adultos sentados em frente a um computador e sorrindo

O aprendizado está intimamente ligado ao currículo escolar adotado pela instituição de ensino. Afinal, é esse documento que vai nortear o processo educacional da instituição de ensino, orientar as ações dos docentes e, consequentemente, interferir no cotidiano escolar.

Por isso, na hora de elaborar o currículo escolar é preciso ter cuidado tanto para não errar, quanto para considerar as inovações que podem ser adotadas. Para ajudar nesse processo, separamos algumas dicas e passos que devem ser considerados para executar essa tarefa.

Siga sua leitura e confira alguns pontos importantes que devem ser considerados na hora de elaborar o currículo escolar e veja como aplicá-los!

Material grátis: Currículo Escolar: como elaborá-lo e adaptá-lo à BNCC?

 

Dicas para não errar ao elaborar o currículo escolar

A elaboração do currículo escolar é determinada na Constituição de 1988 e visa garantir que todos os estudantes tenham acesso aos conteúdos mínimos, que são importantes para a sua formação. No entanto, na hora de elaborá-lo, a instituição precisa considerar também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Desde 1996, ela traz os Parâmetros Curriculares Nacionais (PNC), que têm que servir como guia. Vale ressaltar que, embora seja obrigatório seguir o que está determinado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o currículo escolar é adaptável à realidade.

Veja alguns pontos importantes na elaboração desse documento, que servirá para nortear o caminho seguido pelo aluno em sua vida escolar!

Material grátis: Planejamento escolar: o que não pode faltar?

 

Considere as novas práticas escolares

O mundo está em constante mudança e a vida dos alunos, a cada dia, também se modifica, principalmente quanto ao uso da tecnologia. Por isso, ao montar o currículo escolar é importante que a instituição de ensino fique atenta ao novo.

A adoção de novas metodologias de ensino, por exemplo, pode ajudar a fazer com que o processo educacional se aproxime, ainda mais, da realidade do estudante. Atualmente, as metodologias ativas vêm ganhando um espaço importante nesse processo e precisam ser consideradas.

Afinal, além de agregarem essa transformação trazida pela tecnologia, as metodologias ativas também colocam o aluno como o principal personagem de seu aprendizado. Dessa forma, estimulam a autonomia, o desenvolvimento do senso crítico, entre outros pontos necessários e requiridos pela BNCC.

Material grátis: Gamificação no processo pedagógico!

 

Introduza a tecnologia no ensino

Adotando ou não as metodologias ativas, na hora de elaborar o currículo escolar, é importante que a instituição de ensino considere o uso da tecnologia. Tal prática oferece vantagens como, por exemplo:

  • estimula os alunos a interagirem com o conteúdo;
  • oferece melhores experiências de aprendizagem;
  • diversifica a maneira como o conteúdo é transmitido;
  • facilita o acesso remoto;
  • possibilita a personalização da educação com mais facilidade;
  • oferece alternativas de avaliação;
  • transforma positivamente o ambiente educacional;
  • colabora para tornar as aulas mais dinâmicas;
  • aprimorar a qualidade da educação;
  • melhora a interação entre o aluno e o professor;
  • incentiva a autonomia.

Material grátis: Por que investir em tecnologia na educação após a pandemia?

 

Fique atento às necessidades dos alunos

Tanto a adoção de novas metodologias, quanto o uso da tecnologia, sempre devem estar alinhadas à necessidade do aluno. Aliás, de nada adianta adotar uma transformação que não vise oferecer um aprendizado realmente significativo.

Por isso, ao montar o currículo escolar em 2022, observe bem o estudante. Quais as dificuldades que foram apresentadas anteriormente? Houve melhora ou evolução quando alguma mudança foi adotada no ano anterior? Quais foram os desafios e como foi a resposta dada pelo discente?

Ao responder a essas e outras perguntas, considerando o histórico dos estudantes, ficará mais fácil encontrar maneiras de montar um currículo escolar mais eficiente. Afinal, baseado nesse histórico será possível encontrar, por exemplo:

  • pensar em atividades que estimulem os alunos a serem protagonistas do processo de aprendizagem;
  • encontrar maneira de trabalhar a socialização;
  • determinar formas de ajudá-los a desenvolver habilidades em diferentes áreas de conhecimento;
  • definir novos métodos de avaliação que possam ser usados em sala de aula, entre outros.

Material grátis: Competências Socioemocionais: como trabalhá-las no ensino híbrido!

 

Estabeleça metas

Por fim, para não errar ao montar o currículo escolar em 2022, é importante estabelecer metas. A cada ano, esse documento deve ser revisto e ajustado. E para que ele seja realmente efetivo, é preciso que o currículo escolar ajude a instituição a evoluir. Mas onde é que a escola quer chegar?

Para ter como avaliar se a programação deu certo, é importante, na hora de elaborar o currículo escolar, estabelecer metas. Assim, ao final do ano, a escola poderá ver se a estratégia adotada deu certo e, caso seja necessário, realizar eventuais ajustes.

Por falar em ajustes, para que o ensino híbrido dê bons resultados em 2022, eles precisam ser feitos. Veja dicas de como proceder!

Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!

Informações

Pular para o conteúdo