Soluções
educacionais

+ INTERAÇÃO

No contexto da Educação contemporânea, a interação entre os alunos é fundamental para potencializar as aprendizagens e desenvolver as competências socioemocionais, tecnológicas e do conhecimento.

Grupo de estudantes com as mãos unidas em gesto de comemoração.
Ilustração em 3D composta por objetos educacionais como: computador, livros, lápis, calendário, lâmpada, e relógio.

AVA - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

O Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma plataforma que permite a aprendizagem on-line por meio de ferramentas que potencializam a tecnologia e propiciam um espaço virtual com diversos recursos para gerar engajamento, motivação e aprendizado. 

Elaborado para ajudar professores a garantir um ensino on-line significativo e de qualidade, o AVA permite o acompanhamento constante do progresso dos estudantes. Esta ferramenta pode ser usada para atividades unicamente a distância ou no ensino híbrido.

APRENDIZAGEM MÃO NA MASSA

A aprendizagem mão na massa hoje é uma das ferramentas que proporcionam ambientes colaborativos e criativos onde os alunos têm a oportunidade de explorar, criar, prototipar e aprender a partir da experimentação e do trabalho em equipe. Espaços mão na massa podem ter estruturas e formatos variados, atendendo a demandas específicas, ressignificados para a cultura e o impacto local.

Ilustração em 3D de menino em sala de aula com a mão levantada

+ INOVAÇÃO

A inovação não está no uso dos recursos tecnológicos, e sim na interface entre tecnologia e metodologias eficazes, que integram pessoas e promovem o aprendizado colaborativo. 

Grupo de crianças em aula de robótica, interagindo com um tablet.
Ilustração em 3D de um robô segurando uma lâmpada.

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

A tecnologia educacional tem se tornado cada vez mais importante no processo de ensino e aprendizagem, pois oferece diversas ferramentas e recursos que podem tornar a educação mais eficiente, envolvente e personalizada, enriquecendo o conteúdo didático, tornando-o mais visual e interativo, oferecendo oportunidades de aprendizagem personalizada, adaptando o ritmo e o estilo de aprendizagem de cada aluno. Além disso, a tecnologia educacional pode tornar o aprendizado mais acessível, permitindo que os alunos aprendam em seu próprio tempo e espaço, independentemente de sua localização.

Os recursos tecnológicos são associados aos objetivos pedagógicos e, dessa forma, a tecnologia se torna um meio para a difusão do conhecimento, e não uma ferramenta isolada no processo de ensino e aprendizagem.

+ INCLUSÃO

Na busca por uma sociedade mais inclusiva, é preciso dar valor à diversidade, levando em consideração as características de cada indivíduo. É papel da escola oferecer um ambiente que propicie o respeito às diferenças e a troca de experiências

Criança desenhando com tintas guache.
Ilustração em 3D de livros e um mouse.

TECNOLOGIAS, SERVIÇOS E FORMAÇÃO EM PRÁTICAS INCLUSIVAS

As práticas inclusivas na escola buscam garantir que todos os alunos, independentemente de suas características individuais, tenham acesso a uma educação de qualidade e possam participar plenamente do ambiente escolar. Algumas práticas inclusivas na escola podem incluir:

Ícone de check.

Adaptações curriculares: adaptar o currículo para atender às necessidades individuais dos alunos, garantindo que todos tenham acesso às mesmas oportunidades educacionais.

Ícone de check.

Acessibilidade: garantir que a escola seja acessível a todos os alunos, incluindo aqueles com deficiências físicas ou cognitivas, através de rampas, elevadores, banheiros adaptados, entre outros recursos.

Ícone de check.

Inclusão de alunos com deficiência: garantir que alunos com deficiência tenham acesso a recursos e suportes necessários para participar plenamente do ambiente escolar, incluindo acompanhamento por professores especializados e recursos tecnológicos.

Ícone de check.

Ambiente acolhedor: criar um ambiente escolar acolhedor e respeitoso, onde a diversidade é valorizada e a inclusão é incentivada.

Ícone de check.

Formação de professores: oferecer formação para professores e outros profissionais da escola sobre práticas inclusivas, para melhor atender às necessidades dos alunos e garantir um ambiente inclusivo.

+ ESTRATÉGIA

Mais do que pensar em ações operacionais, é fundamental investir em questões estratégicas que envolvam diagnósticos e planejamentos para atingir resultados que façam a diferença no contexto escolar.

Grupo de crianças de diversas etinias abraçadas contentes.
Ilustração em 3D de alvo e flecha.

SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR (GESTÃO FÁCIL)

É um recurso que tem como objetivo agir nas especificidades. Por meio de um criterioso levantamento das necessidades dos usuários, adequam-se os processos manuais aos meios digitais através de uma plataforma tecnológica de apoio ao gestor educacional, que permite o acesso a diversas informações da rede de ensino de maneira ágil, organizada e confiável.

INFRAESTRUTURA E CONECTIVIDADE

Além de equipamentos, é necessário oferecer uma infraestrutura completa que garanta o perfeito funcionamento dos recursos tecnológicos e que favoreçam o trabalho pedagógico.

Os equipamentos fornecem aparato tecnológico aos gestores, professores e alunos, capaz de proporcionar o pleno acesso a computadores, periféricos, sistemas operacionais, redes de dados e Internet.

Ilustração em 3D de satélite.

+ RESULTADO

Na busca por uma sociedade mais inclusiva, é preciso dar valor à diversidade, levando em consideração as características de cada indivíduo. É papel da escola oferecer um ambiente que propicie o respeito às diferenças e a troca de experiências

Grupo de crianças sorrindo em um corredor de escola.
Ilustração em 3D de estrela.

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

A avaliação da aprendizagem é fundamental para o processo educacional, pois permite a mensuração do desempenho do aluno em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos, bem como o acompanhamento do progresso do estudante ao longo do tempo, permitindo ao professor tomar decisões com base na individualidade dos alunos, identificando pontos fortes e fracos do aluno, bem como habilidades que precisam de mais atenção e aperfeiçoamento.

Dessa forma, os professores podem adaptar sua metodologia de ensino e criar estratégias para atender às necessidades individuais dos alunos, garantindo uma aprendizagem mais efetiva e personalizada.

PLATAFORMA DE GESTÃO DE DADOS EDUCACIONAIS

O PGAD é uma plataforma tecnológica de gestão de dados educacionais multicurriculares que possui inteligência de dados e analiticidade, proporcionando uma série de diagnósticos personalizados.

Os dados das avaliações são a base para a construção de relatórios diagnósticos personalizados que monitoram a evolução educacional dos estudantes.

Como suporte e apoio às redes educacionais, promovemos uma formação de professores para a utilização plena de todas as funcionalidades da plataforma.

O PGAD pode ser utilizado para todos os níveis de ensino e para todas as áreas do conhecimento.

Criança sorridente com a mochila nas costas.

Seja parceiro do Planneta Educação no seu município.


    Informações

    Pular para o conteúdo