Como transformar as crianças em adultos apaixonados por livros? A principal maneira de conquistar essa transformação é apresentar os pequenos às obras desde cedo. Além disso, atualmente, a leitura digital acaba se tornando uma grande aliada também.
Afinal, ela facilita o acesso a diferentes obras, a qualquer momento. Sem contar que barateia o custo de aquisição de livros e ainda facilita o acesso a diversos títulos gratuitos. E essa possibilidade de aumentar a porcentagem de adultos leitores é algo muito importante, visto que esse índice vem caindo. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a quantidade de pessoas que têm o hábito de ler caiu de 56% para 52%, quando comparados os dados de 2015 com os de 2019.
Para que essa porcentagem aumente futuramente, é preciso que os estudantes aprendam a ter esse hábito e a leitura digital pode colaborar. Veja como!
Veja também: Como implementar a aprendizagem baseada em projetos na sua escola!
O que é leitura digital?
A leitura digital nada mais é do que ler por meio de um computador, celular ou outro aparelho tecnológico. É trocar o livro impresso pelo livro virtual.
Se para as pessoas mais velhas isso pode parecer muito cansativo, para as crianças e adolescentes, ter qualquer tipo de conteúdo em seu celular é algo natural. Por isso, a leitura digital acaba sendo mais atrativa e mais facilmente inserida na rotina desse público.
Claro que o uso da tecnologia deve ser controlado, para que as crianças não fiquem muitas horas em frente às telas. Entretanto, como esses equipamentos já fazem parte do dia a dia desse público, a leitura digital acaba sendo uma ótima alternativa para estimular essa habilidade.
Saiba mais: Como escolher e utilizar o Livro Didático em sala de aula!
Vantagens da leitura digital
Como a leitura digital já faz parte da rotina de boa parte dos alunos, o professor pode aproveitar isso e usufruir dos benefícios. Veja os principais!
Saiba mais: Dia nacional da Alfabetização: uma prática em construção!
Acessibilidade
Com a popularização dos aparelhos eletrônicos, os livros virtuais acabam chegando mais facilmente às pessoas do que os impressos. Além de terem um custo menor, muitas vezes, são disponibilizados gratuitamente.
Isso, sem contar que o livro impresso, muitas vezes, é pesado e difícil de carregar. Já o livro digital está disponível no celular. Dessa forma, pode ser lido a qualquer momento, em qualquer lugar, até mesmo no ônibus, ao voltar da escola.
Saiba mais: E-learning: o que é, quais os benefícios e desafios!
Diversificação
Com o fácil acesso, o professor pode aproveitar também para trabalhar diferentes gêneros textuais em aula. Dos e-books curtos com temas cotidianos, aos clássicos da literatura podem ser facilmente acessados.
Saiba mais: 8 atividades para a alfabetização que você ainda não conhece!
Flexibilidade para o estudante
Com fácil acesso ao material, quando o professor trabalha a leitura digital ele possibilita que o estudante faça o seu próprio cronograma. Ele poderá escolher o horário, o ritmo e programar para terminar o conteúdo na data agendada, mas respeitando o seu tempo.
Material grátis: Por que investir em tecnologia na educação após a pandemia?
Colabora para desenvolver o multiletramento
Atualmente, é preciso que o estudante aprenda a ler não só as palavras, mas também o significado das cores, gravuras, entre outros, e a leitura digital pode colaborar com esse desenvolvimento. Além do livro e das imagens existentes nele, o professor tem a alternativa de disponibilizar mais gravuras, que agreguem ao tema abordado e ajudem na compreensão da obra. Dessa forma, incentivará o aprendizado do multiletramento.
Como incentivar a leitura digital?
Para que o estudante se transforme em um adulto com o hábito da leitura, é preciso que a leitura digital seja algo prazeroso. Para isso, é possível incentivá-lo de diferentes maneiras como, por exemplo:
- Há muitos livros gratuitos disponíveis para serem baixados, ensine os alunos a acessar esse site;
- Indique livros de diferentes gêneros, pois cada estudante se identificará com um deles. Ao poder escolher, a tendência é que ele se divirta com a leitura digital;
- Sugira livros que tenham filmes feitos com base nele. Peça para que leiam, depois assista o filme em aula e compare os dois em um grande debate;
- Indique e-books atuais, de pessoa que eles seguem na internet;
- Tenha um espaço de leitura dentro da escola;
- Disponibilize os minutos finais da aula para que os estudantes leiam algumas páginas do livro;
- Convide um autor para conversar com a turma;
- Leve os estudantes para as feiras do livro.
Preparado para começar a trabalhar a leitura digital? Então veja dicas de como estimular a leitura das crianças no ensino híbrido!
Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!