No dia 21 de março comemoramos o Dia Mundial e Nacional da Síndrome de Down. Datas tão representativas como esta são criadas para lembrar a sociedade de que pessoas com deficiências não podem ser invisíveis e de que têm direitos e deveres como qualquer outra pessoa.

A importância das políticas públicas

Refletir sobre políticas públicas que contemplem ações sociais para essas pessoas é fundamental, pois elas necessitam de mais suporte para realizarem suas atividades e precisam de trabalho, saúde e educação.

O que é a Síndrome de Down?

A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética causada pela presença de um cromossomo extra no par 21, que afeta o desenvolvimento físico e cognitivo. Suas características mais marcantes incluem:

  • Comprometimento intelectual
  • Baixa estatura
  • Tônus muscular reduzido
  • Hipotonia de língua
  • Dificuldades motoras, de mastigação e de deglutição
  • Problemas na articulação da fala

A importância do suporte e da inclusão social

Com o apoio de uma equipe multidisciplinar e com os avanços tecnológicos, é possível que pessoas com SD vivam com qualidade de vida e sejam inseridas socialmente.

Estimulação precoce e atendimento multidisciplinar

Indivíduos com SD precisam ser estimulados desde cedo. As terapias e intervenções precoces ajudam a minimizar suas dificuldades. Eles precisam de atendimento de uma equipe composta por:

  • Médicos
  • Fonoaudiólogos
  • Fisioterapeutas
  • Terapeutas ocupacionais
  • Outros profissionais, conforme as necessidades

Educação e adaptações curriculares

Também se faz altamente relevante adaptações curriculares e a construção de um bom PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) pela equipe pedagógica das escolas que têm alunos com SD.

  • Necessidade do uso de material adaptado e concreto
  • Importância do apoio visual para facilitar a aprendizagem
  • Estratégias específicas para leitura e matemática

Desenvolvimento da linguagem e da comunicação

Ampliar o vocabulário e trabalhar as habilidades auditivas favorecem o desenvolvimento da linguagem e o aprendizado da leitura e escrita.

  • Crianças e jovens com SD desenvolvem seu vocabulário ao longo da vida
  • Experiências lúdicas, afetivas e motivadoras favorecem a comunicação

A música e a literacia como ferramentas de aprendizagem

A música e a literacia (habilidades de leitura e escrita) são ferramentas poderosas no processo de aprendizagem das crianças com SD, tanto na escola quanto em casa.

Estímulo no ambiente familiar

Se você tem um filho ou parente com SD, é fundamental incentivá-lo diariamente. Algumas práticas recomendadas incluem:

  • Estimular a comunicação
  • Demonstrar afeto e incentivo constante
  • Desenvolver habilidades por meio de atividades como massinha e papel picado

Conclusão

Todos aprendem no seu tempo, tanto no ambiente familiar quanto no escolar. O respeito ao ritmo de aprendizagem e a oferta de suporte adequado são essenciais para o desenvolvimento das pessoas com SD.

Luciana Cordeiro Felipetto é Fonoaudióloga Clínica e Educacional. Doutoranda e mestre em Ciências da Educação. Pós-Graduada em Psicopedagogia e Transtorno do Espectro Autista. Escritora de livros como “A descoberta do mundo das letras” e o “Girassol Azul”, ambos com a temática da inclusão. 

Informações

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