Conheça algumas das principais tendências na educação para aplicar em sua escola em 2024.

As tendências na educação para 2024 refletem transições e movimentos que estão sendo feitos há alguns anos, alguns deles, acelerados pela pandemia, outros, como uma resposta à necessidade de modernizar e humanizar a educação e de alinhar metodologias e práticas a diretrizes como a BNCC.

 

É nosso papel nos prepararmos para essas transformações, adaptando-as à realidade das redes, escolas e de cada turma conforme as necessidades e os objetivos pedagógicos.

 

Por isso, confira, a seguir, algumas das mais importantes tendências na educação para 2024, que devem contribuir para moldar o futuro do ensino e da aprendizagem e ajudar a preparar de forma mais integral os alunos.

 

1. Maior presença da tecnologia na educação

 

Um dos principais focos para modernizar e qualificar a educação infantil é a identificação e adaptação às tendências e questões mais atuais. Elas servem como princípios orientadores para gestores e educadores criarem um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, engajador e eficaz.

 

A integração da tecnologia, por exemplo, é uma das tendências na educação voltadas para isso. Ferramentas digitais, aplicativos interativos e jogos educativos, por exemplo, oferecem maneiras inovadoras de envolver os alunos com as propostas, além de personalizar e melhorar a experiência de aprendizagem, tornando-a mais divertida e eficiente. Tudo isso, é claro, precisa ser feito com intencionalidade pedagógica e oferecendo preparação prévia aos educadores.

 

Além disso, a tendência é de que a tecnologia também seja mais utilizada para facilitar o acompanhamento do progresso dos alunos e para interagir e fornecer feedback aos familiares sobre cada aluno.

 

Leia também: 4 ideias para usar a tecnologia na educação infantil

 

2. Inclusão e diversidade são grandes tendências na educação

 

As tendências na educação para este novo ano não contemplam apenas metodologias e ferramentas. A humanização, a inclusão e a diversidade são questões interdisciplinares que estarão cada vez mais presentes nas escolas.

 

Em todas as etapas do ensino e componentes curriculares, antirracismo, igualdade de gênero, inclusão, equidade e valorização das diferenças são algumas das temáticas de direitos humanos que deverão ser abordadas. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inclusive, determinadas competências e habilidades tratam sobre diversidade e cultura afro-brasileira, por exemplo.

 

Leia também: Educação Inclusiva: 4 atividades para promovermos uma sociedade mais inclusiva e igualitária

 

3. Competências socioemocionais

 

Especialmente a partir da pandemia, ampliou-se o foco nas competências socioemocionais, necessidade que foi mais evidenciada com as mudanças para formas de ensino híbrido ou remoto e no retorno ao presencial. Essa priorização também se amplifica com a BNCC, que traz essas competências como uma das exigências na Educação Básica.

 

Sendo assim, reconhecer e gerir emoções, desenvolver empatia e resiliência e construir relações positivas devem também ser competências trabalhadas junto aos alunos, contribuindo para que eles se desenvolvam não apenas cognitivamente como também em suas habilidades sociais e emocionais, de forma mais integrada e completa.

 

Para isso, é fundamental também oferecer treinamento e orientação aos professores, de modo que eles estejam preparados para aperfeiçoar neles mesmos essas competências para, então, poderem trabalhá-las junto aos alunos e, também, para que promovam um ambiente escolar ainda mais acolhedor, inclusivo e pronto para apoiar o bem-estar e o desenvolvimento dos estudantes.

 

Baixe grátis: Competências Socioemocionais: como trabalhá-las!

 

4. Gamificação

Jogar e brincar também são formas poderosas de estimular o aprendizado. Por isso, a gamificação é uma das tendências na educação que:


·       Contribui para aumentar o envolvimento na sala de aula;

·       Ajuda no desenvolvimento cognitivo;

·       Tem um impacto na concentração dos estudantes;

·       Estimula a motivação intrínseca dos alunos;

·       Mostra que aprender pode ser algo divertido.

Para resultados ainda melhores e para desenvolver um conjunto maior de habilidades socioemocionais, ao invés de promover competições entre os alunos, aproveite o poder da competição e da colaboração simultaneamente, fazendo com que os estudantes trabalhem juntos para atingir metas, progressos e conquistas.

 

Para mas dicas sobre gamificação, baixe grátis: Gamificação no processo pedagógico

 

5. Aprendizagem personalizada

 

Em 2024, a tendência é que a aprendizagem personalizada cresça ainda mais, especialmente com o apoio e a disseminação das novas tecnologias, com o objetivo de customizar a aprendizagem de acordo com os pontos fortes, necessidades, habilidades e interesses de cada aluno. O reconhecimento de que cada estudante tem uma preferência, um estilo e ritmo de aprendizagem únicos impulsionará ainda mais essa tendência.

 

As plataformas digitais, como os sistemas de gestão da aprendizagem (LMS), fazem parte disso, ajudando os educadores a acompanhar e analisar os progressos dos alunos, identificando áreas nas quais seja necessário apoio mais individualizado e colocando ainda mais os alunos no centro dos processos de ensino-aprendizagem. 

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