Este é o mês especialmente dedicado a um olhar ainda mais cuidadoso e a ações de conscientização e promoção da atenção integral a gestantes, bebês e crianças de até seis anos. O Mês da Primeira Infância, ou Agosto Verde, tem um importante papel para trazer à pauta esse período tão essencial para o desenvolvimento integral da criança.

Essa etapa é marcada pela aprendizagem acelerada de competências e habilidades cognitivas, emocionais e sociais que impactarão no presente e no futuro dos alunos.

Por isso, que tal compreender mais sobre o tema? Continue a leitura para saber mais sobre o Agosto Verde, a importância da Primeira Infância e o papel crucial da creche, da escola e dos educadores.

O que é e quando surgiu o Mês da Primeira Infância?

Mais de três décadas após tornar-se o primeiro país latino-americano a contar com uma legislação específica para os direitos dos jovens menores de idade – o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) –, o Brasil se destacou novamente por um novo dispositivo jurídico voltado a essa proteção.

A Lei nº 14.617, sancionada em 11 de julho de 2023, instituiu o Mês da Primeira Infância, com o objetivo de valorizar, proteger e promover os direitos das crianças de até seis anos de idade, mobilizando governo e sociedade quanto à importância dos cuidados nesse período de vida para garantir o desenvolvimento integral da criança.

Também conhecida como Agosto Verde, a iniciativa busca, ainda, sensibilizar e conscientizar famílias, organizações públicas e privadas, escolas e a sociedade em geral sobre questões como:

  • fortalecimento de vínculos afetivos e relações saudáveis com as crianças;
  • importância da imunização e da nutrição adequada na Primeira Infância;
  • prevenção de acidentes;
  • direito de brincar;
  • necessidade de realização de investimentos intersetoriais voltados à infância.

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Por que a Primeira Infância é tão importante?

Este é o período de maior potência e intensidade do desenvolvimento humano. É na Primeira Infância que se forma a base para o desenvolvimento socioemocional, físico e cognitivo da criança.

É aqui que o cérebro forma a boa parte das conexões neurais fundamentais para o aprendizado, a memória, a linguagem e outras importantes funções que impactarão ao longo de toda a vida.

Por esse motivo, essa fase é considerada uma janela importante de oportunidades para criar e fortalecer vínculos afetivos e habilidades e competências.

Uma Primeira Infância adequada e saudável também exerce impacto no desempenho escolar, na saúde integral, na capacidade de manter relações e no futuro profissional da criança.

Por tudo isso, iniciativas como o Agosto Verde procuram gerar impacto positivo no hoje e no amanhã, buscando romper ciclos de desigualdade e promover o desenvolvimento dos cidadãos e da sociedade.

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Panorama da Primeira Infância no Brasil

Conforme dados do IBGE, há 18.117.158 crianças na Primeira Infância no Brasil – representando 8,92% da população no país.

Já de acordo com um estudo realizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e pelo Datafolha, somente 15% das pessoas no Brasil reconhecem a Primeira Infância como o período mais importante para o desenvolvimento humano. De fato, 42% dos entrevistados desconhecem, inclusive, esse termo e somente 2% identifica corretamente a sua faixa etária correspondente.

Ainda segundo esse estudo, apenas 14% das pessoas entrevistadas considera como fundamental frequentar creches e pré-escola nessa etapa.

Dados como esse demonstram a relevância de iniciativas como o Mês da Primeira Infância para compartilhar informações, ampliar a conscientização e gerar transformações na educação e no cuidado com as crianças no Brasil.

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O importante papel das creches e escolas na Primeira Infância

A partir da instituição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi adicionada ainda mais clareza sobre os direitos de aprendizagem das crianças, evidenciando o papel estratégico das creches e escolas para impulsionar esse aprendizado e para fornecer um espaço adequado e seguro para apoiar o desenvolvimento integral dos alunos.

A BNCC na Educação Infantil apresenta seis direitos de aprendizagem essenciais:

  • conviver;
  • brincar;
  • participar;
  • explorar;
  • expressar;
  • conhecer-se.

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Além disso, a Base estabelece a necessidade de haver intencionalidade pedagógica, inclusive, em momentos de cuidado, criando experiências que auxiliem no desenvolvimento pleno das crianças.

Outro papel importante dessas instituições nessa etapa é manter uma ponte com os familiares e responsáveis e pelos serviços públicos, buscando garantir o suporte e acesso adequado aos recursos necessários para promover o desenvolvimento saudável e equitativo das crianças.

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