A arte marcial criada em 1882 por Jigoro Kano, que tem por objetivo desenvolver os aspectos físicos, a mente e a alma, além de significar “caminho suave” ou “caminho da suavidade”, pode ser iniciada por crianças entre 3 e 4 anos, de forma lúdica, para ajudar a desenvolver movimentos de coordenação motora e também a disciplina.
Mas o judô vai muito além disso. É um esporte completo que auxilia também no aumento da imunidade, ganho de massa magra, força, agilidade, velocidade, resistência, equilíbrio, flexibilidade, noção espacial e expressão corporal.
Além do desenvolvimento físico, o desenvolvimento intelectual, a paciência, o autocontrole, a sociabilidade, o respeito ao próximo, a redução da timidez, a responsabilidade e até mesmo os cuidados com o judogi (kimono). Amarrar e desamarrar a faixa também são aprendidos pelos judocas.
Boas práticas que o judô propicia aos seus alunos
Todos os praticantes de judô, independentemente da idade, iniciam na faixa branca e vão conquistando as outras cores no seu determinado tempo de aprendizagem. Cada aluno individualmente vai adquirindo conhecimentos para conquistar uma nova graduação, subindo um degrau de cada vez na sua trajetória no judô.
Nas primeiras aulas de judô, o aluno aprende as quedas no esporte, que são muito importantes para evitar qualquer tipo de lesão. São quedas de costas, de lado, de frente, rolamentos para a frente e de costas. Primeiro, aprende-se a cair para depois aprender a se levantar. Após esses aprendizados, os alunos estarão aptos para aprender o próximo passo.
Outro aprendizado importante é que no judô não existem inimigos, e sim adversários, independentemente de quem ganhe o combate. Antes e depois do Handori (luta), os alunos se cumprimentam, em forma de agradecimento por ter realizado uma luta com seu companheiro de treino.
Os alunos do judô também aprendem algumas pronúncias da língua japonesa. Essas pronúncias são utilizadas durante as aulas. Por exemplo, o professor de judô deve ser chamado de Sensei. Outras palavras da língua japonesa também podem ser utilizadas durante as aulas:
Ohayo-Gozaimasu – bom dia.
Kon’nichiwa – boa tarde.
Konbanwa – boa noite.
Onegai-Shimasu – por favor.
Rei – cumprimento como atitude de respeito e consideração destinada ao companheiro de treino
Ritsurei – cumprimento em pé.
Zarei – cumprimento ajoelhado.
Gomen – perdão.
Gomen-kudasai – com licença.
Kiotsuke – atenção.
Nintai – paciência.
O judô segundo a UNESCO
Por todos os fatores apresentados, podemos considerar o Judô como um excelente esporte para o desenvolvimento da criança. Hoje o esporte tem milhões de praticantes por todo o Brasil.
A UNESCO, braço das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura, também destaca o judô como um esporte que possibilita o relacionamento saudável com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico.
A UNESCO declarou ainda que o Judô é o melhor esporte como formação inicial para as crianças e jovens de 4 a 21 anos, permitindo uma educação física integral e promovendo melhoras psicomotoras e de relacionamento com as outras pessoas dentro e fora da comunidade do Judô.
Agora que você sabe da importância desse esporte, que tal praticá-lo ou apoiá-lo da forma como puder?
Para mais conteúdos educacionais, continue no Portal Planneta Educação!
Aproveite e baixe gratuitamente o nosso eBook Gamificação no processo pedagógico!