Você já avaliou quantas coisas uma criança pode aprender em uma roda de conversa? Quando participa desse tipo de atividade, ela precisa saber ouvir, considerar a opinião do outro, questionar, explicar o seu ponto de vista, argumentar, contar algo que viveu, descrever uma situação, entre outros. São muitos pontos que podem ser desenvolvidos por essa atividade, que é simples, mas oferece resultados positivos para os pequenos.
É por isso que a roda de conversa vem se tornando mais corriqueira na Educação Infantil. Afinal, embora o desenvolvimento da comunicação ainda esteja no início, é importante que elas saibam se expressar. E isso pode ser trabalhado com uma boa roda de conversa.
Dessa forma, se você é professor de Educação Infantil e ainda não trabalhou a roda de conversa com a sua turma, esse pode ser um bom momento para começar. Veja algumas dicas de como proceder e ter um bom aproveitamento ao trabalhar esse tipo de dinâmica!
Leia também: 5 maneiras de trabalhar as competências socioemocionais.
Como é uma roda de conversa na Educação Infantil?
A roda de conversa nada mais é do que um momento para trocar ideias. E isso vale também na Educação Infantil. Evidentemente que para que a atividade dê certo e surta o efeito desejado, o professor precisa considerar a idade e a fase de desenvolvimento da criança.
Mas seja qual for o caso, esse intercâmbio de ideias ajuda os pequenos a aprenderem a ouvir a opinião dos demais, a desenvolverem o senso de coletividade e a aprenderem a se comunicar melhor. Além disso, dá um espaço especial ao aluno, que sai do papel de ouvinte para se tornar um condutor da atividade.
No geral, a roda de conversa é trabalhada com um grupo de alunos maior. O professor estabelece as regras e só intervém quando necessário, com o intuito de dar espaço a todos e possibilitar que cada aluno seja compreendido.
Contudo, embora essa dinâmica seja a mais adotada em roda de conversa, quando as crianças são novinhas é preciso ajustar alguns pontos. Afinal, sozinhos eles não vão conseguir conduzir o diálogo.
Dessa forma, a roda de conversa na Educação Infantil precisa da ajuda do professor, para que o diálogo flua. Para isso, o docente precisa se planejar e estar pronto para orientar e retomar a conversa, evitando que ela fuja do tema central.
Além disso, o professor vai precisar se preparar para deixar a dinâmica mais atrativa. Afinal, crianças podem perder o interesse rapidamente. É preciso encontrar meios de fazer com que elas gostem de participar da roda de conversa.
Leia também: Dificuldades de socialização pós-pandemia: como ajudar os alunos?
Dicas para conduzir uma roda de conversa com crianças
A roda de conversa é uma aula diferente do dia a dia e, só por isso, pode empolgar os pequenos, pelo menos no início. Contudo, como o professor de Educação Infantil bem sabe, mantê-los envolvidos com qualquer dinâmica é um grande desafio. Por isso, é preciso fazer o possível para deixar a atividade divertida e prazerosa. Veja algumas dicas de como tornar esse momento mais interessante para os pequenos.
Leia também: Estresse na Educação Infantil: veja dicas de como apoiar os alunos!
Música para começar
Inicie a atividade cantando com as crianças. No geral, elas adoram e ficam muito animadas. Escolha algo bem divertido e alegre. Dê preferência às que eles fazem alguns gestos enquanto cantam como mover a cabeça ou bater palmas, por exemplo. Torne essa a musiquinha da roda da conversa, caso pretenda realizar a dinâmica mais vezes durante o ano. Assim, sempre que as crianças cantarem elas já vão entender que está chegando a hora de conversar em grupo!
Leia também: Atividades extracurriculares: benefícios e dicas para praticar com seus alunos.
Relembre o que foi vivido nos dias anteriores
Comece a conversa recordando as atividades dos últimos dias de aula e tudo o que eles aprenderam de novo. Apenas cite, para que os pequenos possam se lembrar. Peça para que eles também falem o que se lembram sobre o que estudaram ou sobre as atividades.
Caso tenha um feriado se aproximando, esse pode ser um bom tema para a roda de conversas. Estimule-os a contarem o que costumam fazer nessas datas. Deixe que se expressem.
Já se um coleguinha for fazer aniversário nos próximos dias, peça para que expressem o que desejam para o amiguinho e deixe que o tema “aniversário” flua na roda. Enfim, encontre um assunto envolvente, que todos possam participar.
Leia também: 4 ideias para usar a tecnologia na Educação Infantil.
Use elementos visuais
Apenas conversar pode não ser o suficiente para os pequenos ficarem atentos. Por isso, o professor pode fazer uso de recursos diversos como, por exemplo:
- mostrar uma fotos sobre o tema proposto;
- pedir para que desenhem sobre o que estão conversando;
- mostrar um vídeo curtinho relevante;
- pedir para que levem algo de casa que tenha relação sobre o tema da conversa como uma foto ou objeto, por exemplo. Nesse caso, é preciso mandar bilhete para os pais ou responsáveis, para que a dinâmica dê certo.
Baixe grátis: Guia da gamificação no processo pedagógico!
É possível, por exemplo, pedir para que levem um objeto antigo que tenha em casa e conversar com os pequenos sobre isso. Deixe que eles contem o que é o objeto e dialoguem.
Enfim, a roda de conversa é uma boa ferramenta para ser trabalhada na Educação Infantil. Afinal, ela colabora para o desenvolvimento de diversas habilidades.
No entanto, como tudo, deve ser bem planejada para que o objetivo seja alcançado. Afinal, despertar o interesse e manter as crianças conectadas é um grande desafio.
Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!