-las, aperfeiçoá-las, refazê-las, avaliar resultados e tomar decisões. Este processo analítico potencializa o aperfeiçoamento de diversas habilidades técnicas e socioemocionais.

Material grátis: Competências Socioemocionais – como desenvolvê-las na Educação Infantil

Incentiva habilidades de colaboração e comunicação

O Espaço Maker é, em essência, um ambiente colaborativo no qual os alunos utilizam também as suas habilidades interpessoais para trabalhar em equipe para concluir um projeto.

Este ambiente cooperativo incentiva os estudantes a compartilharem suas ideias, ouvirem seus colegas, aprenderem a fazer concessões e a apresentar e conciliar diferentes pontos de vista.

Por meio desta interação, os alunos são expostos a diferentes perspectivas, o que não só ajudará a ampliar a sua compreensão dos outros, como também a desenvolver competências sociais e de comunicação.

Auxilia a acolher e valorizar a diversidade

O Espaço Maker também contribui para a criação de um ambiente inclusivo, no qual todos podem participar. Ajuda, ainda, a promover a empatia, a compreensão e o respeito entre os alunos, preparando-os para saber acolher e valorizar a diversidade.

Promove a educação STEAM

A educação em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) ganhou destaque significativo nos últimos anos, reconhecendo a importância de integrar de forma mais prática competências criativas e técnicas.

Nesse contexto, o Espaço Maker fornece um ambiente propício para a aprendizagem interdisciplinar, permitindo que os alunos explorem várias áreas STEAM simultaneamente.

Assim, ao participarem de projetos práticos, os estudantes aprendem de modo interativo a aplicar princípios científicos, utilizar ferramentas tecnológicas, projetar e construir protótipos e colaborar com seus colegas.

Desse modo, esses espaços ajudam a criar uma ponte entre o conhecimento teórico e a aplicação prática, promovendo uma compreensão mais completa e significativa dos conteúdos STEAM.

Leia mais:Metodologia STEAM: 5 passos para aplicá-la na sua sala de aula

Estimula a criatividade

Ao apresentar tarefas, projetos e desafios práticos para os alunos desenvolverem, sua criatividade é estimulada. Isso é potencializado pela ampla variedade de ferramentas, materiais e tecnologias disponibilizadas, que incentivam a exploração e a experimentação práticas.

A partir disso, os estudantes podem dar vida às suas ideias, resolver problemas, “pensar fora da caixa”, desenvolvendo soluções inovadoras e a sua criatividade ao longo do processo.

Contribui para a construção de um relacionamento saudável entre alunos e professores

Ao contrário de uma abordagem mais expositiva e passiva, no Espaço Maker o aluno é o protagonista do seu aprendizado, em um ambiente no qual a comunicação é bidirecional, com o professor próximo e orientando de forma prática cada aluno em seus projetos. Isso permite desenvolver um relacionamento saudável e uma comunicação mais aberta.

Ajuda a acolher os variados estilos de aprendizagem e a promover diferentes tipos de aprendizados

O Espaço Maker também contribui para acolher diferentes estilos de aprendizagem, sejam eles ativos, reflexivos, teóricos ou pragmáticos, também por meio de estímulos visuais, sonoros e táteis.

Além disso, por intermédio das orientações fornecidas e do envolvimento nos projetos, é possível potencializar o aprendizado:

  • espacial;
  • físico-cinestésico;
  • interpessoal;
  • intrapessoal;
  • linguístico;
  • lógico-matemático;
  • musical.

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