Com a pandemia, os pais estão precisando lidar por mais tempo com os pequenos. E haja criatividade para fazê-los passar o tempo com tanta energia sobrando. Mas, melhorar ainda, é se você puder melhorar a criatividade deles. Dessa forma, há também uma melhora nos mais diversos aspectos do dia a dia, inclusive na aprendizagem.
Estimular a criatividade dos filhos em um momento em que eles não estão podendo ter contato com os amigos e nem podem sair de casa é uma tarefa desafiadora. Mas as famílias podem e devem fazer isso, afinal de contas, ser criativo é uma das habilidades necessárias para a vida.
E, para incentivar aprendizagem e a criatividade dos filhos em casa, eis abaixo uma lista com boas dicas que vão ajudar. Acompanhe!
5 maneiras de incentivar a criatividade e aprendizagem das crianças
1. Monte um ambiente propício
Um local que só tenha cores numa graduação de branco ao preto não é muito estimulante. Pois bem, então, o primeiro passo é criar um ambiente como esse: colorido, com brinquedos, música e tudo o que ajuda a imaginação.
Os pais podem utilizar o quarto da própria criança e adicionar um pouco de colorido. Podem por papel de parede, pintar uma ou duas paredes de uma cor mais alegre como amarelo, azul ou verde ou também colocar emborrachados coloridos no chão.
Isso, sem dúvida alguma, vai fazer com que as crianças tenham mais vontade de brincar naquele espaço e elas serão estimuladas pelo ambiente a terem boas ideias.
2. Incentive as perguntas
A maioria dos adultos não gosta quando as crianças começam a perguntar demais e todas elas passam pela tal fase dos “porquês”.
Os pais ou responsáveis costumam se irritar e pedem para a criança ir fazer outra coisa. Só que essa é uma forma errada de lidar com a questão. Afinal de contas, essas perguntas ajudam o filho a construir ideias e não as fazer pode desmotivá-lo e deixá-lo menos criativo, afetando a aprendizagem.
Pois bem, a família deve estimular essas perguntas e saber direcioná-las. É claro que algumas podem deixar os mais velhos constrangidos, mas o importante é responder dentro do possível. Dar a ideia de que fazer perguntas é errado é algo que não pode acontecer.
3. Monte um pequeno teatro
Que tal montar um teatro em que todos da casa são os personagens? Eles podem usar as roupas que já possuem, podem usar maquiagem, tinta e tudo o que precisarem para se transformarem em personagens e montar uma ótima história.
Essa história pode ser já pronta, pode ser uma fábula ou qualquer outra história já bastante conhecida. Ou, uma opção ainda melhor: deixar que os filhos montem a história. Quanto mais liberdade for dada a eles, mais a criatividade será estimulada.
4. Não ocupe o tempo do tédio
Ficar entediado parece uma coisa ruim não é mesmo? Principalmente quando se trata de crianças, porque elas estão sempre procurando algo para fazer.
Mas tentar, a qualquer custo, eliminar o tédio pode ser um erro. Na verdade, esse sentimento tem um papel importante em nossas vidas e é essencial que possamos reconhecê-lo desde novos. É justamente o tédio que nos ajuda a mudar alguma coisa.
É por causa do tédio que a criatividade aparece. A gente quer sair do tédio e, por causa disso, criamos ideias mirabolantes sobre o que pode ser feito para não permanecer na situação. Por isso, quando a criança estiver entediada é justamente o momento em que a mente dela começa a trabalhar para ser mais criativa.
5. Contar histórias usando diversos sentidos
Que tal tirar a história dos livros e colocar um pouco dela na vida real? É uma maneira muito fácil de estimular a criatividade e de divertir os filhos.
Por exemplo, se os pais pretendem contar a história de uma menina e no livro ela tem uma roupa a amarela, o filho também pode vestir uma roupa amarela, se ela está comendo biscoitos, o filho também pode comer biscoitos.
Outra coisa interessante são os sons e aí é possível usar a tecnologia. É possível encontrar na internet o som do mar, de uma explosão, de animais e tudo mais que você pensar. É possível dar vida às histórias dos livros e deixar a leitura muito mais animada. Tente!
Deixe a criança livre para fazer uma determinada tarefa ou para fazer escolhas. Essa liberdade de pensamento é essencial para estimular a criatividade e a aprendizagem dos filhos em casa. São habilidades que eles usarão para o resto da vida.
Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude diversas famílias que estão precisando de ideias para incentivar a aprendizagem das crianças em casa durante a pandemia!