Está fazendo ou ajustando o planejamento pedagógico da sua escola? Confira nossas dicas para um planejamento nota 10!

O planejamento pedagógico é essencial para os resultados dos alunos e da própria escola. Ele faz parte da base de documentos e estratégias que permitem uma estruturação de metas, metodologias e práticas que ajudam a nortear as ações para garantir a assertividade nos processos de ensino-aprendizagem.

 

Nesta época, muitas escolas estão desenvolvendo ou aperfeiçoando o seu planejamento pedagógico para 2024, buscando proporcionar uma educação ainda mais qualificada aos alunos e o seu desenvolvimento integral diante das novas demandas, tecnologias e necessidades.

 

A seguir, retome o que é o planejamento pedagógico e a sua importância. Confira, também, dicas para realizar o planejamento em sua escola.

 

O que é planejamento pedagógico?

 

Mais do que meramente um documento: o planejamento pedagógico é um instrumento fundamental para que a escola comece o ano letivo bem organizada, seguindo um guia que apresenta os caminhos e as ações necessárias para chegar ao destino esperado – proporcionar processos de ensino-aprendizagem cada vez melhores e mais qualificados.

 

Portanto, o documento que formaliza o planejamento pedagógico é aquele que apresenta informações importantes como:


·       Metodologias de ensino a serem utilizadas;

·       Objetivos educacionais da escola no ano letivo;

·       Estrutura curricular, organizacional e administrativa da escola;

·       Propostas educacionais;

·       Recursos (humanos, materiais e financeiros) a serem utilizados.

Material grátis: Planejamento escolar: o que não pode faltar?

 

Como fazer o planejamento pedagógico para 2024?

 

Como visto, o planejamento pedagógico é um instrumento indispensável para a organização do ano letivo das escolas e que ajuda a direcionar o trabalho dos professores.

 

Fazer esse planejamento também permite que a equipe tenha um momento de reflexão sobre suas metas, a realidade atual e o que será necessário para atingir os resultados traçados.

 

A seguir, conheça algumas dicas e boas práticas para fazer o planejamento pedagógico da sua escola para este novo ciclo.

 

1. Consulte o Projeto Político Pedagógico (PPP)

 

É indispensável alinhar o planejamento pedagógico para 2024 ao PPP da escola. Isso porque ambos estão interrelacionados e precisam, na prática, demonstrar essa ligação para que as ações sejam realizadas e para orientar todas as iniciativas para a mesma direção, sem dispersão de recursos e amplificando, assim, o potencial de resultados.

 

Leia também: PPP: a importância de traçar rumos para a sua escola.

 

2. Ouça os professores e valorize as suas contribuições

 

O planejamento pedagógico abrange toda a comunidade escolar. Por isso, é crucial dar voz também aos professores na sua elaboração.

 

Esses profissionais estão na linha de frente, conectando os alunos com a escola em seu dia a dia. Assim, eles têm contribuições valiosas sobre a realidade prática, as expectativas e necessidades dos estudantes.

 

Por tudo isso, não deixe de ouvi-los e de mantê-los à vontade para compartilhar suas ideias para enriquecer ainda mais o planejamento pedagógico.

 

Para saber mais, leia também: A voz do corpo docente: qual o papel da escola em relação aos seus professores?

 

3. Conheça bem os alunos

 

Para que esse planejamento seja assertivo, é essencial criá-lo a partir do contexto, do perfil e das necessidades dos alunos, reconhecendo a sua diversidade e, também, sua singularidade.

 

Dessa forma, será possível realmente colocar o aluno no centro dos processos de ensino-aprendizagem e buscar assegurar as condições necessárias para que o seu desenvolvimento e aprendizado ocorram na prática de modo significativo.

 

Isso tornará o planejamento relevante e conectado à realidade e não apenas um documento formal que, depois de produzido, é engavetado para não ser mais consultado.

 

4. Considere resultados anteriores

 

Consultar dados históricos ajuda na compreensão de onde a escola está e dos caminhos para que ela alcance os resultados esperados. Pode ser útil, por exemplo, analisar questões como:


·       Em 2023, os objetivos foram alcançados?

·       As inovações e mudanças adotadas nos ciclos anteriores geraram bons resultados?

·       Quais foram os projetos e ações de maior e de menor sucesso?

·       Como as formações continuadas dos professores têm afetado os resultados mais recentes?

·       Como performaram os indicadores gerais da escola (como de número de matrículas e de nível de evasão)?

5. Envolva a comunidade escolar

 

Amplie a participação na elaboração do documento para incluir também outros funcionários, pais, responsáveis e todos que integram o dia a dia da sua escola, tornando esse momento ainda mais democrático.

 

Estimule o engajamento da comunidade e crie oportunidades para que ela seja ouvida e suas sugestões acolhidas, demonstrando, com isso, que a escola está realmente aberta a ela e que valoriza a sua participação.

 

Para mais dicas, leia também: Como melhorar a comunicação entre família e escola.

 

6. Analise as novas tecnologias disponíveis

 

Os alunos que chegam à educação básica hoje já são em sua totalidade nativos digitais. Eles nasceram e crescem em um ambiente envolto pelas tecnologias.

 

Esse é um aspecto que não pode ser negligenciado no planejamento e nas propostas feitas. Afinal, as experiências pedagógicas precisam estar alinhadas à realidade e com as novas necessidades, inclusive, quanto às competências e à cultura digital, conforme também orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Por isso, analise as tecnologias disponíveis e compreenda quais recursos podem ser utilizados para facilitar e enriquecer o aprendizado dos alunos da sua escola.

 

Leia também: O presente e o futuro das Tecnologias Educacionais nas escolas.

 

Com essas dicas e uma dose de flexibilidade para adequar e ajustar o documento a partir de suas análises, acompanhamento de resultados prévios e do feedback da comunidade escolar, é possível criar um planejamento pedagógico que atenda aos objetivos traçados. 

 

Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente

Informações

Pular para o conteúdo