
Vivemos em tempos nos quais a digitalização e a tecnologia estão cada vez mais presentes em nossas rotinas. E, no futuro, essa integração deve ser ainda mais acentuada. Por isso, nos últimos anos, a robótica e a programação se tornaram mais frequentes nas escolas.
Além de tornarem o aprendizado de outros conceitos mais divertido, elas contribuem para desenvolver habilidades muito importantes desde cedo.
Mas como tornar tudo isso mais engajador e lúdico para as crianças? Continue a leitura e confira nossas dicas.
O que é robótica nas escolas?
A robótica é uma área que abrange tópicos essenciais de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) por meio da programação e da operação de robôs para a execução de ações automatizadas.
Nas escolas, a robótica é uma oportunidade envolvente de desenvolver habilidades socioemocionais e de programação que ajudarão as crianças a navegarem em um mundo impulsionado crescentemente pela tecnologia.
Quais são os benefícios da robótica para crianças?
Há diversos benefícios proporcionados pela programação e robótica para crianças. Elas ajudam a introduzir conceitos científicos e tecnológicos de forma prática e divertida.
Além disso, é uma preparação importante para a atuação em sociedade e o futuro no mercado de trabalho, nos quais o domínio das tecnologias é cada vez mais indispensável.
Ainda, com as atividades voltadas à robótica e à programação, é possível desenvolver capacidades e habilidades como:
- criatividade: as crianças não apenas consomem tecnologia, jogos e outras aplicações, elas começam a aprender a criá-las;
- pensamento computacional: com a robótica e a programação, os alunos aprendem pensamento computacional, que permite desenvolver habilidades cognitivas, pensamento lógico e sequencial;
- colaboração: etapas ou esses trabalhos completos são realizados colaborativamente, em equipes, ajudando a desenvolver mais integração, cooperação e colaboração entre os alunos;
- comunicação: quando crianças pequenas aprendem a programar, elas aprendem a se comunicar com seus pares e com a tecnologia. Isso as ensina a decompor ideias complexas, organizá-las e compartilhá-las;
- pensamento algorítmico: a capacidade de definir etapas claras para resolver um problema também é estimulada.
Como trabalhar robótica e programação de forma divertida na educação infantil?
Iniciar a jornada da robótica para crianças pode ser uma aventura divertida para elas, ajudando a desenvolver novos aprendizados e suas potencialidades.
Para isso, é importante considerar ferramentas e abordagens adequados a cada faixa etária e ciclo, sempre tornando o processo de ensino-aprendizagem conectado aos objetivos pedagógicos e tornando os conteúdos e as aulas mais envolventes, acessíveis e dinâmicos.
Conheça algumas ideias para colocar tudo isso em prática:
Caça ao tesouro
Especialmente com as crianças menores e mais iniciantes, essa pode ser uma atividade para promover primeiros contatos e o desenvolvimento de pensamento algoritmo e computacional.
Afinal, as crianças precisarão seguir instruções, direções e uma sequência lógica nesse tipo de atividade.
Histórias para codificação
Junto a esse público, também é possível contar ou inventar histórias para criar codificação. Por exemplo: a abelha precisa encontrar pólen de uma flor, codifique o caminho para ela chegar lá.
Essa abordagem é simples e é uma maneira leve e lúdica de estimular habilidades essenciais para a compreensão de conceitos importantes que irão orientar as práticas de robótica e programação.
Programação de colegas
Outra possibilidade é utilizar materiais para que as crianças criem uma sequência de comandos (um código) para programar seus colegas.
Por exemplo: utilizar tampinhas coloridas e, para cada uma delas, programar uma ação (vermelho = passo para a esquerda; azul = passo para a frente; preta = passo para a direita, etc.). Então, o aluno pode receber desafios, como criar a programação para que o colega chegue até a porta, sente em uma cadeira, etc.
Montagem básica de robô
A partir de kits de robótica, como o Lego WeDo, é possível realizar a montagem de robôs de modo simples e apropriado para alunos da educação infantil.
Tudo é feito a partir de instruções fáceis e esse tipo de atividade proporciona, de modo divertido, o aprendizado de diversos conceitos e tecnologias, estimulando habilidades como as de resolução de problemas, colaboração, criatividade e pensamento crítico.
Programação a partir de blocos
Há diversas ferramentas de programação com blocos. O ScratchJr é uma delas, voltada especificamente para crianças programarem histórias interativas e jogos. Sua utilização é intuitiva e simples, basta arrastar blocos com símbolos para criar a programação.
Com isso, os alunos podem criar sequências de comandos para movimentar personagens e realizar outras ações.
Gostou deste conteúdo? Então, acesse o Blog da Planneta Educação e garanta hoje os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!