duas alunas sorrindo em sala de aula

Estudantes do país todo têm o direito de aprender o conteúdo básico e desenvolver habilidades essenciais. Para garantir essa uniformidade que, evidentemente, pode ser alinhada de acordo com a realidade do discente, é preciso realizar a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Esse é um documento que deve ser usado para dar o direcionamento na hora de elaborar e rever o Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino. Embora o conteúdo seja bem detalhado e explicativo, o processo de implementação da BNCC costuma ser um grande desafio.

Isso acontece, principalmente, pela necessidade de ajustar o PPP de acordo com as competências e habilidades apostadas pela BNCC. E em 2022 todas as instituições deverão ter feito essas adaptações não apenas para o ensino fundamental, cujo prazo era de até 2020, mas também para o ensino médio.

Confira dicas de como proceder para deixar esse processo mais simples e assertivo.

Material grátis: Manual de implementação da BNCC!

 

Dicas para realizar a implementação da BNCC

É fato que não há uma fórmula mágica para adequar o currículo escolar à Base Nacional Comum Curricular. No entanto, alguns passos ajudarão no processo e tornarão a implementação da BNCC mais simples. Veja dicas!

 

Adequação do currículo escolar

A implementação da BNCC deve ser iniciada pela reformulação do currículo escolar. Afinal, será preciso incluir neles as aprendizagens e desenvolvimentos que estão previstos na base.

Ao mesmo tempo, na hora de reformular o currículo escolar é preciso garantir que ele, mesmo incluindo o determinado pela BNCC, continue considerando a realidade da escola e a necessidade dos alunos. Por isso, é importante que docentes, pais e alunos estejam envolvidos nesse processo.

Material grátis: Currículo Escolar: como elaborá-lo e adaptá-lo à BNCC?

 

Projeto Político Pedagógico

Na sequência, com o currículo reformulado, é necessário adequar o Projeto Político Pedagógico (PPP). Nele, devem ser incluídas as habilidades socioemocionais citadas na BNCC.

Mais uma vez, é indicado contar com a participação e considerar a opinião de todos na escola, desde os professores, até os pais e alunos. Isso ajudará na elaboração de um PPP que reflita as ambições e a realidade da instituição de ensino.

 

Capacitação da equipe

Embora, muitas vezes, a escola não pense nessa etapa, é preciso considerar que faz parte da implementação da BNCC em 2022 a capacitação dos docentes. Talvez esse seja até o passo mais importante. Afinal, atualizar a documentação é algo que é feito em grupo e extremamente discutido entre vários profissionais. Mas na hora de colocar o que foi acordado em prática, será o professor o responsável.

Por isso, ele vai precisar estar preparado e treinado para que possa auxiliar os alunos a desenvolverem as habilidades socioemocionais. Sem contar que precisarão saber como mudar as aulas e adaptá-las, de forma que as novas diretrizes sejam atendidas.

Assim, é muito importante que a instituição de ensino elabore um cronograma de treinamento de docentes não apenas no início da implementação da BNCC, mas também ao longo dos próximos anos. Só dessa forma o profissional poderá assumir o que indica o documento e incluir as novidades em suas práticas pedagógicas.

Material grátis: Ensino Híbrido: necessidade no mundo pós-pandemia!

 

Material didático

Da mesma forma que os documentos, para que o docente possa trabalhar o que traz a BNCC durante a aula, ele precisa ter as ferramentas certas. Dentre elas está o livro didático, que precisa ser atualizado.

Para isso, pode ser preciso, por exemplo, escolher novos livros didáticos ou buscar por edições mais atualizadas e que se encaixem no novo currículo escolar. Também é indicado avaliar o autor que elabora o conteúdo, para ver se ele já está alinhado com a BNCC, bem como se tem experiência e formação para a redação de conteúdos que incluam as novas habilidades requeridas.

 

Comunicação com toda a comunidade

Todos os processos de implementação da BNCC vão interferir diretamente na rotina da comunidade escolar. Por isso, é importante explicar o processo de adequação não apenas para os docentes, mas também para os pais e alunos. Afinal, eles perceberão as novidades e têm o direito de compreendê-las.

Quando toda a comunidade trabalha junto, a implementação da BNCC acaba sendo mais simples e os alunos logo começam a colher os frutos.

E na sua escola? Como isso está sendo trabalhado? Em qual etapa vocês estão? Os pais também foram envolvidos? Conte pra gente nos comentários e aproveite para ver como as metodologias ativas podem ser incluídas nesse processo.

Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!

Informações

Pular para o conteúdo