Mãe ajudando filho na lição de casa

Todo mundo que trabalha com educação sabe o quão importante é a presença da família na vida estudantil do aluno. No entanto, estreitar esses laços, muitas vezes, acaba se tornando um grande desafio. E isso ocorre tanto na participação de eventos e reuniões, quanto na hora de realizar a tarefa escolar.

Será que os pais dos seus alunos os acompanham na hora de fazer a lição de casa? Normalmente, quando a família ajuda na tarefa escolar, a criança aproveita mais o momento. Afinal, tem alguém para orientar, sanar dúvidas ou até fazer novas perguntas, enquanto o conteúdo é abordado.

No entanto, muitos estudantes realizam a tarefa escolar sem ter nenhum adulto por perto. Por vezes, até se esquecem de fazê-la e isso acaba prejudicando o aprendizado. Por isso, é importante incentivar a participação da família. Veja dicas de como fazer isso!

Saiba mais: Educação Parental: o que é e quais são os benefícios para os filhos?

 

Participação da família melhora o aproveitamento do aluno

Por que é indicado incentivar a participação dos pais na tarefa escolar e em outras atividades educacionais? Para reforçar a ideia de que há um aumento do aproveitamento e a melhoria do aprendizado, vários estudos são feitos.

Um deles foi realizado em 2019 pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). A pesquisa acompanhou o desenvolvimento da aprendizagem de ciências e acompanhou o aproveitamento dos alunos que tinham familiares presentes no processo educacional com os que não tinham. O resultado mostrou que os estudantes cujas famílias estavam atentas a cada passo do aprendizado tiveram um melhor desempenho.

Esse é apenas um dos estudos realizados, que avaliaram a importância da participação familiar. E, assim como os demais, mostrou a necessidade de ter pais e responsáveis participando da vida escolar para que os alunos tenham melhor aproveitamento.

Saiba mais: 6 brincadeiras lúdicas para praticar com seus alunos em 2022!

 

Dicas para incentivar a família a participar a tarefa escolar

Claro que o acompanhamento das crianças é responsabilidade da família e os pais devem saber disso. No entanto, sempre que possível, professores, coordenadores e diretores devem incentivar o envolvimento dos responsáveis com a tarefa escolar.

Mas como fazer isso? Veja algumas dicas que ajudarão nesse processo!

Baixe grátis: Como melhorar a comunicação entre família e escola!

 

Mantenha a comunicação com a família em dia

O primeiro passo para envolver os pais e responsáveis é avisá-los, constantemente, sobre a tarefa escolar. Além de falar sobre a existência da atividade, explique rapidamente do que se trata e peça para que a pessoa responda, posteriormente, falando sobre possíveis dificuldades que o estudante tenha tido.

Mas para que esse processo dê certo, é preciso estabelecer uma via de comunicação eficiente, prática, segura e acessível a todos. Isso ajudará na aproximação da escola e dos responsáveis. Consequentemente, incentivará as pessoas a participarem da tarefa escolar.

Claro que, com a chegada da tecnologia, emails, mensagens no WhatsApp ou até SMS podem ser alternativas. No entanto, recadinhos na agenda ou até nas últimas páginas do caderno da criança costumam funcionar bem e são meios de comunicação acessíveis a todos.

Os bilhetes precisam ser simples e claros, para que possam ser facilmente entendidos e para que incentivem o feedback familiar.

Saiba mais: Como melhorar a comunicação com alunos da Educação Infantil!

 

Reuniões

Durante as reuniões, os pais e responsáveis também podem ser incentivados a acompanhar a tarefa escolar. Neste momento, é possível citar o meio de comunicação existente e pedir que seja enviado um Facebook.

Mas, para que o efeito esperado realmente surja, a escola deve fazer reuniões práticas, atrativas e dinâmicas. Além disso, as reuniões devem ser realizadas em horários mais acessíveis aos pais, para que a participação deles aumente.

Saiba mais: Como organizar uma rotina de estudo para os filhos?

 

Crie canais alternativos de comunicação

Esse envolvimento da família costuma ser difícil de ser conquistado. Assim, a escola deve fazer tudo o que for possível para que a comunicação flua com facilidade. Em suma, os responsáveis precisam se sentir acolhidos. Para isso, a escola deve facilitar a comunicação com a família. Para isso, é possível, por exemplo:

  • Marcar as reuniões com antecedência;
  • Oferecer um e-mail destinado apenas para o atendimento dos pais;
  • Fornecer uma resposta rápida;
  • Mandar comunicações por mais de uma via como, por exemplo, bilhete e mensagem no WhatsApp, entre outros.

Em suma, para incentivar a participação da família na tarefa escolar é preciso estreitar laços. E isso deve ser feito no dia a dia, mantendo uma comunicação eficiente e atraindo os parentes para o ambiente educacional.

Saiba mais: Como as tecnologias educacionais podem conectar escolas e famílias?

Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!

Informações

Pular para o conteúdo