Está chegando uma data muito esperada pelas crianças: a Páscoa. Na escola, com sensibilidade, respeito às diferentes crenças, acolhimento, inclusão e flexibilidade, é possível abordar esse evento combinando diversão, aprendizado e desenvolvimento de habilidades.

Continue a leitura para descobrir exemplos de atividades de Páscoa para realizar junto aos alunos da educação infantil. De forma prática e lúdica, é possível engajar ainda mais as crianças. Confira!

Por que trabalhar a Páscoa na educação infantil?
Essa é uma data que traz consigo muitos simbolismos e atrativos para as crianças e a oportunidade de estimular capacidades e habilidades como:
  • colaboração;
  • empatia;
  • criatividade;
  • raciocínio lógico;
  • trabalho em equipe;
  • solidariedade;
  • comunicação.
Além disso, como muitas atividades de Páscoa são bastante práticas e demandam movimento (como pintura, desenho, brincadeiras dinâmicas, etc.), é possível também aprimorar a coordenação motora dos alunos, além de sua expressão artística. Desse modo, o aprendizado torna-se ainda mais divertido e engajador para as crianças.

Quais atividades de Páscoa podem ser realizadas na educação infantil?
Especialmente nessa primeira etapa da educação básica, o aprendizado ocorre de modo ainda mais descomplicado e significativo quando os alunos podem experimentar, criar e interagir de forma mais prática e lúdica com o conhecimento.

Com isso, a ludicidade tem um papel importante nos processos de ensino-aprendizagem da educação infantil, ajudando a tornar conceitos complexos e abstratos em experiências mais engajadoras e concretas para as crianças.

Nesse contexto, a Páscoa oferece a oportunidade de abordar diferentes temáticas interdisciplinares para estimular o interesse, a participação e o desenvolvimento dos alunos por meio de atividades de caráter lúdico.
A seguir, conheça cinco exemplos de atividades de Páscoa que podem ser realizadas na educação infantil:

1. Caça ao tesouro com pegadas de coelho
A busca por um tesouro é um tipo de atividade tradicional e que costuma estimular a atenção, a imaginação, o senso de aventura, a curiosidade e o envolvimento dos alunos.

Na Páscoa, uma possibilidade é transformar a sala de aula ou toda a escola em uma área de caça ao tesouro, com pegadas do coelhinho, mapas, recompensas e outros recursos que engajem os alunos.

Com essa atividade, é possível incentivar o trabalho em equipe, a cooperação, a lógica e a resolução de problemas de forma divertida.

2. Mosaico com cascas de ovos
Essa é uma atividade que contribui para trabalhar a expressividade, a sensibilidade artística e a criatividade dos alunos, em alinhamento às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Basta secar anteriormente as cascas de ovos e os alunos podem ajudar a pintá-las com tons diferentes e depois parti-las em pedacinhos menores. Então, todos podem criar sua mandala com esse material.

3. Contação de histórias
Nessa época, a contação de histórias pode ser temática. Algumas possibilidades de livros incluem:
  • O coelhinho Que Não Era de Páscoa, de Ruth Rocha;
  • O Coelhinho e o Pé de Cacau – um conto de Páscoa, de Ruth Salles;
  • As Travessuras de Pedro Coelho, de Beatrix Potter;
  • O Coelho Escutou, de Cori Doerrfeld;
  • Cadê Você, Coelhinho? Esconde-esconde, de Sam Taplin.
Outra alternativa é, junto com as crianças, criar uma narrativa com elementos que remetam à Páscoa ou pedir para elas inventarem o final de uma história.

Assim, é possível ampliar seu vocabulário e repertório cultural de modo divertido, estimular sua imaginação e criatividade, além da sua compreensão auditiva e empatia.

4. Horta com cenouras
Outra atividade prática de Páscoa é começar uma hortinha ou ampliar a já existente com o plantio de cenouras.

Além de divertida, essa atividade proporciona uma experiência sensorial bastante rica e promove o contato com a natureza.

A partir dela, é possível trabalhar diferentes temas com os alunos, como o que são vegetais, como os alimentos são cultivados, cores, habilidades iniciais em operações com números, além de senso de responsabilidade, cooperação e trabalho em equipe.

Ainda, processos como os de plantar, regar e cuidar da horta com cenouras contribui para o desenvolvimento motor das crianças.

5. Decoração de ovos
Para essa atividade de Páscoa, você pode utilizar tanto ovos cozidos quanto de plástico ou outros materiais. A decoração pode ser feita com tintas coloridas, pedacinhos de papel, adesivos, etc.

Essa será uma prática muito divertida e que estimula a criatividade, a imaginação, a coordenação motora fina, o compartilhamento, a paciência, a expressão artística e o raciocínio lógico das crianças.

Gostou deste conteúdo? Então, acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!

Informações

Pular para o conteúdo