Crianças de braços abertos e sorrindo

Conheça exemplos de dinâmicas para realizar no retorno às aulas das turmas de Ensino Fundamental.

A volta às aulas é um momento que combina diversos tipos de sentimentos, da ansiedade à expectativa, da alegria ao receio. Além disso, ele marca diversas mudanças, novidades e reencontros no Ensino Fundamental.

 

Por tudo isso, é importante planejar uma fase de adaptação e de acolhimento, incluindo desde o primeiro dia para receber os alunos novos e os que estão retornando.

 

Uma das maneiras de fazer isso é utilizar dinâmicas que contribuam para, entre outras coisas, facilitar esse momento inicial, deixar todos mais confiantes e à vontade e começar a integrar a turma. Continue a leitura para conhecer algumas ideias desse tipo de dinâmica para a volta às aulas.

 

Inspire-se com essas 6 dinâmicas de retorno às aulas no Ensino Fundamental

 

Ao elaborar planos de aula para o novo ano letivo, pode ser tentador aproveitar desde o primeiro instante para trabalhar os objetivos pedagógicos, o desenvolvimento cognitivo dos alunos e focar em atividades mais expositivas para vencer todos os conteúdos do ano.

 

No entanto, vale a pena reservar um tempo para explorar metodologias ativas, que tornem os alunos protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, para estimular o desenvolvimento de competências socioemocionais e, claro, para promover atividades divertidas de volta às aulas para manter os alunos mais engajados, confiantes e integrados desde o início.

 

Baixe gratuitamente: Como usar as Metodologias Ativas em benefício da escola

 

Com as dinâmicas, você também pode conhecer melhor seus alunos e eles conhecerem melhor você, o que irá facilitar as interações e fornecer uma base para personalizar atividades, adaptar propostas, etc.

 

Então, é hora de descobrir alguns exemplos para se inspirar e adaptar em sua escola ou rede:

 

1. Quem é o professor?

 

Esta dinâmica para o Ensino Fundamental é bem simples: basta escrever em pedaços de papel ou no quadro algumas frases verdadeiras e falsas sobre você. Por exemplo, você pode escrever: “sou vegetariano”, “tenho dois gatos”, “nasci no Rio de Janeiro”, “detesto refrigerante”, etc.

 

Então, peça para os alunos adivinharem quais afirmações são verdadeiras ou falsas. Essa é uma forma rápida, simples e divertida de quebrar o gelo no primeiro dia entre o professor e os alunos e promover uma interação positiva.

 

Leia também: Volta às aulas: dicas para receber bem professores e alunos

 

2. Encontre um colega que…

 

Esta dinâmica ajuda a apresentar as crianças umas às outras e a fornecer uma base para futuras conversas, interações e amizades em sala de aula.

 

Ela é simples: você escreve algumas características e distribui os papeizinhos entre os alunos. Cada um deve começar com “Encontre um colega que…”, adicionando, por exemplo: que goste de chocolate, que more em uma casa amarela, que tenha um cachorro, que goste de videogame, que não goste de beterraba, etc.

 

Então, cada um deve procurar alguém que se encaixe naquele critério. Ao longo da dinâmica, diversos diálogos devem ocorrer, inclusive, com quem não tem a característica buscada, ajudando a desenvolver empatia e a conhecer mais sobre os novos colegas.

 

3. Não deixe o balão cair

 

Se o objetivo é estimular a colaboração e a cooperação, esta é uma boa proposta de dinâmica para o Ensino Fundamental.

 

Nela, a turma é distribuída em grupos, para os quais será entregue um balão (já cheio ou a encher). Cada grupo deverá escrever um nome ou número no balão recebido.

 

Então, todos os balões são jogados para cima e os grupos têm o desafio de manter o seu no ar pelo maior período possível. É possível que, durante a atividade, alguns alunos tentem sabotar o balão dos seus colegas. É interessante, ao final, debater sobre isso, se o grupo atuou em conjunto ou isoladamente, entre outros tópicos.

 

Leia também: Aprendizagem Cooperativa: características, benefícios e a importância na vida dos alunos

 

4. Conheça seus colegas!

 

Nesta dinâmica, habilidades sociais são estimuladas, demonstrando a importância de ouvir com atenção os colegas. Ela também ajuda a integrar os alunos e a gerar um estímulo para novas conversas.

 

E é uma atividade bastante simples de realizar: um objeto (como um estojo ou apagador) é passado de mão em mão em uma roda. O aluno que estiver com ele deverá falar o seu nome e contar algo sobre si mesmo (filme preferido, personagem que não gosta, lugar que quer conhecer, etc.).

 

Após todos participarem, sem aviso prévio, o professor inicia uma nova rodada, agora, quem fica com o objeto deverá contar o que o colega ao seu lado direito havia compartilhado.

 

Leia também: 5 maneiras de trabalhar as competências socioemocionais

 

5. Temos algo em comum!

 

Esta é outra possibilidade de dinâmica para ajudar os colegas a conhecerem-se e a formarem vínculos.

 

Ela inicia com a organização de pequenos grupos. Cada um terá um tempo determinado para encontrar três coisas em comum entre seus participantes (por exemplo, todos gostam de matemática ou todos adoram jogar Minecraft).

 

Depois, cada grupo compartilha essas semelhanças com a turma e procura novos membros para o seu grupo a partir dessas preferências e características.

 

6. Cápsula do tempo

 

Essa é uma dinâmica que pode funcionar melhor com as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental.

 

Ela consiste em criar uma cápsula do tempo dos alunos. Para isso, cada um deve escrever um ou mais objetivos que buscarão realizar ao longo do ano letivo.

 

No último dia de aula, a cápsula é aberta e cada bilhetinho devolvido aos alunos, permitindo que eles vejam o quanto aprenderam, cresceram e conquistaram ao longo daquele período.


Gostou dessas ideias de dinâmicas para as turmas de Educação Básica? Confira outras inspirações, acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!

Informações

Pular para o conteúdo