alunos em sala de aula escrevendo

Como saber se o aluno está conseguindo assimilar o conteúdo ou não? A avaliação escolar visa descobrir como cada um está absorvendo o conhecimento. Para isso, historicamente, os docentes elaboraram uma prova e davam notas, de acordo com as respostas.

Fossem elas dissertativas ou de múltipla escolha, muitas vezes, as provas eram a única avaliação escolar realizada para saber se o discente poderia ser aprovado ou não. Embora esse método ainda seja aplicado atualmente, muitos docentes e instituições de ensino estão reformulando esse sistema. Acessibilidade e uso da tecnologia fazem parte da mudança.

Veja quais são as tendências da avaliação escolar e descubra se é possível adotar alguma delas.

Leia também: A importância da avaliação na Educação Infantil!

 

Avaliação escolar: por que as provas tendem a permanecer?

Embora, no dia a dia, o professor possa notar a evolução do aluno e usar de outros meios para realizar a avaliação escolar, as provas, quase sempre, seguem sendo feitas. Os motivos para que elas não deixem de existir são variados.

Um deles é que quando o professor marca a data da prova, os discentes tendem a focar mais nos estudos. Muitas vezes, as horas que seriam usadas para jogar videogame, por exemplo, acabam, em partes, sendo destinadas aos estudos do conteúdo escolar.

E isso é muito positivo. Afinal, sozinho, muitas vezes o aluno não se interessa em estudar fora da escola. Sem contar que é comum que cada discente tenha mais afinidade com uma matéria do que com a outra. Sendo assim, se não houver nada que o estimule a estudar, é possível que ele foque em aprender apenas o que “gosta mais”. Contudo, no dia a dia, precisará do conteúdo de todas as disciplinas.

Leia também: Dicas para realizar a avaliação formativa a distância!

Assim, as provas acabam sendo uma maneira de incentivar o aluno a estudar o conteúdo abordado em aula. Além disso, esse tipo de avaliação escolar também pode servir de “termômetro para o docente”.

Com o resultado das provas, o profissional consegue identificar se a turma está conseguindo entender o conteúdo. Também consegue ver se há algum ponto que deixou todos em dúvida ou que não ficou bem esclarecido. Afinal, se a maior parte da sala errar uma questão específica, é provável que aquele tópico não tenha ficado claro para os estudantes.

Também acaba sendo interessante para avaliar mudanças em metodologias de ensino. Será que a alteração feita deu certo? Se os resultados da avaliação escolar melhorarem, há um indicativo de que benefícios tenham sido alcançados.

No entanto, ao mesmo tempo em que as provas acabam sendo tidas ainda como uma boa maneira de avaliação escolar, atualmente, há uma preocupação grande com a adequação dessa avaliação ao aluno. É preciso garantir que ela seja flexível e acessível a todos e é nesse ponto que as tendências devem ser consideradas!

Leia também: A importância da avaliação na Educação Infantil!

 

Tendências para avaliações em 2023

Entendendo que a avaliação escolar é necessária e que as provas fazem parte dela, veja algumas mudanças que estão, pouco a pouco, sendo adotadas.

Leia também: Diferenças entre recuperação, reforço e recomposição de aprendizagens!

 

Acessibilidade

As provas podem ser usadas, mas é preciso sempre lembrar que as avaliações precisam ser acessíveis a toda turma. Sendo assim, é preciso oferecer prova em braile ou usar ferramentas tecnológicas que transformem o texto em fala, para que o aluno que não enxerga possa fazer.

Também é preciso oferecer impressões em letras maiores, para aqueles discentes que têm alguma deficiência de visão. Enfim, esses são alguns exemplos que, resumidamente, mostram que a avaliação escolar precisa ser acessível.

Leia também: Luta da Pessoa com Deficiência: Luta, Força, Justiça, Ação, Educação, Coragem e Coração!

 

Prova Inteligente

Com o uso da tecnologia, é possível fazer uso de um sistema que identifique alguns pontos fracos nas avaliações anteriores feitas pelo aluno. Esse mesmo sistema lança as questões, que foram elaboradas pelo professor, e formula uma prova para cada estudante.

A tecnologia considera as dificuldades apresentadas na avaliação escolar anterior e retoma o mesmo tema. As novas avaliações consideram os pontos fracos dos alunos. Com isso, o estudante é estimulado a desenvolver as habilidades ou conhecimentos nos assuntos que têm mais dificuldade.

Leia também: 4 ideias para usar a tecnologia na Educação Infantil!

 

Flexibilidade

Com o uso da tecnologia, o estudante pode optar por fazer uma prova escrita, na escola, ou em casa. Para isso, basta agendar a data e horário e fazer a prova pelo computador.

Isso ajuda a tornar a avaliação escolar menos estressante. Dessa forma, o sistema acaba sendo mais eficiente, visto que sem o estresse há uma tendência do aluno conseguir demonstrar tudo o que realmente aprendeu.

Mesmo com todas essas tendências, o docente também deve ficar atento às avaliações diagnóstica, formativa e somativa.

Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!

Informações

Pular para o conteúdo