professora sorrindo com alunos pequenos ao redor de uma mesa

Você já avaliou quantas coisas uma criança pode aprender em uma roda de conversa? Quando participa desse tipo de atividade, ela precisa saber ouvir, considerar a opinião do outro, questionar, explicar o seu ponto de vista, argumentar, contar algo que viveu, descrever uma situação, entre outros. São muitos pontos que podem ser desenvolvidos por essa atividade, que é simples, mas oferece resultados positivos para os pequenos.

É por isso que a roda de conversa vem se tornando mais corriqueira na Educação Infantil. Afinal, embora o desenvolvimento da comunicação ainda esteja no início, é importante que elas saibam se expressar. E isso pode ser trabalhado com uma boa roda de conversa.

Dessa forma, se você é professor de Educação Infantil e ainda não trabalhou a roda de conversa com a sua turma, esse pode ser um bom momento para começar. Veja algumas dicas de como proceder e ter um bom aproveitamento ao trabalhar esse tipo de dinâmica!

Leia também: 5 maneiras de trabalhar as competências socioemocionais.

 

Como é uma roda de conversa na Educação Infantil?

A roda de conversa nada mais é do que um momento para trocar ideias. E isso vale também na Educação Infantil. Evidentemente que para que a atividade dê certo e surta o efeito desejado, o professor precisa considerar a idade e a fase de desenvolvimento da criança.

Mas seja qual for o caso, esse intercâmbio de ideias ajuda os pequenos a aprenderem a ouvir a opinião dos demais, a desenvolverem o senso de coletividade e a aprenderem a se comunicar melhor. Além disso, dá um espaço especial ao aluno, que sai do papel de ouvinte para se tornar um condutor da atividade.

No geral, a roda de conversa é trabalhada com um grupo de alunos maior. O professor estabelece as regras e só intervém quando necessário, com o intuito de dar espaço a todos e possibilitar que cada aluno seja compreendido.

Contudo, embora essa dinâmica seja a mais adotada em roda de conversa, quando as crianças são novinhas é preciso ajustar alguns pontos. Afinal, sozinhos eles não vão conseguir conduzir o diálogo.

Dessa forma, a roda de conversa na Educação Infantil precisa da ajuda do professor, para que o diálogo flua. Para isso, o docente precisa se planejar e estar pronto para orientar e retomar a conversa, evitando que ela fuja do tema central.

Além disso, o professor vai precisar se preparar para deixar a dinâmica mais atrativa. Afinal, crianças podem perder o interesse rapidamente. É preciso encontrar meios de fazer com que elas gostem de participar da roda de conversa.

Leia também: Dificuldades de socialização pós-pandemia: como ajudar os alunos?

 

Dicas para conduzir uma roda de conversa com crianças

A roda de conversa é uma aula diferente do dia a dia e, só por isso, pode empolgar os pequenos, pelo menos no início. Contudo, como o professor de Educação Infantil bem sabe, mantê-los envolvidos com qualquer dinâmica é um grande desafio. Por isso, é preciso fazer o possível para deixar a atividade divertida e prazerosa. Veja algumas dicas de como tornar esse momento mais interessante para os pequenos.

Leia também: Estresse na Educação Infantil: veja dicas de como apoiar os alunos!

 

Música para começar

Inicie a atividade cantando com as crianças. No geral, elas adoram e ficam muito animadas. Escolha algo bem divertido e alegre. Dê preferência às que eles fazem alguns gestos enquanto cantam como mover a cabeça ou bater palmas, por exemplo. Torne essa a musiquinha da roda da conversa, caso pretenda realizar a dinâmica mais vezes durante o ano. Assim, sempre que as crianças cantarem elas já vão entender que está chegando a hora de conversar em grupo!

Leia também: Atividades extracurriculares: benefícios e dicas para praticar com seus alunos.

 

Relembre o que foi vivido nos dias anteriores

Comece a conversa recordando as atividades dos últimos dias de aula e tudo o que eles aprenderam de novo. Apenas cite, para que os pequenos possam se lembrar. Peça para que eles também falem o que se lembram sobre o que estudaram ou sobre as atividades.

Caso tenha um feriado se aproximando, esse pode ser um bom tema para a roda de conversas. Estimule-os a contarem o que costumam fazer nessas datas. Deixe que se expressem.

Já se um coleguinha for fazer aniversário nos próximos dias, peça para que expressem o que desejam para o amiguinho e deixe que o tema “aniversário” flua na roda. Enfim, encontre um assunto envolvente, que todos possam participar.

Leia também: 4 ideias para usar a tecnologia na Educação Infantil.

 

Use elementos visuais

Apenas conversar pode não ser o suficiente para os pequenos ficarem atentos. Por isso, o professor pode fazer uso de recursos diversos como, por exemplo:

  • mostrar uma fotos sobre o tema proposto;
  • pedir para que desenhem sobre o que estão conversando;
  • mostrar um vídeo curtinho relevante;
  • pedir para que levem algo de casa que tenha relação sobre o tema da conversa como uma foto ou objeto, por exemplo. Nesse caso, é preciso mandar bilhete para os pais ou responsáveis, para que a dinâmica dê certo.

Baixe grátis: Guia da gamificação no processo pedagógico!

É possível, por exemplo, pedir para que levem um objeto antigo que tenha em casa e conversar com os pequenos sobre isso. Deixe que eles contem o que é o objeto e dialoguem.

Enfim, a roda de conversa é uma boa ferramenta para ser trabalhada na Educação Infantil. Afinal, ela colabora para o desenvolvimento de diversas habilidades.

No entanto, como tudo, deve ser bem planejada para que o objetivo seja alcançado. Afinal, despertar o interesse e manter as crianças conectadas é um grande desafio.

Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!

Informações

Pular para o conteúdo