Professora orientando duas aluna na utilização de um tablet

Em seu texto, a Base Nacional Comum Curricular já trazia diretrizes importantes sobre a utilização da tecnologia como uma das competências a serem trabalhadas na Educação Básica, além de outros temas relevantes como a inclusão digital e novas tecnologias. Adicionalmente, temos também a BNCC da Computação.

A BNCC da Computação, como é conhecida a normatização desenvolvida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), orientou a implementação da Base, mas só foi homologada em 2022. Esse documento estabelece normas relativas ao ensino de computação ao longo da Educação Básica no país.

Para compreender mais sobre o assunto, continue a leitura. A seguir, entenda mais sobre a BNCC da Computação e como adequar sua escola às suas normativas.

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O que diz a BNCC da Computação?

O parecer CNE/CEB 2/2022, homologado pelo Ministério da Educação, apresenta a resolução que estabelece diretrizes que definem o ensino de computação nos anos de Educação Básica.

Assim, há uma complementação do que já era abordado no texto da BNCC com normas e maior detalhamento.

A partir disso, iniciativas de formação dos educadores, de adequação curricular e elaboração e disponibilização de recursos didáticos devem ser criadas, o que gera a demanda para que as escolas adaptem aulas, currículos, práticas pedagógicas e avaliações de acordo com a BNCC da Computação.

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Como se adequar à BNCC da Computação?

A seguir, saiba mais sobre algumas orientações e dicas para fazer adequações considerando a BNCC da Computação em sua escola.

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1. Tenha atenção à etapa dos alunos

A BNCC da Computação traz diferentes orientações que variam conforme cada etapa da Educação Básica.

Sendo assim, por exemplo, para o Ensino Fundamental, a computação deve ser trabalhada como uma maneira de explicar nosso mundo atual, estimular uma visão crítica e uma compreensão dos impactos na sociedade e no meio ambiente.

Já ao longo do Ensino Médio, ela deve ser tida como uma ferramenta para o desenvolvimento de projetos e para que os alunos tomem ações e ajam colaborativamente.

Dessa forma, é essencial compreender essas diferenças para fazer as adequações seguindo as diretrizes corretas da BNCC da Computação.

2. Desmistifique o pensamento computacional

Antes mesmo de analisar a inserção das ferramentas em si, é importante considerar como trabalhar alguns conceitos-chave da BNCC da Computação.

Um deles diz respeito aos mitos em torno do pensamento computacional. É comum que se associe ele diretamente com dispositivos e programação. No entanto, em seu cerne, ele abrange primeiramente a mentalidade computacional que se relaciona ao pensamento crítico e permite a resolução de problemas e que dialoga com o pensamento matemático.

Explorar esses conceitos e incorporá-los em atividades relacionadas a projetos e desafios pode ser uma maneira eficiente e engajadora de aplicar a BNCC da Computação na sua escola.

Com as crianças, isso pode ser explicado exemplificando como atividades cotidianas como preparar uma receita, montar um prédio com blocos de pecinhas, costurar e tantas outras envolvem o pensamento computacional.

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3. Trabalhe os pilares do pensamento computacional

O pensamento computacional tem em sua base quatro pilares que podem ser trabalhados ao adequar sua escola à BNCC da Computação. São eles:

  • Decomposição: relacionado à divisão de um problema em partes menores e mais facilmente gerenciáveis para a sua resolução.
  • Reconhecimento de padrões: associado à identificação de semelhanças e aspectos compartilhados entre diferentes questões e problemas para facilitar e agilizar a sua solução.
  • Abstração: funciona como uma espécie de filtro para ajudar a classificar dados e informações essenciais para a resolução de um desafio.
  • Algoritmo: diz respeito à criação de instruções para resolver um problema ou executar determinada atividade.

4. Seja interdisciplinar

O conceito de interdisciplinaridade perpassa toda a Base. E orienta também a BNCC da Computação.

Integrar teoria e prática associadas à computação a outras áreas e projetos conjuntos pode tornar a experiência mais significativa para os alunos e o conhecimento mais aplicável.

Isso pode ser algo muito simples, como, por exemplo, elaborar desafios de produção textual com emojis ou facilitados por Inteligência Artificial, alinhando as atividades a objetivos como os de conhecimento de escrita compartilhada e ao eixo de Cultura Digital trazidos pela BNCC da Computação.

Ou, ainda, propor a criação de um projeto com a história da comunidade ou contando um fato histórico a partir da narrativa criada pelos estudantes, a partir de recursos como aplicativos para desenvolver o projeto e trabalhar a habilidade de utilizar diferentes ferramentas computacionais para a criação de conteúdo pelos alunos.

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5. Combine a BNCC da Computação com metodologias ativas

Há muito que pode ser explorado para gerar ganhos para o aprendizado dos alunos aplicando a BNCC da Computação juntamente com metodologias ativas.

Práticas envolvendo a resolução de problemas, a colaboração em projetos, a criação de soluções e outras podem ser associadas ao pensamento computacional e viabilizadas com ferramentas digitais.

Há muitas maneiras e caminhos para adequar sua escola à BNCC da Computação. Descubra mais sobre essas possibilidades e outros assuntos relevantes, acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!

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