O final do ano chegou e é hora de fazer o planejamento escolar para 2022. Desta vez, embora os passos sejam os mesmos dos outros anos, será preciso considerar o desafio da retomada das aulas presenciais depois que a pandemia foi controlada.
Afinal, embora parte das aulas presenciais tenha sido retomada em 2021, o momento é de adaptação. Além dos traumas consequentes da pandemia, que afetaram docentes, estudantes e demais integrantes do ambiente escolar, há ainda o fato de nem todos os alunos terem conseguido acompanhar, integralmente, o ensino remoto.
Diante desse cenário, será preciso ter mais cautela com algumas etapas do planejamento escolar. Veja alguns passos e dicas!
Material grátis: Currículo Escolar: como elaborá-lo e adaptá-lo à BNCC?
Qual o objetivo do planejamento escolar?
Antes de pensar nas etapas e dicas de um planejamento escolar, é preciso recordar a sua função. Afinal, isso ajudará a nortear o trabalho.
O planejamento escolar nada mais é do que um caminho traçado, que deverá ser percorrido pela instituição. Neste documento, estarão previstas ações, prazos e demais informações que deverão ser seguidas por todos.
Como é um documento abrangente, é importante que o planejamento escolar seja feito pela equipe. Afinal, vai ser preciso discutir o que foi feito, avaliar o que deu certo e determinar possíveis mudanças para adaptar o documento às necessidades de 2022.
O fato é que elaborar um bom planejamento, principalmente em um ano com tantas mudanças, pode ser um grande desafio. Assim, trata-se de um trabalho para ser feito com calma e discutido entre todos.
Saiba mais: Você faz isso nos registros e na documentação pedagógica do ensino remoto?
Como fazer o planejamento escolar passo a passo
Veja alguns passos importantes para elaborar o passo a passo de 2022.
Material grátis: Manual de implementação da BNCC!
Comece pela avaliação dos últimos anos
O primeiro passo é reunir a equipe e avaliar os últimos anos. Para fazer o planejamento de 2022, por exemplo, é indicado considerar 2020 e 2021. Afinal, foram períodos atípicos, que influenciaram muito nas atividades e no rendimento escolar.
É importante que os profissionais troquem experiências e discutam tudo. Posteriormente, esses dados devem ser considerados no início do novo planejamento escolar.
Revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP)
O planejamento escolar precisa estar alinhado ao projeto político pedagógico. Por isso, o segundo passo deve ser ter o cuidado de para que todas as ações propostas estejam de acordo com a BNCC e PPP.
Definição de metas
Uma vez que a avaliação dos anos anteriores tenha sido feita e que o PPP tenha sido considerado, é o momento de definir as metas. Nessa hora, evidentemente, deverão ser consideradas as áreas financeira, administrativa, referentes à gestão pedagógica, entre outras.
Resumidamente, nesta etapa são definidos objetivos a serem atingidos no próximo ano. Claro que isso poderá ser revisto posteriormente, dependendo do andamento geral. No entanto, ter as metas no planejamento escolar ajudará a equipe a focar em algo. Por isso, é preciso deixar esse campo do planejamento escolar claro.
Plano curricular geral e plano de aula
É hora de definir o plano curricular para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Posteriormente, se faz necessário estabelecer as regras e orientações para a elaboração dos planos de aula que, evidentemente, precisam estar alinhados à BNCC.
Capacitação
Algumas escolas costumam fazer também um cronograma de capacitação de docentes, que deve constar no planejamento escolar. Nesse caso, é preciso listar os cursos previstos, treinamentos e palestras.
Eles podem ser presenciais ou on-line. E, para 2022, comumente estão sendo considerados os treinamentos envolvendo o ensino híbrido e o uso de tecnologia tanto em sala de aula, quanto na comunicação com os pais.
Normas de convivência e uso dos espaços escolares
Neste ano, é preciso ter um cuidado especial com essa etapa, visto que algumas regras novas precisarão ser incluídas. Afinal, o uso de máscara, higienização das mãos, entre outros cuidados terão que fazer parte dessas regras.
Definição do calendário escolar, reuniões e eventos
Essa parte é muito importante e vai estabelecer o calendário que irá guiar toda a escola. Nessa fase, será preciso determinar as datas de:
- avaliações;
- períodos de recuperação;
- férias escolares;
- calendário para reuniões;
- datas de eventos e projetos.
Também é preciso considerar a carga horária, a distribuição de turmas, salas e materiais. Isso deixará o planejamento escolar mais completo e instrutivo.
É importante salientar que todos esses passos precisam considerar as peculiaridades do momento. Afinal, o ano de 2022 será para tentar recuperar parte do que foi perdido durante a pandemia.
Por isso, o planejamento escolar deve considerar essa retomada. Veja algumas estratégias que poderão ajudar a nivelar o conhecimento dos alunos e recuperar parte do que foi perdido.
Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!