Uma boa relação família e escola facilita o dia a dia da instituição e a troca de informações. Mas não é só isso. Quando esse relacionamento é bom, a criança também ganha e a aprendizagem tende a melhorar.
Tudo isso é possível graças ao suporte que o aluno passa a ter tanto em casa, quanto na escola. Afinal, quando a relação família e escola é bem trabalhada, as dificuldades e necessidades de cada discente acabam sendo compartilhadas. Assim, a criança tem o acompanhamento que necessita, tanto na instituição de ensino, quanto em seu lar, para melhorar o seu desenvolvimento.
Dessa forma, ao cuidar da relação família e escola, a instituição de ensino ajuda a melhorar a qualidade do processo educativo. Veja alguns cuidados simples e que podem fazer toda a diferença!
Leia também: 7 estratégias de ensino para auxiliar os familiares de alunos autistas!
Como melhorar a relação família e escola?
É importante que a instituição de ensino priorize a relação família e escola, para que possam oferecer uma educação melhor aos alunos. Para que isso seja possível, o primeiro passo é garantir que os pais se sintam bem na instituição e que percebam o quanto podem ser úteis. Para isso, é preciso ter um relacionamento constante e de troca. Veja algumas ações que podem colaborar para estreitar a relação família e escola.
Leia tambvém: A importância do apoio familiar na vida escolar do aluno!
Mostre o que está sendo feito
A adoção de metodologias ativas, o uso de tecnologia ou o foco no aluno como o protagonista, são temas familiares para os docentes. Afinal, há algum tempo isso vem sendo discutido e adotado na instituição. Mas será que os responsáveis pelos estudantes compreendem esses “novos tempos”.
Provavelmente, na maioria dos casos, a resposta é “não”. Boa parte dos familiares atua em outras áreas e não acompanham as mudanças pedagógicas. Assim, é comum que as pessoas pensem que tudo segue igual ao tempo em que elas foram alunas.
Dessa forma, por vezes podem não entender o uso do celular, a gamificação, entre outros recursos usados em aula. Sendo assim, o primeiro passo para estreitar a relação família e escola é informar!
Os responsáveis pelos alunos precisam estar cientes da metodologia adotada e do motivo dela ter sido escolhida pela escola. A escola deve apresentar o que é feito e planejado e mostrar a importância. Assim, os responsáveis pelos alunos ficarão mais confiantes no processo de ensino e também compreenderão como poderão ajudar o discente em casa.
Leia também: Atividades de Gamificação na Educação Infantil que todo educador deve conhecer!
Defina eventos com a presença da família
As reuniões de pais e mestres são essenciais, mas para melhorar a relação família e escola é preciso ir além. Os responsáveis pelos alunos devem ser incluídos em atividades rotineiramente. Isso ajuda a estreitar os laços e a aumentar os veículos.
Dessa forma, a escola pode criar um calendário de atividades, que incluam os pais. Isso pode acontecer mensalmente ou a cada bimestre, por exemplo.
E as opções são muitas como, por exemplo:
- Palestras com especialistas sobre um tema pertinente;
- O dia da saúde, que pode ser feito em parceria com a prefeitura e conte com aferição de temperatura, pressão, palestras, filmes informativos, entre outros;
- Festividades como o aniversário da escola ou festa junina;
- Feira de ciências, entre outros.
Leia também: Como as escolas podem explorar outros espaços além da sala de aula para promover o aprendizado!
Elaborar atividades coletivas
As atividades escolares também podem ser usadas para estreitar a relação família e escola. Para isso, os docentes podem desenvolver tarefas para casa que necessitem da participação, direta ou indireta, dos familiares.
É possível, por exemplo, pedir que os alunos façam uma redação sobre a profissão dos avós ou dos pais. O professor também pode pedir que entrevistem um membro da família sobre a sua rotina e debater isso em sala de aula, entre outros. Tarefas assim envolvem os familiares e ajudam no estreitamento das relações.
Leia também: Educação Parental: o que é e quais são os benefícios para os filhos?
Mantenha a comunicação em dia
Por fim, a relação família e escola requer uma boa comunicação. E isso é relativamente simples hoje em dia, visto que boa parte das pessoas tem acesso a recursos tecnológicos. Assim, seja por bilhete no caderno ou por mensagem no WhatsApp, mantenha uma comunicação com a família.
A escola pode enviar fotos de trabalhos feitos por alunos, por exemplo, uma vez ao mês, para o responsável pela criança. Também pode mandar bilhetes em datas importantes como, por exemplo, desejando boas férias, bom descanso ou feliz dia das mães.
Sempre que possível, enviar informações sobre o progresso do aluno, diretamente para o seu responsável, também é uma boa opção. Para isso, pode ser interessante a escola investir em um sistema de comunicação eficiente e seguro.
Enfim, a relação família e escola não pode ser abandonada e deve ser trabalhada no dia a dia. Veja algumas dicas de como incentivar a participação da família nas tarefas escolares.
Baixe grátis: Como melhorar a comunicação entre família e escola!
Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!