alunos realizando atividade em um tablet

A rotina de ir para a escola acaba sendo parte da vida das crianças. Afinal, muitas delas frequentam creches desde bebês, enquanto outras com 4 aninhos já estão assistindo às aulas. Contudo, por mais que esse seja um hábito enraizado na rotina dos estudantes, há algo que é desafiador tanto para eles, quanto para os docentes: manter a atenção dos alunos!

Afinal, de nada adianta a criança estar presente, se não estiver aproveitando tudo o que está sendo feito em aula. E como o período de permanência na escola é longo, é comum que a atenção dos alunos se disperse.

Ao mesmo tempo, o docente precisa trabalhar para que isso não aconteça. Só assim conseguirá atingir os objetivos e melhorar o sistema de ensino e aprendizagem. Mas como fazer isso dar certo?

Para ajudar o professor nessa árdua tarefa, de manter a atenção dos alunos, separamos algumas dicas. Confira!

Baixe grátis: Como usar as Metodologias Ativas em benefício da escola!

 

Dicas de como atrair a atenção dos alunos durante as aulas

Veja algumas dicas de como manter a atenção dos alunos em sala de aula!

Baixe grátis: Gamificação no processo pedagógico!

 

Aproveite os primeiros minutos da aula

É comum que a primeira coisa que o professor faça durante a aula seja a chamada. No entanto, no geral, nesse momento os estudantes estão mais atentos e ativos. Por isso, pode ser uma boa hora para propor atividades diferentes ou até para fazer uma revisão rápida do conteúdo anterior e introduzir o novo. Uma dica é deixar a chamada para minutos antes do intervalo ou para o final da aula.

Leia também: Afetividade, interação e aprendizagem: reflexões sobre a importância do ambiente escolar!

 

Revisão

Por falar em revisão, ela costuma dar bons resultados e ajuda a manter a atenção dos alunos. Isso acontece porque, como são muitas horas de aulas e, muitas vezes, o estudante tem disciplinas diferentes durante o dia, pode acontecer dele esquecer a temática da aula.

Quando o professor usa uns minutinhos iniciais para citar os tópicos abordados anteriormente, o aluno revive o que foi feito. Dessa forma, ele consegue dar continuidade no aprendizado e acaba tendo mais facilidade de manter a atenção.

Leia também: Diferenças entre recuperação, reforço e recomposição de aprendizagens!

 

Diversidade

Outro ponto importante, e que deve ser considerado pelos docentes, é quanto à diversidade de material usado. Claro que a explicação do professor é essencial! Mas, quando são muitas horas de aulas assim, fica difícil manter a atenção dos alunos.

Por isso, é indicado diversificar o material usado. Parte da aula pode envolver livro. Já outra parte pode contar com o uso da lousa. Também pode ser aproveitado o computador ou qualquer outro dispositivo. Enfim, quando o material é diversificado, fica mais fácil despertar o interesse do discente.

Leia também: 4 ideias para usar a tecnologia na Educação Infantil!

 

Fora da sala de aula

A diversificação do tipo de conteúdo também pode ser feita ao realizar aulas práticas ou fora da sala. Embora muitos acreditem que esse tipo de alternativa é mais adequada para aulas de química e biologia, que usam laboratórios, a verdade é que qualquer disciplina pode adotá-la.

O professor de história, por exemplo, pode agendar visitas a museus ou prédios históricos da cidade, que tenham ligação com o tema da aula. Já o de matemática pode ir até a quadra ou a área externa da escola, para ensinar a medir a área, metragem, entre outros.

Leitura em grupo, no jardim da escola, pode ser uma opção para as aulas de português. Enfim, há uma série de atividades que podem ser feitas fora da sala e que despertam o interesse dos estudantes, algo essencial para manter a atenção dos alunos.

Leia também: Como as escolas podem explorar outros espaços além da sala de aula para promover o aprendizado.

 

Antecipe o tema

Dentre as atividades que devem ser feitas em casa, o docente pode também indicar um vídeo ou um texto e pedir para que os alunos assistam ou leiam. Esse conteúdo deve ser sobre o próximo tema que será abordado.,

No geral, isso ajuda a despertar o interesse e, consequentemente, colabora para manter a atenção dos alunos. Escolha vídeos curtos, para que não seja cansativo.

Leia também: Como melhorar a frequência escolar e aumentar o engajamento dos alunos!

 

Debate

Aproveite algo que está acontecendo na sociedade e que seja relacionado ao conteúdo, para promover debates. O professor de biologia, por exemplo, pode usar uma notícia de algum famoso que esteja realizando um tratamento, para falar sobre o funcionamento de um órgão ou até porque aquilo está acontecendo com a pessoa e debater o caso.

Já o professor de história pode aproveitar as eleições para abordar o seu conteúdo, ligando o que está sendo estudado ao dia de hoje e debater com os alunos sobre o tema. Seja qual for o foco, sempre pergunte o que eles acham e aproveite as opiniões para lançar informações novas para a turma.

Enfim, para manter a atenção dos alunos, é preciso despertar o interesse deles pelo conteúdo. Isso pode ser conquistado pela diversidade de maneiras de ensinar e também ao torná-lo protagonista do seu aprendizado. É isso que sugerem as metodologias ativas de ensino. 

Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!

Informações

Pular para o conteúdo