Professora em pé na sala de aula com alunos ao fundo

Você já consultou as últimas notas do IDEB? Quem atua em sala de aula, é diretor de escola, secretário de educação ou possui qualquer outro cargo que envolva o processo de ensino e aprendizagem, precisa ficar atento ao resultado do IDEB.

Afinal, os dados revelados por ele são baseados nas notas da SAEB. Dessa forma, conseguem fornecer um panorama geral da educação no Brasil todo. E isso é bastante interessante para quem atua na área. Afinal, terá como visualizar os dados da escola na qual trabalha, ver se ela está dentro da média ou não e adotar possíveis mudanças, para melhorar o aproveitamento na próxima prova do SAEB.

Saiba mais sobre o IDEB e como a prova que dá origem aos dados é realizada!

Baixe grátis: IDEB: revisão curricular e definição de prioridades alinhadas à BNCC!

 

O que é IDEB?

IDEB é a sigla de Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Em suma, ele analisa dados da educação de todo o país para avaliar a qualidade do ensino. Com os resultados em mão, é possível estabelecer novos caminhos e metas a serem alcançadas.

O IDEB existe desde o ano de 2007 e foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desde então, usa os seguintes dados na avaliação:

Notas do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica ou da Prova Brasil, no caso de escolas do município;
Índice de aprovação informado no Censo Escolar todos os anos.

Baixe grátis: Manual de implementação da BNCC!

 

O que é SAEB?

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é uma avaliação diagnóstica. Resumidamente, a mesma prova é aplicada, em todo o país, para determinado grupo de alunos. Por exemplo, todos os estudantes do terceiro ano do ensino médio fazem a mesma prova.

Ela é aplicada no horário da aula por docentes. Posteriormente, é encaminhada para uma central, na qual serão feitas as correções. Para garantir a lisura do processo, em todas as escolas há um fiscal. Este é uma pessoa da sociedade que se inscreve e é treinada para tal prática.

Uma vez que esses testes tenham sido aplicados e corrigidos, cada escola tem uma nota do SAEB para cada turma participante. Esses dados serão usados no cálculo do IDEB.

Material grátis: Planejamento escolar: o que não pode faltar?

 

Qual a importância do IDEB para os profissionais?

Quem trabalha com educação sabe que a busca por melhoria é contínua. Afinal, as gerações vão mudando e os hábitos sociais também. Além de tudo isso, vem a tecnologia, trazendo uma avalanche de novidades.

Para acompanhar tudo isso e deixar a escola atrativa para o discente, é preciso estar em constante atualização. Com esse foco, muitos colégios investem em:

  • treinamento da equipe;
  • estrutura;
  • novas metodologias como, por exemplo, as metodologias ativas.

Tudo sempre em busca de melhorar o aproveitamento do estudante e a qualidade de ensino. Mas como saber se tudo o que está sendo feito está dando certo? Avaliações como as do SAEB e também os dados do IDEB ajudarão a identificar se as mudanças adotadas surtiram efeito.

Afinal, se houve uma queda entre um ano e outro, algo não saiu como planejado. Já se a melhoria pôde ser constatada, é que a direção atual pode ser a certa. Assim, ao acompanhar os dados, a instituição de ensino pode identificar o que não está caminhando tão bem e buscar por alternativas.

Por fim, no geral, o IDEB é importante por ser um indicativo da qualidade do ensino brasileiro. Como a ideia é que ocorra a melhoria, a cada ano, há uma meta a ser alcançada. Esta varia de acordo com a escola. Entretanto, em 2022 espera-se que se chegue a 6 pontos, que é a média do sistema educacional dos países desenvolvidos.

Material grátis: Como usar as Metodologias Ativas em benefício da escola!

 

Como consultar a nota do IDEB da escola?

Viu como acompanhar os dados do IDEB é importante e pode ajudar a traçar a proposta pedagógica da escola? Para acessar os resultados de todas as escolas do município, do estado ou até de uma instituição específica, basta acessar o site.

Depois disso, é possível fazer a pesquisa usando o código da escola Caso não o tenha em mãos, basta selecionar o estado, a cidade, colocar o nome da escola e pesquisar. Pronto! As informações sobre o IDEB ficarão disponíveis.

A consulta é gratuita e pode ser feita por qualquer pessoa interessada. Não exige nenhum tipo de cadastro prévio.

Enfim, o IDEB acaba sendo um grande diagnóstico da situação da escola e da evolução do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, se a instituição o usar com sabedoria, poderá encontrar mais facilmente os problemas que precisam ser solucionados e o caminho a ser percorrido em prol de uma educação de mais qualidade.

Dentre as diferentes alternativas de inovação que a escola pode adotar, há a aprendizagem baseada em projetos. Veja dicas de como implantá-la!

Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!

Informações

Pular para o conteúdo