A rotina dos professores é intensa e repleta de desafios. Planejar aulas, corrigir atividades, registrar avaliações, manter contato com familiares, buscar novas estratégias para engajar os alunos: tudo isso demanda organização e tempo.

Nesse cenário, os aplicativos demonstram ser grandes aliados, ajudando a trazer mais agilidade, produtividade e eficiência para o dia a dia do professor. Há opções que contribuem para as mais diversas finalidades, desde o planejamento de aulas até o acompanhamento da aprendizagem.

A seguir, conheça oito aplicativos que podem transformar o seu dia a dia. Descubra como utilizá-los para facilitar tarefas e tornar sua rotina mais prática e assertiva.

Aplicativos que facilitam a organização da rotina dos professores

Conheça oito apps que ajudam o professor a ter uma gestão do tempo mais otimizada, com mais autonomia, facilidade e praticidade em suas atividades e planejamentos:

  1. Google Classroom

O Google Classroom é uma das soluções mais completas para auxiliar no dia a dia do professor. Entre outras coisas, ele permite criar turmas virtuais, distribuir atividades, acompanhar prazos e dar feedback de forma rápida.

Além disso, ele se integra com outras ferramentas do Google, como Docs e Apresentações. Isso torna a organização centralizada e facilita a criação e o compartilhamento de materiais e atividades.

Leia também: 4 ideias para usar a tecnologia na Educação Infantil

  1. Canva for Education

O Canva for Education é uma versão gratuita e ampliada desse editor gráfico. Ele possibilita que professores e alunos criem apresentações, cartazes, montagens, jogos, murais e diversos tipos de materiais visuais com facilidade, sem precisar de conhecimentos avançados.

Ele pode ser um recurso útil para ajudar a estimular a criatividade, diversificar atividades e materiais pedagógicos e para incentivar a colaboração entre os alunos em projetos coletivos.

  1. Kahoot!

O Kahoot! é um aplicativo que transforma a sala de aula em um ambiente gamificado e divertido. O app permite que o professor crie atividades interativas, com perguntas de múltipla escolha que os alunos podem responder pelo celular, tablet ou computador.

Além de revisar conteúdos de forma leve e dinâmica, o Kahoot! contribui para estimular o raciocínio rápido, a concentração e o trabalho em equipe, podendo, ainda, ser utilizado em avaliações formativas.

  1. Trello

Para lidar com as diversas tarefas da rotina, o Trello é um grande aliado dos professores. Essa solução funciona como um quadro digital de organização, no qual é possível criar listas, tarefas e gerenciar prazos.

Por isso, esse aplicativo pode ser utilizado para ajudar a:

  • planejar aulas;
  • registrar compromissos;
  • acompanhar o andamento de atividades e o progresso de projetos;
  • organizar o calendário escolar;
  • planejar projetos interdisciplinares com outros docentes.

Descubra mais: BNCC: o papel da tecnologia e os desafios de implementação

  1. Padlet

O Padlet é um aplicativo que permite criar murais digitais interativos, nos quais alunos e professores podem postar textos, imagens, links, vídeos ou áudios em tempo real.

Na prática, ele funciona como um quadro colaborativo online, ótimo para anotar ideias e sugestões, para organizar debates ou fazer registros de projetos e atividades presenciais, híbridas ou remotas.

Uma possibilidade prática é utilizar o Padlet como uma espécie de diário de aprendizagem coletivo, com cada aluno compartilhando reflexões sobre o que aprendeu, promovendo protagonismo e troca de experiências.

  1. Notion

O Notion é um aplicativo que pode ser utilizado para diversas finalidades, combinando blocos de texto, tabelas, listas e bancos de dados em um único espaço.

Ele pode ser usado, por exemplo, para registrar planos de aula, acompanhar o desempenho dos alunos e armazenar referências pedagógicas.

Saiba mais: O presente e o futuro das Tecnologias Educacionais nas escolas

  1. Genially

O Genially é uma das soluções mais completas para criação de conteúdos interativos. Ele permite que o professor desenvolva apresentações animadas, jogos educativos, quizzes, infográficos interativos e até escape rooms virtuais para atividades gamificadas, tudo com grande apelo visual e sem precisar utilizar programação.

Por isso, esse aplicativo contribui para transformar atividades tradicionais em experiências mais dinâmicas e participativas para os alunos.

Um exemplo prático de atividade facilmente desenvolvida com o Genially é a criação de um “jogo de investigação” sobre algum assunto estudado, convidando os alunos a resolverem desafios dentro do Genially para avançar, revisando e mobilizando seus conhecimentos de forma divertida, significativa e engajadora.

Baixe grátis: Gamificação no processo pedagógico!

Informações

Pular para o conteúdo