A tecnologia é uma aliada dos professores quando utilizada de forma intencional e estratégica. Com seu auxílio, é possível otimizar o tempo e aprimorar o planejamento de aula e as atividades pedagógicas.

A seguir, conheça algumas possibilidades de uso de ferramentas digitais que ajudam a trazer mais confiabilidade, organização, agilidade, produtividade e eficiência para a rotina dos professores e que podem repercutir no aprendizado dos alunos.

  1. Utilize ferramentas que otimizam o planejamento de aula

Há diversos softwares desenvolvidos especialmente para facilitar o planejamento de aula. Alguns dos mais utilizados e reconhecidos são:

  • Google Classroom: traz funcionalidades para a criação de planos de aula completos e detalhados, recursos para a organização das atividades e a comunicação com alunos, entre outros que tornam as aulas híbridas ou remotas mais interativas e o planejamento mais ágil e eficiente;
  • Planboard: oferece recursos para o planejamento de aula, organização de ideias e atividades, calendário interativo e para o gerenciamento de projetos.

Leia também: 4 dicas para planejar as suas aulas alinhadas à BNCC

  1. Faça conteúdos interativos de forma descomplicada com o Visme

Essa é uma ferramenta intuitiva e simples de utilizar que auxilia na criação de conteúdos visuais, como apresentações, infográficos, ilustrações, resumos, etc.

Para agilizar ainda mais o trabalho do professor, ele traz um banco bem extenso de modelos que permitem a criação de materiais visuais em poucos minutos, apenas arrastando e soltando elementos na tela.

  1. Crie e organize materiais com mais facilidade com o ClickUp

No setor de educação, o ClickUp pode ser utilizado para simplificar a criação de diversos materiais que auxiliam no planejamento de aula e no aprendizado dos alunos. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para:

  • gerenciar e organizar documentos;
  • criar apresentações;
  • mapear os planos de aula;
  • fazer a gravação de tela para vídeos sem marca d’água;
  • criar formulários;
  • agilizar tarefas com o uso de modelos gratuitos para criação de vídeos, gestão de sala de aula, atividades pendentes, entre outras.

Saiba mais: Passo a passo para fazer o melhor plano de aula para a Educação Infantil

  1. Faça pesquisas mais seguras e eficientes no Google

Para economizar tempo e contar com fontes confiáveis para os dados de seu planejamento de aula ou atividades pedagógicas, é possível utilizar algumas dicas:

  • Google Acadêmico: para pesquisar trabalhos escolares e universitários, utilize diretamente essa ferramenta;
  • Google Lens: para encontrar fotos em resolução superior ou em fontes diferentes, experimente o Google Lens, que utiliza Inteligência Artificial para mostrar tanto imagens semelhantes quanto novas fontes para a imagem que você pesquisou;
  • Pesquise diretamente por dados oficiais: por exemplo, para uma aula de ciências sobre os biomas do Brasil, você pode pesquisar “biomas” e adicionar os termos “.gov” ou “.org”. Com isso, os resultados exibidos serão de instituições governamentais e organizacionais oficiais.

Descubra mais: Aumentando a produtividade nas atividades escolares com o Google Drive

  1. Encontre vídeos verificados e confiáveis no YouTube

Da mesma forma que ocorre com as buscas no Google, as pesquisas no YouTube também podem ser mais seguras e eficientes. Para isso, você pode utilizar o YouTube EDU, página criada pela plataforma em cooperação com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A diferença é que são exibidos ali apenas vídeos que foram checados por professores, que atestaram a qualidade e a precisão dos conceitos apresentados.

  1. Crie materiais e atividades pedagógicas interativas com o Miro

O Miro é uma ferramenta que pode auxiliar tanto no planejamento de aula quanto na execução das atividades propostas. Ele funciona como uma lousa digital, na qual você pode inserir as informações da aula, organizar as tarefas e convidar colegas ou alunos para colaborar no quadro de modo simples e rápido.

A ferramenta conta com diversos modelos de planos de aula, gráficos, linhas do tempo, mapa conceitual, etc.

Descubra mais: 4 ideias para usar a tecnologia na Educação Infantil

  1. Encontre obras com uso autorizado e seguro no site Domínio Público

Neste site, os professores têm acesso a produções científicas, livros e obras artísticas em formatos diversos, como áudio, imagem estática, vídeo e texto.

Todos os materiais disponíveis nesse portal estão em domínio público ou têm a sua divulgação autorizada.

  1. Confirme a veracidade de dados e notícias com ferramentas especializadas

Leia também: Fake News: Você acredita? Não devia…

Se você recebeu um link com uma nova informação que gostaria de utilizar em seu planejamento de aula ou em alguma atividade, mas não tem certeza se ela é confiável ou está em dúvida se uma notícia não é fake news, há diversos serviços online gratuitos nos quais você pode fazer uma checagem. Alguns exemplos:

  • Boatos (www.boatos.org): site que há mais de dez anos verifica notícias populares em circulação;
  • Verifica (www.estadao.com.br/estadao-verifica/): serviço do Estadão que analisa conteúdos suspeitos e que viralizaram nas redes sociais;
  • Comprova (projetocomprova.com.br): site de checagem de fatos feita por jornalistas que atuam em diversos veículos de imprensa.

Gostou deste conteúdo? Então, acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!

Informações

Pular para o conteúdo