Acolher e reintegrar os alunos na volta às aulas na rede pública de ensino, tendo o cuidado de reorganizar e readequar a rotina escolar, é essencial para estabelecer um ambiente saudável, seguro e motivador e o senso de pertencimento da turma ao longo do período.

Por isso, mais do que retomar conteúdos, é fundamental planejar como conduzir esse momento de maneira receptiva, motivadora e eficiente para todos.

Continue a leitura para conferir alguns caminhos para organizar esse retorno de modo acolhedor e ajudar os alunos a se integrarem novamente à rotina escolar.

  1. Revise o planejamento do semestre

Revisitar os objetivos de aprendizagem, as atividades e práticas, os recursos necessários e outros aspectos do planejamento é muito importante.

Afinal, ajuda a evitar improvisações que possam resultar em sentimentos de desconfiança e insegurança para os alunos, além de um início de rotina excessivamente desestruturado.

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  1. Envolva toda a comunidade escolar

Para que o retorno seja acolhedor, é importante que pais, professores, funcionários e outros membros da comunidade escolar também se envolvam no processo.

Promover momentos iniciais de integração e reapresentar os espaços da escola e os projetos a serem desenvolvidos são maneiras simples de fazer isso.

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  1. Capacite a equipe para a volta às aulas

A capacitação da equipe deve ser contínua. Para esse momento, ela pode envolver workshops rápidos, compartilhamento de vivências, entre outras possibilidades.

Focar em aspectos socioemocionais e na integração da equipe é importante para que quem acolhe também se sinta acolhido nesse retorno.

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  1. Faça uma decoração especial na escola

Esse é um detalhe, mas que contribui para gerar a percepção de um ambiente acolhedor. Isso pode ser feito reutilizando ou ressignificando materiais e organizando o espaço para que fique atrativo e convidativo para o retorno dos alunos para a escola.

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  1. Reserve momentos para rodas de conversas

Na volta às aulas, é importante ter momentos para que os alunos possam se manifestar, expressar dúvidas e sentimentos e compartilhar experiências.

Esse formato menos formal de interação contribui para manter a comunicação aberta, fortalecer vínculos e para estimular a integração do aluno com o professor e com os seus colegas, estabelecendo maior confiança e senso de pertencimento.

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  1. Atualize os combinados da turma

Provavelmente, no início do ano letivo já tenham sido construídos conjuntamente os combinados da turma. Na volta às aulas, é momento de reforçá-los e, se necessário, atualizá-los em grupo.

Isso ajudará a manter a rotina organizada, a tornar regras e atitudes desejadas claras e a criar uma dinâmica coletiva respeitosa para todos.

  1. Busque manter uma rotina organizada

Sobretudo no período inicial, pode ser benéfico manter uma rotina mais previsível, que gere segurança e confiança para os alunos.

Manter os horários acordados e uma frequência previsível nas atividades (isso sem torná-las cansativas ou desinteressantes), além de sempre explicar claramente como será o dia letivo, são cuidados que facilitam a adaptação e reintegração dos alunos à rotina escolar.

  1. Realize atividades lúdicas

Para tornar esse momento de retorno mais engajador e leve, realizar atividades lúdicas é importante. Isso pode incluir jogos cooperativos, projetos coletivos, oficinas artísticas, brincadeiras em grupo, entre outras.

Essa abordagem ajudará a estimular a interação entre os alunos e a fortalecer o senso de pertencimento, tornando esse retorno mais fácil, divertido e motivador para os estudantes.

É importante lembrar de que as brincadeiras e interações são eixos estruturantes presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e essenciais para o desenvolvimento integral das crianças – na volta às aulas e no restante do período letivo.

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  1. Mantenha visíveis ferramentas de organização da rotina

Nesse período inicial, ferramentas como calendário e quadro de atividades e horários serão relevantes, especialmente até que os alunos assimilem o funcionamento da rotina escolar.

Isso contribui para que as crianças sintam-se mais seguras, compreendo como será o dia e sabendo o que vai acontecer. Também auxilia no desenvolvimento da sua autonomia.

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  1. Observe e seja flexível

Apesar da previsibilidade ser muito importante, é preciso haver espaço para flexibilidade e adaptação.

É crucial observar os ritmos individuais, as necessidades, preferências e as formas como os alunos aprendem para criar as melhores condições para o seu desenvolvimento e um ambiente sempre acolhedor.

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