
No dia 21 de março comemoramos o Dia Mundial e Nacional da Síndrome de Down. Datas tão representativas como esta são criadas para lembrar a sociedade de que pessoas com deficiências não podem ser invisíveis e de que têm direitos e deveres como qualquer outra pessoa.
A importância das políticas públicas
Refletir sobre políticas públicas que contemplem ações sociais para essas pessoas é fundamental, pois elas necessitam de mais suporte para realizarem suas atividades e precisam de trabalho, saúde e educação.
O que é a Síndrome de Down?
A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética causada pela presença de um cromossomo extra no par 21, que afeta o desenvolvimento físico e cognitivo. Suas características mais marcantes incluem:
- Comprometimento intelectual
- Baixa estatura
- Tônus muscular reduzido
- Hipotonia de língua
- Dificuldades motoras, de mastigação e de deglutição
- Problemas na articulação da fala
A importância do suporte e da inclusão social
Com o apoio de uma equipe multidisciplinar e com os avanços tecnológicos, é possível que pessoas com SD vivam com qualidade de vida e sejam inseridas socialmente.
Estimulação precoce e atendimento multidisciplinar
Indivíduos com SD precisam ser estimulados desde cedo. As terapias e intervenções precoces ajudam a minimizar suas dificuldades. Eles precisam de atendimento de uma equipe composta por:
- Médicos
- Fonoaudiólogos
- Fisioterapeutas
- Terapeutas ocupacionais
- Outros profissionais, conforme as necessidades
Educação e adaptações curriculares
Também se faz altamente relevante adaptações curriculares e a construção de um bom PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) pela equipe pedagógica das escolas que têm alunos com SD.
- Necessidade do uso de material adaptado e concreto
- Importância do apoio visual para facilitar a aprendizagem
- Estratégias específicas para leitura e matemática
Desenvolvimento da linguagem e da comunicação
Ampliar o vocabulário e trabalhar as habilidades auditivas favorecem o desenvolvimento da linguagem e o aprendizado da leitura e escrita.
- Crianças e jovens com SD desenvolvem seu vocabulário ao longo da vida
- Experiências lúdicas, afetivas e motivadoras favorecem a comunicação
A música e a literacia como ferramentas de aprendizagem
A música e a literacia (habilidades de leitura e escrita) são ferramentas poderosas no processo de aprendizagem das crianças com SD, tanto na escola quanto em casa.
Estímulo no ambiente familiar
Se você tem um filho ou parente com SD, é fundamental incentivá-lo diariamente. Algumas práticas recomendadas incluem:
- Estimular a comunicação
- Demonstrar afeto e incentivo constante
- Desenvolver habilidades por meio de atividades como massinha e papel picado
Conclusão
Todos aprendem no seu tempo, tanto no ambiente familiar quanto no escolar. O respeito ao ritmo de aprendizagem e a oferta de suporte adequado são essenciais para o desenvolvimento das pessoas com SD.

Luciana Cordeiro Felipetto é Fonoaudióloga Clínica e Educacional. Doutoranda e mestre em Ciências da Educação. Pós-Graduada em Psicopedagogia e Transtorno do Espectro Autista. Escritora de livros como “A descoberta do mundo das letras” e o “Girassol Azul”, ambos com a temática da inclusão.