Como ensinar Língua Portuguesa na Educação Infantil? Cada professor, provavelmente, pode contar um pouco da sua experiência e citar atividades que deram certo. Afinal, são muitas as iniciativas para ajudar os pequenos a adquirirem conhecimento.
No entanto, atualmente, há ferramentas que não podem ser ignoradas: as tecnológicas! Quando adotadas, ajudam o professor a deixar as aulas mais dinâmicas e atrativas. Com isso, há uma tendência a melhorar os resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, melhorar os indicadores de qualidade da educação da escola.
Mas como usar a tecnologia, de forma eficiente, ao ensinar Língua Portuguesa na Educação Infantil? Essa é uma dúvida frequente e para ajudar, separamos algumas dicas. Confira!
Leia também: Leitura digital: como a tecnologia pode ajudar na formação de leitores!
Por que usar a tecnologia no Língua Portuguesa na Educação Infantil?
A interatividade faz parte do dia a dia das crianças e isso precisa ser considerado pela escola. Afinal, desde que nascem os pequenos têm acesso a computadores smartphones, entre outros. E essa ligação ao dia a dia deles fica praticamente impossível de ser ignorada.
Assim, um dos motivos de adotar a tecnologia na hora de ensinar Língua Portuguesa na Educação Infantil é aproximar as estratégias de ensino ao dia a dia da criança. Mas não é só isso.
A tecnologia também é uma grande aliada da interatividade em sala de aula. Ela permite que o professor transmita o mesmo conhecimento de diferentes formas. Sem contar que também colabora para deixar a aula mais lúdica, algo importante nessa etapa da vida.
Por fim, as ferramentas tecnológicas acabam sendo mais um recurso para promover a autonomia dos estudantes. Afinal, ao adotá-las em sala de aula, o professor estimula o discente a buscar por informações e o ajuda a encontrar o melhor caminho para encontrá-las!
Leia também: Multiletramento: o que é e como desenvolver na sua escola.
Dicas para ensinar Língua Portuguesa na Educação Infantil com o uso da tecnologia
Para que seja algo realmente positivo, é preciso saber usar a tecnologia ao ensinar Língua Portuguesa na Educação Infantil. Confira abaixo algumas dicas, que podem servir também para crianças que ainda estão em fase de alfabetização.
Leia também: 8 atividades para a alfabetização que você ainda não conhece!
Jogos digitais podem ser ótimos aliados
A gamificação vem sendo adotada em diferentes etapas da educação. Isso inclui também a educação infantil. E claro que é possível usar esse recurso ao ensinar Língua Portuguesa.
Atualmente, é possível acessar diferentes jogos digitais, que abordam os mais variados conteúdos. Dentre eles, Língua Portuguesa na Educação Infantil. Embora vários sejam pagos, há alguns gratuitos como, por exemplo:
- Ba Be Bi;
- Ordem alfabética;
- Vamos nos comunicar;
- Uso dos pronomes;
- Cola sílabas, entre outros.
Ao adotar esse tipo de atividade, as crianças se divertem enquanto aprendem. Além disso, acabam aprendendo sobre diferentes temas, o que é muito positivo.
Leia também: Educação inclusiva: como jogos apoiam a interação entre crianças.
Livros digitais são muito úteis
Os pequenos adoram ficar com o celular dos pais ou no computador, não é? Então, o professor pode usar dessa preferência das crianças para ensinar Língua Portuguesa na Educação Infantil por meio dos livros.
Além de poderem treinar a leitura, muitas vezes, as crianças conseguem interagir com o personagem. Isso deixa a atividade muito divertida. É possível que essa interatividade ajude os pequenos a ficarem mais atraídos pelos livros.
O melhor de tudo é que é possível encontrar algumas obras gratuitas. Assim, qualquer professor consegue usar os livros digitais para ensinar Língua Portuguesa na Educação Infantil. Veja alguns dos títulos disponíveis:
- Malala, a menina que queria ir para a escola;
- A Descoberta do Adriel;
- O apanhador de acalantos;
- Da janela de Minas;
- Super-protetores;
- A flor que chegou primeiro;
- A bicicleta voadora;
- O sétimo gato;
- O menino e o foguete;
- A Bruxa e o Caldeirão;
- A borboleta azul;
- Amanda e os Nanorobôs;
- Chuva e sol, entre outros.
Ferramentas de pesquisa
Uma das maneiras de incentivar as crianças a aprenderem a formar palavras é mostrar para elas como isso pode ser útil. Nesse caso, o professor pode ensinar os pequenos a usarem as ferramentas de pesquisa, como o Google, por exemplo.
É possível mostrar como o buscador funciona e também orientar os discentes a como encontrarem uma boa resposta. No dia a dia, além de estimular as crianças a ter contato com a escrita e leitura, essa prática incentiva o protagonismo do aluno.
Leia também: 5 dicas para alfabetizar com o auxílio dos jogos on-line e digitais!
Aplicativos
Por fim, os aplicativos podem ser usados em diferentes casos. O Bini ABC, por exemplo, fornece jogos com letras. O Ler e Contar também é ótimo para ensinar letra e formação de sílabas.
Enfim, há uma infinidade de apps gratuitos, que poderão ser de grande valia na educação infantil. Inclusive para estimular a leitura digital. Veja como a tecnologia pode colaborar para a formação de leitores.
Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!