Quem trabalha com alfabetização sabe muito bem o desafio que é. Afinal, é preciso instruir os pequeninos e, ao mesmo tempo, fazer com que esse processo de aprendizagem seja leve e divertido.
Para isso, o professor precisa usar toda a sua criatividade e elaborar novas atividades que, ao mesmo tempo, instiguem a curiosidade e promovam a aprendizagem. Para ajudar nessa tarefa, que pode até parecer simples, separamos algumas dicas de atividades para serem feitas na alfabetização de crianças. Confira e deixe as aulas ainda mais divertidas!
Saiba mais: Dia nacional da Alfabetização: uma prática em construção!
Atividades que podem ser usadas para ajudar na alfabetização
Veja algumas dicas de brincadeiras que você pode fazer para aumentar o contato das crianças com as letras e facilitar o processo de alfabetização.
Saiba mais: Como estimular a leitura das crianças no ensino híbrido!
Bingo de letras
Quem vai preencher a cartela primeiro e ganhar? Esse bingo tem várias letras, ordenadas de forma diferente. O professor sorteia e anota a letra sorteada. Já o aluno precisa colocar uma tampinha colorida ou até uma pedrinha em cima da letra sorteada.
Vence quem completar a cartela primeiro. O professor vai precisar conferir e instruir, caso algum dos alunos não tenha marcado alguma letra. Os jogadores poderão marcar a letra ditada com feijão ou bolinha de papel. Quem completar a cartela primeiro, ganha o jogo! No fim, o professor deve conferir se todas as letras foram marcadas corretamente.
Para facilitar a compreensão, é indicado fazer uma cartelinha de bingo com três colunas e três linhas apenas. Lembrando sempre que no centro deve vir um desenho. Caso o professor esteja ministrando aulas remotas, pode enviar as cartinhas para que a criança possa usar em casa.
Amarelinha das letras
Jogar amarelinha é divertido e as crianças adoram. Por isso, esse jogo é uma boa maneira de ensinar as vogais. No chão, desenhe a amarelinha e em cada repartição, uma vogal. Quando a criança joga a pedrinha, antes de pular ela precisa dizer o nome da letra é uma palavra que comece com aquela letra. Caso acerte, pula. Se errar, a chance vai para o próximo.
Com que letra começa?
As crianças adoram desenhos, principalmente se puderem pintá-los. Mas antes de poderem se divertir com o lápis de cor, o professor pode propor uma atividade. De um lado, vários desenhos de animais. Do outro, várias letras.
Peça que o aluno ligue o animal à letra inicial e depois complete o nome do animal. Na sequência, libere o lápis de cor para a turma se divertir.
Complete a frase
Instigue as produções textuais. Alunos em fase de alfabetização já conseguem formar frases e isso deve ser estimulado. Uma das maneiras de deixar essa atividade mais interessante é mostrando uma imagem.
Depois disso, escreva na lousa algo como “O menino está…”. Peça para que a turma copie e frase e use a criatividade para completá-la de acordo com a imagem vista.
Músicas também são divertidas
As crianças adoram cantar e essa é uma boa maneira de envolvê-las com o aprendizado. Ensinar uma música sobre o abecedário, enquanto mostra as letras coloridas, é uma ótima maneira de ajudá-las a aprender.
É possível também fazer as letras em cartolina e, enquanto cantam, cada criança levanta a letra correspondente. Por exemplo: “A de mor…”, todo mundo segura o A. “B de baixinho” todo mundo segura o B e assim por diante.
Letras de massinha
A turma adora brincar com massinha? Aproveite essa diversão para ensinar o formato das letras. Incentive os pequenos a escreverem letras com massinha. Depois disso, pode até ensiná-los a escrever o próprio nome usando a massinha.
Encontre a letra
Em um papel A4 comum, escreva todas as letras, em ordem aleatória, e imprima para as turmas. Coloque uma música para tocar e pare a canção repentinamente,quando parar, diga uma letra. As crianças têm que colocar o dedinho em cima da letra e o professor deve conferir na sequência. Vence quem acertar mais vezes.
Jogo de memória
Crie o jogo de memória com letras e figuras. Em algumas cartas, só letras. Em outras, uma figura qualquer, com o nome dela escrito ao lado, mas sem a primeira letra. Para formar o par a criança tem que encontrar a primeira letra que completará o nome da figura.
Por exemplo. Na memória há uma letra C em uma carta. Na outra, há uma casa desenhada e, ao lado, escrito “_ASA”. Para completar o par a criança tem que encontrar o C e o desenho da casa.
Gostou das dicas de atividades de alfabetização? Essas são algumas das formas divertidas de ensinar as crianças. Veja também dicas para trabalhar as competências socioemocionais.
Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!