Confira ideias de atividades para unir aprendizado e diversão na escola envolvendo o carnaval.
O carnaval traz para a escola uma oportunidade de abordar diversos temas. Indo além do aspecto lúdico, é possível trabalhar também a cognição e as competências socioemocionais dos alunos. Além, é claro, de aproximá-los de questões históricas e culturais importantes.
De fato, conforme a pesquisa Artes e Esportes: Relação com desenvolvimento humano integral, a transversalidade curricular proporcionada por atividades como as que envolvem teatro, filmes, literatura, esportes e brincadeiras oferecem benefícios socioemocionais e cognitivos para as crianças.
E então, que tal combinar desenvolvimento e aprendizado com diversão? A seguir, confira ideias de atividades para celebrar o carnaval com os seus alunos.
1. Criar estandarte e fazer desfile
Essa é uma atividade que contribui para integrar as turmas neste início de ano e, também, com o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais, entre outras.
Saiba mais: Brincadeiras para trabalhar as habilidades motoras das crianças em casa!
Após compreenderem o que é e a função do estandarte nos desfiles de carnaval, os alunos criarão o estandarte que representará a sua turma no desfile pela escola. Pode ser algo bem simples, em tecido, cartolina etc.
Depois disso, pode ser marcado um cortejo pelos corredores, com cada turma saindo e exibindo o seu estandarte pela escola e desfilando por ela enquanto canta alguma música ou marchinha escolhida. Isso pode ser feito, por exemplo, antes de um intervalo ou na saída para o recreio.
2. Produzir e se divertir com confetes sustentáveis
Os confetes colorem e espalham diversão por todos os lados. Mas eles também podem ser utilizados para abordar de forma lúdica questões como a sustentabilidade, especialmente como alternativas a produtos feitos com insumos como o celofane, que é um plástico não reciclável.
Para isso, os alunos podem produzir confetes sustentáveis a partir de materiais como:
· pétalas de flores;
· folhas secas;
· folhas de papéis antigos ou já utilizados e sem serventia;
· jornais;
· entre outros.
Também é possível incrementar a atividade e a diversão das crianças fazendo lança-confetes reutilizando rolos de papel higiênico.
3. Fabricar instrumentos típicos
Os alunos, especialmente as crianças, aprendem muito brincando e praticando. Por isso, metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos e a Cultura Maker, são tão eficientes. E elas podem fornecer a base para essa atividade.
Material grátis: Como usar as Metodologias Ativas em benefício da escola!
Questões como a existência e a riqueza da variedade regional na celebração do carnaval, os instrumentos típicos, os tipos de música característicos e outras podem ser apresentadas de forma descontraída aos alunos.
Depois disso, eles podem colocar a mão na massa para produzir alguns instrumentos para tocar no desfile da escola, enquanto criam ou ouvem uma marchinha, etc., trabalhando suas habilidades motoras, noções de ritmos e a valorização da cultura africana e afro-brasileira.
Algo simples, prático e divertido é fazer um kabuletê com papelão, palito de picolé e miçangas ou milho de pipoca.
Leia também: Música na Educação Infantil: por que você deve utilizar
4. Criar máscaras e outros adornos de carnaval
Alinhado às demais ideias, também é possível propor aos alunos a criação de adornos simples e divertidos para o carnaval, por exemplo:
· colares e pulseiras de macarrão seco e colorido;
· máscaras decoradas pelos alunos;
· acessórios feitos de papel crepom ou outros materiais disponíveis na escola;
· fantasias feitas de papelão ou tecidos reutilizados.
5. Trabalhar com samba
O samba de roda é considerado pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Além disso, o samba pode ajudar a trabalhar temas envolvendo a cultura e a ancestralidade afro-brasileira e a educação antirracista, que, inclusive, fazem parte das diretrizes da educação nacional por meio da Lei 10.639.
Também é possível trabalhar com as crianças um ou mais sambas-enredos selecionados. Há, por exemplo, o da Portela, de 2008, chamado Reconstruindo a Natureza, Recriando a Vida: o Sonho Vira Realidade, que pode ser a base para abordar samba, bases da nossa cultura no país, o que é quilombo, aspectos sobre natureza e sustentabilidade, entre outros temas.
Há, também, diversas opções baseadas em literatura infantil combinada com nossa riqueza regional. São exemplos o samba-enredo O Pequeno Príncipe no Sertão, da Tom Maior, e Carolina: a Cinderela Negra do Canindé, da Colorado do Brás.
Assim, as crianças podem compreender mais sobre importantes questões de nossa cultura e história por meio da música e de uma abordagem divertida, contribuindo para ampliar seu repertório, visões de mundo e desenvolver seu senso crítico.
Leia também: Educação Antirracista: pontos cruciais e caminhos curriculares para promovê-la
6. Trazer o carnaval para a hora da leitura
O carnaval também pode ser incorporado em momentos e atividades de leitura por meio de livros sobre o tema.
Uma possibilidade é o livro Histórias Encantadas de Pequenos Sambistas, que apresenta Cartola, Clementina, Adoniran e Chiquinha Gonzaga, de modo divertido aos alunos combinando suas obras musicais com contos populares, o que ajuda a criar uma aproximação com o universo simbólico das crianças.
Outros exemplos de livros com essa temática são:
· A Bela Adormecida do Samba, de Sonia Rosa;
· A Rosa e o Poeta do Morro, de Janaína de Figueiredo e Paulica Santos;
· Carnaval, de Carla Gullo, Rita Gullo e Camilo Vannuchi;
· Com que Roupa?, de Mariana Waechter;
· Ô Abre Alas, de Duda Oliva;
· O Bloco, de Marcello Araujo;
· Os Ibejis e o Carnaval, de Helena Theodoro e Luciana Justiniani Hees.
Para continuar se inspirando com ideias de atividades para realizar na sua escola, acesse o Portal Planneta Educação e garanta todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!