Na vida adulta é preciso que a pessoa tenha habilidades matemáticas para contar e usar os números para resolver problemas. Mas, para que isso seja possível, é preciso que a aptidão seja trabalhada desde criança, ou seja, é necessário trabalhar a numeracia na educação infantil.
Isso pode ser feito por meio de instrução formal, nas atividades cotidianas e até em jogos. Afinal, os números fazem parte do dia a dia e trabalhá-los pode se tornar uma coisa natural. Em um jogo de tabuleiro, por exemplo, a numeracia na educação infantil já é abordada. Afinal, é preciso ver o número dos dados e andar nas casas do game.
O mesmo vale para diversas outras atividades como amarelinha ou jogar bolinhas em um cesto e ver quantas conseguiu acertar. Os números estão em todas as partes, mas para que a habilidade de usá-los, de forma eficiente, no dia a dia seja desenvolvida, é preciso incentivar os pequenos.
Conheça mais sobre a numeracia na educação infantil e sua importância.
O que é a numeracia na educação infantil?
Numerácia nada mais é do que ter conhecimento dos números e saber aplicá-los no dia a dia, na resolução de problemas. Dessa forma, ela envolve um conjunto de conhecimentos, que precisam ser construídos ao longo da infância, e que treinam o cérebro para processar e usar números.
Na hora de trabalhar a numeracia na educação infantil, é importante que o docente saiba que, de acordo com a neurociência, é preciso que quatro aspectos neurocognitivos estejam funcionando para que o aprendizado aconteça. São eles:
- Consciência numérica: compreender o significado do número e relacioná-lo à quantidade que ele representa;
- Linguagem numérica: é a capacidade de entender o que os símbolos matemáticos significam como, por exemplo, sinal de adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Funções executivas: ter raciocínio matemático, ou seja, conseguir lançar mão de uma estratégia para operacionalizar um cálculo. Para isso, é preciso ter capacidade de compreender, organizar, planejar e decidir os passos;
- Espacialidade: noção de espaço, posição e tempo como, por exemplo, esquerda e direita ou perto e longe. Refere-se às operações espaciais.
Dessa forma, a numeracia na educação infantil começa a ser trabalhada já ao ajudar os alunos a reconhecerem os números ou contar em sequência, por exemplo. Não há uma idade mínima para trabalhar a numeracia na educação infantil, mas é preciso adaptá-la!
A importância da numeracia na educação infantil
É na educação infantil que a criança aprende e desenvolve inúmeras habilidades, que serão essenciais para o seu desenvolvimento. E o conhecimento dos números e da linguagem matemática será essencial para toda a sua vida.
Afinal, a educação infantil precisa ser estruturante. É nela que a criança desenvolve habilidades cognitivas que possibilitará que lá chegue às abstratas. Para que isso seja completo, é preciso trabalhar a numeração na educação infantil e possibilitar que a criança se desenvolva e passe a conhecer, por exemplo, as estruturas bidimensionais.
Como trabalhar a numeracia na educação infantil?
As atividades devem ser adaptadas a cada idade e a cada fase do desenvolvimento. O professor pode, por exemplo, usar o próprio corpo como ponto de partida e ensinar as crianças a contarem os dedos. Também é possível ensinar, usando o corpo, a noção de em cima e embaixo, frente e atrás, entre outros.
O professor também pode usar uma fita métrica e medir a altura do bebedouro e da porta, por exemplo. Ou pode usar alternativa como:
- Jogos de tabuleiro;
- Um caminho com trilhas e números, no qual os números são sorteados e a criança conta quantas casos usará;
- Brincadeira de blocos, separando formas e tamanhos;
- Arremesso de bolinha do balde e depois contar quantas cada um acertou;
- Lançar a bolinha longe e depois desfiar a lançar perto;
- Brincadeira de corda contando;
- Pular amarelinha, sempre contando as casas;
- Dividir a sala em grupos aleatórios e pedir que as crianças contem quantas pessoas estão em seu grupo;
- Brincar com formas no tanque de areia;
- Contar quantas pessoas tem em uma foto;
- Contar quantos animais aparecem no desenho que o professor entregou para que fosse pintado;
- Contar quantos coleguinhas faltaram;
- Contar quatro degraus tem no escorregador do parquinho da escola;
- Contar o número de salas de aula, entre outros.
Saiba mais: 6 brincadeiras lúdicas para praticar com seus alunos em 2022!
Resumidamente, o docente pode explorar momentos cotidianos para trabalhar a numeracia na educação infantil.
Também pode fazer uso de jogos para essas atividades. Por falar em jogos, eles também colaboram para a educação inclusiva.
Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!