Descubra exemplos de atividades lúdicas voltadas ao berçário 1 e 2 e que ajudam a desenvolver diversas habilidades enquanto divertem as crianças.
O berçário é o primeiro ambiente educacional mais formal presente na vida das crianças. As vivências nessa etapa são importantes para estimular o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, emocional e social dos bebês.
Para isso, as atividades lúdicas são essenciais, sendo uma parte importante para os pequenos explorarem o mundo ao redor de modo ativo, dando os passos iniciais em sua jornada educativa.
Continue a leitura para conhecer alguns exemplos de atividades lúdicas para o berçário 1 e 2 que ajudam a criar uma base para as futuras aprendizagens das crianças.
Berçário 1: 4 atividades lúdicas indicadas para essa etapa
Normalmente, o berçário 1 abrange crianças de zero a um ano de idade. Ele representa o começo do processo educacional na Educação Infantil.
Para esse momento, algumas das atividades lúdicas recomendadas para estimular a curiosidade, a descoberta e o desenvolvimento das crianças são:
- Estímulo sensorial a partir de materiais naturais
Essa é uma atividade simples, mas bastante rica para a exploração dos diferentes sentidos e para o desenvolvimento de habilidades motoras finas.
Ela consiste em apresentar às crianças variados materiais naturais, tais como:
- pedras lisas e com texturas;
- conchas;
- penas;
- frutas;
- entre outros.
Especialmente os sentidos táteis, olfativos e gustativos podem ser estimulados, promovendo a curiosidade e a descoberta dos pequenos sobre diferentes formas, texturas, sabores, aromas etc.
Leia também: Inspiração na Educação Infantil: 5 dicas para aplicar nas suas aulas.
- Som e movimento
Para estimular a coordenação motora, a consciência corporal, noções de espaço e o desenvolvimento da linguagem das crianças e da sua memória auditiva, algumas atividades lúdicas podem ser promovidas, incluindo:
- bater palmas junto com uma música;
- dançar;
- balançar em um ritmo;
- explorar o som de instrumentos ou, mesmo, de objetos;
- entre outras.
Saiba mais: Música na Educação Infantil: 7 dicas para usá-la da melhor forma em sala de aula.
- Pinturinha
Trabalhar a criatividade, estimular a descoberta de cores e texturas, além da atenção e da concentração das crianças são alguns dos benefícios dessa atividade lúdica.
Para realizá-la, basta disponibilizar tintas não tóxicas, folhas de papel e outros materiais seguros e adequados para a faixa etária, que permitam que os pequenos façam pinturas com os dedos.
- Atividade lúdica com bolas coloridas
Este tipo de material pode ser utilizado em diversas atividades lúdicas no berçário 1. Por exemplo, ao apresentar bolas de diferentes cores e tamanhos para a criança rolar, brincar, jogar, manipular, etc., é possível estimular suas habilidades motoras e a coordenação olho-mão.
Leia também: A educação e o brincar: os vínculos que se constroem por intermédio das relações e das brincadeiras.
Berçário 2: 4 atividades voltadas a esse estágio
Geralmente, o berçário 2 atende crianças entre um e dois anos de idade. As atividades lúdicas nessa etapa promovem a criatividade e a curiosidade, ajudam a desenvolver a coordenação motora, a linguagem oral mais clara e elaborada, mais autonomia e habilidades sociais das crianças.
A seguir, conheça algumas práticas lúdicas para fazer com as crianças do berçário 2:
- Experiência com massinha de modelar
No berçário 2, é possível realizar brincadeiras que, além de estimular a criatividade, desenvolvem habilidades como a concentração, a atenção e a paciência enquanto trabalham as habilidades motoras finas.
As massinhas não tóxicas são excelentes materiais para isso, permitindo que os pequenos explorem cores, combinações, formas e texturas de modo prático.
Elementos como rolo de macarrão, tampinhas, potinhos e outros também podem ser adicionados à atividade para enriquecer a experiência.
Saiba mais: Brinquedos com materiais acessíveis para desenvolvermos a coordenação motora das crianças.
- Atividade com blocos
Outro material muito útil e versátil para as atividades lúdicas no berçário 2 são os blocos. Com peças de diferentes formatos, cores e tamanhos, é possível empilhar, encaixar, montar e desmontar, criar e desenvolver diversos projetos.
Essas atividades contribuem para:
- incentivar a habilidade de resolução de problemas;
- estimular o pensamento lógico e a criatividade;
- desenvolver a coordenação mãos-olhos e habilidades cognitivas diversas (como classificação e seriação).
Leia também: A importância da ludicidade: brincar para melhor aprender.
- Caça ao tesouro
A clássica atividade de caça ao tesouro adaptada para o berçário 2. Nela, é possível promover a exploração sensorial e trabalhar a coordenação motora das crianças.
Para isso, basta esconder objetos sensoriais pela sala, incluindo elementos de cores, texturas e formas variadas. Depois, convide os pequenos a encontrarem esses tesouros no ambiente.
- Exploração de materiais
Esta é outra possibilidade de atividade lúdica focada na exploração sensorial, promovendo a experimentação, a consciência corporal, a observação, a linguagem descritiva e a concentração.
Ela envolve criar caixas ou estações sensoriais com diferentes elementos seguros para a criança manusear, brincar, e explorar, podendo incluir:
- água;
- areia;
- folhas secas;
- galhos;
- espuma;
- arroz;
- entre outros.
Gostou deste conteúdo? Então, acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!