Com o avanço da tecnologia e suas inovações, a sociedade permanece em um processo de constantes mudanças. Temos sempre que nos adaptar e reinventar em todos os quesitos de nossas vidas, tanto no âmbito profissional como no pessoal e em sociedade.
Cada vez mais, temos que ter habilidades e competências para sobrevivermos a este mundo em constante evolução, e uma das habilidades mais abordadas em todas as áreas de nossas vidas é a autonomia.
Atualmente, é imprescindível termos o domínio de controle e execução de autonomia e repassar isso aos nossos filhos de forma assertiva no que se refere à rotina de estudos.
Pensando sobre a importância do desenvolvimento dessa habilidade nas crianças com evolução instável, você já se questionou como acompanha o estudo de seus filhos? Com qual frequência você desenvolve atividades escolares com eles?
Com o respaldo de que devemos permitir a autonomia das crianças, deixamos de acompanhá-los, impactando assim no desenvolvimento social, cognitivo e intelectual, ou seja, na sua formação para a vida.
Com isto, compartilharemos 10 dicas para que você, pai, mãe ou responsável, possa aplicar a sua rotina juntamente com as crianças!
10 dicas de rotina de estudos para pais ou responsáveis
1 – Cronograma
Defina um dia e horário da semana mais acessível para que você possa verificar os cadernos e conteúdos que a criança está a desenvolver. É importante saber por onde começar. Lembre-se de sondar a criança sobre suas dificuldades e em quais disciplinas.
2 – Ambiente
Com a participação da criança, defina um local para que ocorram as atividades de estudo. É de extrema importância a participação da criança neste momento, pois o ambiente deve ser harmonioso e aconchegante para a evolução dos seus estudos. É importante orientar a criança sobre a organização desse ambiente.
3 – Diálogo
Estabeleça com a criança uma conversa amorosa e acolhedora. É extremamente importante a confiança da criança em você. Relate que esta rotina de estudo não é uma cobrança, mas sim uma oportunidade de ambos aprenderem juntos.
4 – Paciência
Você também já passou por esta fase da vida. Reflita… Foi boa ou ruim? Cada criança tem o seu tempo para o desenvolvimento da aprendizagem. Devemos compreender que cada criança é única, umas têm mais dificuldades e outras mais facilidades para assimilar os conteúdos. Acredite que a aprendizagem acontecerá no tempo certo de cada criança.
5 – Responsáveis
Você não é o(a) professor(a) da criança. Não se cobre tanto. Se tiver dificuldades naquele conteúdo, releia, pesquise ou peça ajuda ao professor. Lembre-se da dica número 3: ambos aprendem juntos.
6 – Rotina da criança
Converse com a criança sobre a rotina para a execução de suas tarefas. Estabeleça o horário adequado para que você possa acompanhar suas atividades, mesmo que de longe. Mostre a importância desse compromisso e que tudo tem o seu momento, e este é de extrema importância para a sua formação.
7 – Dúvidas
Esteja sempre disposto a ouvir as dúvidas da criança por mais óbvio que seja na sua visão, mas lembre-se que na dela não é, e está tudo bem você reexplicar até que fique claro a ela.
8 – Torne o momento divertido
Estabeleça com a criança um dia da semana para que vocês possam realizar as tarefas juntos, mas que não seja sempre reservado apenas para a correção das tarefas, e sim para a construção dessa atividade juntos passo a passo. Lembre-se da dica número 4.
9 – Relaxe
Não grite com a criança. Procure sempre dialogar. O gritar pode gerar trauma. Quando perder a paciência, respire fundo e mantenha a calma. Como regra, oriente a criança sobre as consequências que pode gerar em sua vida a não realização das tarefas. Caso não funcione, será a hora de ser mais incisivo com a criança.
10 – Sucesso
Desenvolva na criança a habilidade de autorresponsabilidade. Mas como? Apresente a sua evolução nos estudos e estimule-a sempre a alcançar metas em seus estudos.
Esperamos que essas dicas possam te ajudar. Faça dessa nova etapa o início de uma nova era na vida familiar. Participe da educação dos pequenos. Afinal, eles são o futuro da nossa nação.
Para mais dicas e conteúdos educativos, leia outros artigos no Portal Planneta Educação.
Aproveite e conheça agora mesmo 11 Boas Práticas para Aulas a Distância!