A importância da Matemática no cotidiano

O casamento, o enlace da Matemática com o entusiasmo é o desejo da maior parte do professorado que ministra essa disciplina, principalmente para os pequenos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

O conhecimento de conceitos matemáticos facilita a vida cotidiana, pois a mesma é permeada de números e raciocínios peculiares a esse domínio do conhecimento, além de outros, esta área está presente em nossas vidas desde a maternidade, visto que quando nascemos a primeira coisa que o médico faz é medir e pesar o bebê.

Prosseguindo, o dia a dia requer raciocínios e movimentos que demandam o conhecimento dessa área, seja em casa, na cozinha, nas farmácias, no posto de gasolina, no trato com contas bancárias, em resumo, alguma habilidade com a Matemática é quase condição sine qua non para se tocar a vida cotidiana.

O papel do professor nos anos iniciais

Isto posto, cabe ressaltar que o ofício de ensinar matemática nos primeiros anos é bastante significativo, pois na maior parte das vezes, determina como essa disciplina será acolhida pelos pequenos alunos nos anos subsequentes, ouso dizer, na sua vida quando adulto.

A infância como período de potencial

A infância é uma fase rica para ser trabalhada, pois o potencial está latente, pronto para ser semeado e no tempo futuro colher-se os frutos em variadas áreas da vida.

Recursos e estratégias pedagógicas

Nós professores temos em nossas mãos uma, chamemos assim, caixa de ferramentas muito rica recorrendo a ludicidade que desperta nos pequenos o gosto pelos ensinamentos.

Podemos recorrer a exemplos simples que fazem parte da vida do alunado, além de recorrer a contações de histórias e até mesmo a peças teatrais.

Temos um manancial de recursos para tornar o aprendizado da Matemática palatável desmistificando a ideia equivocada de que está disciplina é boa apenas para poucos privilegiados.

Que possamos usar as nossas peculiaridades para tornar o interesse do alunado instigante.

Que possamos ao longo dos anos modificar o quadro em que a aversão à Matemática seja substituída pelo gosto da mesma.

Márcia da Silva Martins é mestre em Matemática pela UFF. Entre os livros lançados está “Matemática se aprende brincando – humor, desafios e curiosidades, publicado pela Editora WAK.  

Informações

Pular para o conteúdo